28 de mai. de 2014

Livro de Rua liberta livros no Leme neste domingo - 1° de Junho



Pedro do Livro lança campanha para protestar contra a política pública de segurança que prioriza uso de armas em detrimento de Cultura e Educação

No dia 1º de junho quem for à praia do Leme no fim da tarde e estiver passando pela Rua Anchieta entre 16h e 18h vai poder levar um livro para casa, gratuitamente e sem nenhuma burocracia. A ação é uma realização do Livro de Rua, do Instituto Ciclos do Brasil. Em todo terceiro domingo do mês, o projeto já montava sua tradicional Biblioteca na Praia, no Posto 6, ao lado da estátua de Carlos Drummond de Andrade e agora passou a atuar na outra ponta da orla.

A ideia é chamar a atenção para este projeto de cunho cultural, educacional e social que, há cinco anos, promove ações de leitura em locais onde há pouco acesso aos livros e a atividade culturais em geral, como Anchieta, na Zona Norte do Rio e comunidades com e sem UPPs. A previsão é de que sejam distribuídos, no domingo, mais de 500 livros, de gêneros literários variados, como romance das literaturas brasileira e estrangeira, crônicas, poesia, biografia, literatura infantil e juvenil.

CAMPANHA + LIVROS – VIOLÊNCIA

Em tempos de reflexão sobre a eficácia das políticas públicas de segurança do Estado do Rio de Janeiro e questionando se, de fato, somente a ocupação policial armada traz paz e segurança para a cidade do Rio de Janeiro e seus moradores, o idealizador do Livro de Rua e professor, Pedro do Livro, lança, em todas as ações do Livro de Rua, a campanha + Livros – Violência.

O Livro de Rua acredita que a dignidade da vida dos cidadãos está relacionada diretamente com o acesso democrático aos livros, à cultura, à educação e as oportunidades que são dadas. A Campanha + Livros – Violência surgiu após as manifestações de junho de 2013, quando Pedro foi às ruas com estes dizeres manuscritos em um cartaz e foi fotografado. Postada nas redes sociais, a imagem teve mais de 1000 compartilhamentos na Internet. Camisetas da campanha são vendidas em todas as ações do grupo, a preço de custo: R$ 25,00.


Serviço: Biblioteca na Praia

Local: Praia do Leme, altura da rua Anchieta.

Data: 1º de junho de 2014, domingo

Horário: das 16h às 19h.

Participação gratuita


Como participar

O público é convidado a participar das rodas de ciranda e do sarau da poesia. É possível também se tornar um voluntário das ações do Livro de Rua. Visite o sitewww.livroderua.com.br.

--------------------------------------------------------------------
Divulgação Cultural - Agenda Cultural RJ
Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas - Gabriele Nery (21)99676-9323