22 de jul. de 2014

Aprenda a fazer um relógio estelar no MAST

Neste fim de semana, dias 26 e 27 de julho, os visitantes irão preparar a receita do Pudim ligeirinho, construir um relógio do Cruzeiro do Sul e ainda participar do Programa de Observação do Céu! A entrada é gratuita!

Quer aprender a construir um relógio estelar? E a preparar um doce tradicional que todos adoram? Então venha ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste fim de semana, dias 26 e 27 de julho, e participe das oficinas “Faça você mesmo” e “Cozinhando com a Química”! Você terá a oportunidade de conhecer o campus do Museu durante a visita orientada além de observar o céu noturno com uma luneta centenária! Todas as atividades são gratuitas! O MAST fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.










No Cozinhando com a Química deste mês, aprenda a preparar um doce tradicional que todos adoram: o famoso pudim de leite! Venha conhecer os nossos truques para fazer essa guloseima em apenas alguns minutos. Entenda mais sobre os ingredientes e as transformações químicas presentes nesta deliciosa receita. A atividade acontecerá no sábado, às 16h, na sala de atividades do Prédio Sede do Museu.

E a partir das 17h30, terá início o Programa de Observação do Céu, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu do Rio de Janeiro. Após a apresentação, todos são convidados a ir para a área externa do Museu onde é realizada a observação do céu utilizando telescópios ópticos portáteis e a centenária Luneta Equatorial Heyde de 21 cm. Nos dias chuvosos e nublados, não há observação do céu através de telescópio.



No domingo, na oficina Faça você mesmo, conversaremos um pouco sobre o movimento aparente da esfera celeste e discutiremos o fenômeno das estações do ano. Tais fenômenos são ocasionados ao longo do ano por conta das componentes do movimento da Terra. Iremos construir um relógio estelar que indica as horas através da posição das estrelas! Esta atividade tem como objetivo aprimorar conceitos astronômicos e conduzir os visitantes a uma reflexão mais crítica sobre os fenômenos que nos rodeiam. Tendo isto em mente, todos são convidados a construir Um relógio do Cruzeiro do Sul.

No sábado e no domingo, às 15h e às 17h, haverá visita orientada pelo Museu. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.


SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão
www.mast.br

Entrada gratuita.


SÁBADO, 26 de julho

15h | 17h
Visita orientada

16h
Cozinhando com a química
Receita: Pudim ligeirinho

17h30 às 20h
Observação do céu


DOMINGO, 27 de julho

15h | 17h
Visita orientada

16h
Faça você mesmo
Tema: Um relógio do Cruzeiro do Sul