14 de fev. de 2013

GIGANTES DA LIRA

Criado em fevereiro de 1999, o Gigantes nasceu como o primeiro bloco infantil do Rio de Janeiro e, desde então, reúne muitos foliões de zero a 90 anos curtindo o melhor do carnaval, brincando e cantando as boas, velhas e queridas marchinhas na rua General Glicério e adjacências, no charmoso bairro de Laranjeiras.
 
 


Ao longo de dez desfiles consecutivos, o Gigantes da Lira vem firmando e afirmando a poesia dos antigos carnavais nas ruas do Rio, formando e informando o folião mirim. O bloco idealizado e produzido pela atriz e diretora de teatro Yeda Dantas – Palhaço Doutor Giramundo – tem a fascinante característica de reunir autênticos personagens do mundo do circo e do teatro em curiosas versões de palhaços, pernas-de-pau, malabaristas, saltadores, extraterrestres e nêgas-malucas, vindos de diversos segmentos do movimento cultural do Rio de Janeiro.

O bloco traz no seu elenco o Boneco Gigante da Lira (4 metros de altura), criação de Aluísio Augusto, inspirado nos bobos–da-corte e nos folclóricos bonecos Olindenses, que abre alas para a folia.










 


 
A apresentação de dois especialíssimos casais de mestre-sala e porta-bandeira - o casal mirim e o casal gigante (na perna de pau) - encantam a meninada com suas evoluções, assim como o impagável Rei Mominho. Para a segurança das crianças e preservar o genuíno clima de bloco de rua, o Gigantes não tem carro de som. O desfile é tocado pelos contagiantes sopros e batuques da Banda Gigante, regidos pelo Maestro Edimar.



Caravana Time Lapse

https://www.facebook.com/CaravanaTimeLapse?fref=ts