28 de abr. de 2016

Nora na Sede das Cias Pesquisa cênica transformada em espetáculo é baseada em texto de Henrik Ibsen e aborda o papel da mulher na sociedade


De 02 a 16 de maio a Sede das Cias recebe o projeto Nora, que é patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Com direção de Diana Herzog, a apresentação tem como ponto de partida a personagem Nora de Casa de Bonecas, peça teatral do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Para compor a pesquisa cênica, a equipe do projeto foi as ruas do Rio para ouvir histórias reais de diferentes mulheres. Esse resultado é revelado no palco, numa pesquisa de linguagem que parte do teatral para o documental, uma dramaturgia que mistura ficção com documento, um doc-fiction.

Esse trabalho parte do teatro para rua, de uma personagem para mulheres. É um trabalho que chega nas vozes coletadas na rua, e nas vozes das atrizes através da voz da Nora - um dos grandes símbolos feministas na história do teatro. “Nosso objetivo é entender como ‘Nora’ continua presente nos dias de hoje. E de que maneira ela como símbolo é atual e necessária, para que mulheres continuem a ganhar voz numa sociedade ainda patriarcal. Por isso o trabalho da pesquisa de campo, de ir para a rua ouvir mulheres é essencial. Entendemos que o próprio ato da fala para a mulher é em si transgressor.” Afirma Diana.


O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o apoio da Base Dinâmica, Unirio, In House, Prana, Água Donna Natureza, Café 3 Corações e Sede das Cias.


SERVIÇO
Teatro – Projeto Nora
De 02 a 16 de maio
Horário: De sexta a segunda às 20h
Local: Sede das Cias
Endereço: Rua Manoel Carneiro 10, Lapa, Rio de Janeiro - RJ
Duração: 1h
Gênero: ficção documental
Classificação etária: 12 anos
Preço ingresso: R$30 inteira e R$15 meia
Endereço: R. Manuel Carneiro, 12 - Escadaria Selarón - Lapa
Telefone: (21) 2137-1271 (bilheteria aberta a partir das 19h)
Estacionamento perto da Sede: Rio Antigo Park - Rua Teotônio Regatas, s/n.o (ao lado da Sala Cecília Meireles)




Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.

 agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj

  Instagram