17 de mai. de 2014

5°CINEfoot 2014 - Festival de Cinema de Futebol - RJ - SP - BH - ENTRADA FRANCA!











FUTEBOL É MAIS QUE UM JOGO

Reinventado pelo brasileiro, o futebol avançou pelo país impregnando uma atmosfera repleta de magia, encanto e paixão. Adentrou a grande área do cinema já nos idos de 1908 com a produção dos primeiros registros documentais sobre o tema. Estas expressões artísticas – cinema e futebol – caminham juntas há mais de um século trilhando trajetórias de encantamento junto ao povo brasileiro. Vários ciclos se passaram, marcaram época, promoveram talentos, emocionaram multidões e projetaram uma nação.

A significação do futebol na vida brasileira e sua disseminação pelos quatro cantos do país, elevaram o esporte para um patamar que vai além das quatro linhas. Muito mais do que ganhar, perder ou empatar. Assim sendo, “Futebol é mais que um jogo”.

O Cinefoot, desde a sua criação em 2010, vem atuando de maneira incansável no sentido de inserir no cotidiano dos debates em torno da realização da Copa do Mundo do Brasil o legado cultural e social do evento. Acreditamos no papel transformador do futebol e na diversidade cultural nele contida e temos como característica marcante levar para as telas filmes com potencial de imprimir estes conceitos no imaginário dos nossos espectadores.

Esta postura é motivo de imenso orgulho para toda a equipe Cinefoot, que coloca em campo todos os anos um festival único que pratica o futebol arte em todos os sentidos.
Cinefoot: Projeto chancelado pelo Ministério do Esporte, através de uma comissão formada por representantes dos ministérios do Esporte, Cultura, Turismo, Relações Exteriores, GECOPA-Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa e por especialistas da área universitária, para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.





PROGRAMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO / SCHEDULE FOR RIO DE JANEIRO

22 a 27 de maio / May 22nd through 27th
ENTRADA FRANCA / Free admission (sujeita à lotação da sala)
Verifique a classificação indicativa/ Please check the film rating

Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, nº 316, Botafogo)

Quinta 22/5

20h30 – SESSÃO DE ABERTURA / Opening Session | ESPECIAL URUGUAI




:: PARA EXPORTAÇÃO
de Alberto Moratório (Uruguai, 2012, 9 min)



Confira a programação completa do 5. CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol nos links abaixo:








MESA REDONDA CINEFOOT | RIO DE JANEIRO

26/5, às 15h, na Aliança Francesa (Rua Muniz Barreto, 730)

Mediador: Aydano André Motta

Debatedores: Alexandre Carauta (PUC-Rio), Ricardo Freitas (UERJ), Patrick Mignon (INSEP-Paris) e Paul Dietschy (Université de Franche-Comté/Science Po-Paris)


MESA REDONDA CINEFOOT | SÃO PAULO

30/5, às 19h, no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque, próximo metrô República). Informações: 11-3017.5699 r. 5602 / afcultural@aliancafrancesa.com.br

Debatedores: Flavio de Campos (USP), Patrick Mignon (INSEP-Paris) e Paul Dietschy (Université de Franche-Comté/Science Po-Paris)