Exposição que marca os 50 anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) idealizada pelo Instituto Vladimir Herzog, apresentando as lutas pela reconstrução da democracia por meio das artes plásticas, obras de fotojornalismo, videodepoimentos e documentação do período.
A mostra reúne um expressivo conjunto de obras de arte e documentos históricos que apresentam a militância de artistas que denunciaram abusos e crimes da ditadura militar brasileira. Entre os painéis da exposição está a coleção de Alípio Freire, jornalista e ex-preso político, que reuniu obras de artistas plásticos como Sérgio Freire, Flávio Império, Sérgio Ferro e Takaoka – produzidas no período de cárcere, no presídio Tiradentes, em São Paulo.
A mostra traz também ilustrações de Rubem Grilo, ilustrador de publicações como Movimento, Opinião e Pasquim – da década de 1970 – e imagens dos fotojornalistas Luis Humberto e Orlando Brito, que têm importante participação nos registros da história do País. Ambos registraram fotos na ditadura que expressavam o cotidiano político brasileiro. Muitas dessas imagens foram censuradas e só mais tarde se tornaram conhecidas.
Curadoria de Fábio Magalhães.
Dia 12/2, às 18h30min – Palestra com o curador Fábio Magalhães e os co-curadores José Luis Del Roio e Vladimir Sacchetta.
Divulgação Cultural - Agenda Cultural RJ - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas - Gabriele Nery (21)99676-9323