27 de abr. de 2012

ABSTRAI ensemble abre temporada de concertos no Rio, dia 27, na Sala Villa-Lobos



ABSTRAI ensemble abre temporada de concertos no Rio, dia 27, na Sala Villa-Lobos

Conhecido por conjugar instrumentos tradicionais a novas tecnologias e elementos eletrônicos, grupo se destaca na renovação da música de concerto contemporânea no Rio de Janeiro

É bem verdade que a música de câmara contemporânea conta com pouco estímulo para encomendas ou estréias de obras nacionais, mas o grupo ABSTRAI ensemble prova que o Rio de Janeiro ainda é celeiro neste segmento. No próximo dia 27 de abril, às 19h, a Sala Villa-Lobos (UNIRIO) será palco de uma pequena amostra do virtuosismo dos músicos, inaugurando a temporada 2012 patrocinada pela Secretaria de Estado e Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC-RJ). Neste recital, com entrada a R$1,00, a formação será reduzida – são onze integrantes na formação completa -, desta vez em quarteto, com Pedro Bittencourt (sax), Paulo Dantas (eletrônica), Batista Júnior (clarineta) e Pauxy Gentil-Nunes (flauta), interpretando obras de Rodrigo Lima, Alexandre Fenerich. Marcelo Carneiro, Guilherme Carvalho e Pauxy Gentil-Nunes – este, compositor residente do ABSTRAI ensemble em 2012.
Conhecido por interpretar obras produzidas nos séculos XX e XXI conjugando instrumentos tradicionais a novas tecnologias, o grupo aposta na renovação da música de concerto contemporânea através também da informação. Durante a apresentação, obras são comentadas pelo grupo, buscando fornecer ao público material informativo sobre o processo criativo, composição e curiosidades. No final de cada concerto, reserva-se um espaço para perguntas do público aos membros do grupo.
Para a sua temporada de 2012, o ABSTRAI ensemble irá contar com dois novos instrumentos: clarineta e violoncelo. No total, serão quatro concertos, passando também pela Escola de Artes Visuais (15/06) e Academia Brasileira de Letras (05/07), com encerramento, em agosto, na Escola de Música da UFRJ (03/08). Além do patrocínio da SEC-RJ, o ABSTRAI Ensemble conta ainda com o apoio da Escola de Música da UFRJ, do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, da UNIRIO e do Parque Lage.

HISTÓRICO

Criado em abril de 2005 por Pedro Bittencourt visando a se apresentar no ano do Brasil na França, a estréia do grupo se fez mesmo em território francês, quando Pedro recitou ao lado de músicos franceses e japoneses, num concerto na Galerie des Beaux Arts de Bordeaux, junto com a exposição individual do pintor Iberê Camargo.
Com o curso de sax concluído no Conservatorio National de Musique - fundado pelo mestre Jean-Marie Londeix – ingressou no mestrado na Universidade de Bordeaux, pesquisando sobre “Iannis Xenakis”, um dos mais influentes compositores do século XX. Pouco depois entraria no doutorado da Universidade Paris 8, com uma pesquisa sobre musica mista para sax na fase final, que viriam a ser fortes influências na identidade do ABSTRAI.
Em abril de 2008, o ABSTRAI ensemble se apresenta no espetáculo “Wellen durch Dichter" ("Ondas segundo poetas", "Waves by poets") em Karlsruhe, Alemanha, no prestigiado ZKM (Centro de Artes e Mídias de Karlsruhe), onde Pedro Bittencourt foi artista-residente por três vezes. Sucesso de público e de crítica, o espetáculo reunia somente peças inéditas, além de projeção de vídeos e poesias sobre o mar, na conceituada sala de concerto “Kubus” do ZKM. A formação do ABSTRAI ensemble nessa ocasião contou com voz feminina, flauta, clarinete, sax, cello, percussão e eletrônica.
No final do ano seguinte, Pedro Bittencourt, em seu ultimo ano residindo em Paris, organizou o espetáculo "Ondas segundo Poetas", versão brasileira, com musica contemporânea brasileira, vídeo e poesia. A formação do ABSTRAI ensemble era em trio (flauta, sax, clarinete e eletrônica), com músicos residentes na França (um brasileiro, uma francesa e um espanhol) para as comemorações dos 50 anos da Maison du Brésil, em Paris, com patrocínio da Embaixada Brasileira em Paris.
Em 2011, a “versão brasileira” do ABSTRAI ensemble contava já com nove músicos, com Pedro Bittencourt e Paulo Dantas na direção musical. Nesse ano, o grupo se apresentou duas vezes no Centro Cultural Banco do Brasil - dentro da temporada da Sala Cecília Meirelles -, além dos recitais no Parque Lage e na Casa do Estudante Universitário, no Rio de Janeiro. A partir desse ano, o grupo passou a contar com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado e Cultura - SEC-RJ), que se estende em 2012, através do edital de música de câmara contemporânea.
            Hoje, com onze integrantes, o ABSTRAI ensemble é formado por Doriana Mendes (Voz), Pauxy Gentil Nunes (Flauta), Pedro Bittencourt (Sax), José Batista Júnior (Clarineta), Marcos Campello (Guitarra), Hugo Pilger (Violoncelo), Larissa Coutrim (Contrabaixo), Katia Baloussier (Piano), Paulo Dantas (Eletrônica, composição e regência ), Pedro Sá e Daniel Serale (Percussão).

SERVIÇO:

ABSTRAI Ensemble – 27 de abril - 19h
Sala Vila Lobos - UNIRIO

Av. Pasteur 436 Urca - Rio de Janeiro
Informações: 21-2542-4477

Entrada: R$1,00

Programa:
·         Rodrigo Lima – “Sopro de Câmara” (2009)
(flauta, sax alto e clarone)
·         Alexandre Fenerich – “Ser como um rio que deflui” (2006)
(Acusmática)
·         Marcelo Carneiro – “Rocabela City”  (2012)
(sax, clarinete, eletrônica)
·         Pauxy-Gentil Nunes – “Ermo” (2004)
(flauta e eletrônica)
·         Guilherme Carvalho – “Intraduções” (2009)
            (flauta, sax sop, clarineta, eletrônica)