Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

11 de jul de 2014

11º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FEMININO ACONTECE DE 14 A 19 DE JULHO



Evento alcança projeção internacional cada vez maior e este ano exibe produções de 31 países.Entre os dias 14 e 19 de julho, logo depois da Copa, acontecerá a 11ª edição do Festival Internacional de Cinema FemininoFEMINA – que este ano exibirá 73 produções de 31 países, alguns deles participantes do festival pela primeira vez. O evento é realizado pelo Instituto de Cultura e Cidadania Femina desde 2004 e se dedica a exibir longas, médias e curtas-metragens dirigidos por mulheres e/ou com temática feminina. Sempre com exibições a preços populares, os organizadores do evento calculam atrair cerca de 2 mil pessoas. O Femina terá sua abertura no CineMaison e continua na Livraria Cultura Cine Vitória.

Como todos os anos, o festival apresenta uma Sessão Homenagem a uma personalidade feminina do cinema nacional. Esse ano, a grande homenageada será a diretora, roteirista e produtora Lúcia Murat que possui uma extensa e sólida carreira com oito longas com especial enfoque no universo feminino e cuja carreira está fortemente ligada à sua trajetória pessoal, como as experiências vividas durante a juventude na militância contra o regime militar. Ao completar 50 anos do golpe militar este ano, o festival faz esta merecida homenagem à cineasta, premiada nacional e internacionalmente, exibindo “A Memória que me contam”, no dia 19 às 17h.


Primeiro evento do gênero no Brasil e na América Latina, o FEMINA ocupou um lugar de destaque no cenário cinematográfico mundial já em sua primeira edição. Com a curadoria de Paula Alves e Eduardo Cerveira, o festival busca valorizar a participação da mulher no cinema, na arte e na cultura, estimular jovens diretoras, incentivar a produção de filmes com temática feminina e debater questões de gênero, assim como ampliar a participação profissional da mulher no cinema e a conscientização da sociedade sobre a igualdade de gênero. “Este ano tivemos a grata surpresa de receber produções de países que nunca haviam se inscrito no festival antes”, comemora o curador Eduardo Cerveira. 

“Foi muito difícil a seleção pois tivemos quase 800 inscritos para esta edição. Alguns dos selecionados serão exibidos pela primeira vez no Brasil e na América Latina”, comenta Paula Alves.O evento promove também o Seminário FEMINA, de 16 a 18 de julho, das 11h às 14h, com a participação de diretoras e pesquisadores, debatendo com o público o tema Audiovisual e Relações de Gênero, trazendo três filmes que dialogam com esta questão. As inscrições poderão ser feitas através do site www.feminafest.com.br e a entrada é gratuita.




DESTAQUES DESSA EDIÇÃO:
A abertura do festival será no CineMaison, no dia 14 às 19h, com a exibição do longa-metragem francês “Mes souliers rouges/Meus sapatos vermelhos”, de Sara Rastegar. O evento contará com a presença da diretora iraniana, radicalizada na França, além de outros diretores participantes do festival. No dia seguinte, o filme será reprisado às 15h, abrindo o festival na Livraria Cultura Cine Vitória.
Entre os dias 15 e 19, terça a sábado, o evento continua com as tradicionais mostras competitivas “Internacional e Nacional” e as sessões especiais divididas em “Programa infantil” (com curtas-metragens de animação e ficção para o público infanto-juveni), sessão “Masculino-Feminino” (com filmes dirigidos por homens com temática feminina), sessão “Dividindo a conta” (com filmes co-dirigidos por homens e mulheres), Programa experimental (com filmes experimentais dirigidos por mulheres), sessão “Eu gosto é de mulher” (com filmes dirigidos por mulheres com temática lésbica) e “Programa especial” (com filmes que se aproximam do Femina através da linguagem, temática ou gênero).


Por conta das coproduções entre países, dentre os 12 filmes selecionados para a Mostra Competitiva Internacional, o festival exibirá a produção de 16 países, alguns deles participantes do evento pela primeira vez como Jordânia, Catar, Guatemala, Nicarágua e Palestina. Serão exibidos 73 filmes ao todo durante o Femina este ano (40 internacionais, 31 brasileiros e 2 coproduções do Brasil com outros países).Sempre com filmes realizados a partir de 2012, a competição das mostras será avaliada durante a semana do evento. Entre os jurados estão a diretora do filme de abertura, Sara Rastegar, o programador mineiro Daniel Queiroz, a professora Eliska Altmann e a diretora Mariana Kaufman que foi uma das vencedoras do Femina 2013. Os júris terão a árdua tarefa de avaliar e premiar os filmes nas categorias: Grande Prêmio Femina, Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção e Melhor Destaque Feminino em cada competição (Nacional e Internacional). Os premiados ganharão um colar desenhado com exclusividade pela designer de jóias Mára Tavares.


Além de expor o trabalho das diretoras brasileiras, aumentando sua visibilidade e abrindo espaço para o cinema brasileiro feminino no exterior, e de exibir produções estrangeiras, o evento traz sempre para o Brasil convidados internacionais. Nesta edição, estão confirmadas as presenças da polonesa Katarzyna Klimkiewicz, diretora de “La Isla/A ilha”, que faz parte da Mostra Competitiva Internacional, das diretoras italianas Teresa Laropoli e Margherita Pescetti e uma das protagonistas Olivia Mattiuzzi, do filme “Passo a due/ Passo a dois”, da sessão “Eu gosto é de Mulher” e de Sara Rastegar, diretora do filme de abertura.





SERVIÇO:FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino
Local: Livraria Cultura Cine VitóriaEndereço: Rua Senador Dantas, 45 – Centro/RJ.Telefone: (21)3916-2600Datas: de 15 a 19 de julho de 2014.Horários: 

Consultar programação (sessões às 11h, 15h, 17h e 19h)Ingressos: R$ 2,00 e R$ 1,00 (meia, além dos casos previstos em lei). 
Seminários com entrada franca.Bilheteria: de terça-feira a sábado, das 11h às 21hLotação: 186 lugares (mais 4 para cadeirantes)Classificação:
Consultar programação (desde livres – como o programa infantil, 12, 14 e 16 anos)Acesso para pessoas com deficiência.
Divulgação Cultural - Agenda Cultural RJ - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas - Gabriele Nery (21)99676-9323
agendaculturalrj@gmail.com
Blog - 
agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com.br

Mais informações pelo site www.feminafest.com.br ou pelo Facebook.

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs