30 de jan. de 2014

Fim de Semana no Museu de Astronomia

Nos dias 01 e 02 de fevereiro, visitantes do MAST podem assistir à palestra sobre Plêiades, observar o céu utilizando uma luneta centenária e telescópios ou dentro de um planetário inflável, além de fazer visita guiada pelo Museu. Todas as atividades são gratuitas.

Dias com céu azul, pouco vento, sem chuva, sol forte e noites quentes: esse é o Rio de Janeiro deste começo de ano. Que tal aproveitar esse tempo firme e com o céu limpo para observar as estrelas, as Plêiades e o planeta Júpiter? O que será que está visível no céu do Rio de Janeiro? No Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), você tira todas suas dúvidas e ainda tem a oportunidade de observar o céu utilizando uma luneta centenária e telescópios. Todas as atividades são gratuitas.
Aproveite a programação do MAST deste fim de semana, dias 01 e 02 de fevereiro. Serão sessões do planetário inflável digital, visitas guiadas pelas exposições espalhadas no conjunto arquitetônico do Museu, uma palestra esclarecendo os mitos e verdades sobre as Plêiades, e a tradicional atividade de observação do céu noturno por meio de lunetas, telescópios, binóculos ou simplesmente a olho nu.
No ciclo de palestras, às 16h do sábado, os visitantes irão aprender um pouco mais sobre as Plêiades, um grupo de estrelas na constelação do Touro. Seis de suas estrelas são visíveis a olho nu em um céu noturno em condições razoáveis de visualização, como o Rio de Janeiro. Observações modernas contaram quase 500 estrelas pertencentes ao aglomerado aberto, espalhadas em uma área com dois graus de extensão na esfera celeste, o que corresponde a quatro vezes o diâmetro da Lua Cheia.
Nas sessões do planetário inflável, às 15h e às 17h, o espectador poderá observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas a partir de imagens do céu noturno que são projetadas numa cúpula inflável. Às 18h30, como parte do Programa de Observação do Céu, haverá a exibição de um vídeo sobre astronomia e ciências afins e, logo depois, a apresentação da palestra O Céu do Mês.

A partir das 19h30, os visitantes serão convidados a observar o céu a olho nu ou utilizando a centenária Luneta Equatorial de 21 cm e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura. Conduzida por um astrônomo ou mediador capacitado, a observação do céu é uma atividade de divulgação científica promovida no MAST, desde 1985.

No domingo, haverá sessões do planetário inflável digital e visita guiada pelo Museu. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

Serviço

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro


Horário de Funcionamento:
Terça, quinta e sexta, 9h às 17h;
Quarta, 9h às 21h;
Sábado, 14h às 21h;
Domingo e feriado, 14h às 18h


Sábado, 01 de fevereiro

Planetário Inflável
15h e 17h

Ciclo de Palestras
16h
Palestrante: Vladimir Jearim (ON)

Observação no céu
18h30 às 21h


Domingo, 02 de fevereiro

Planetário Inflável
15h e 17h

Visita Guiada
16h


Exposições do MAST:
- Olhar o Céu, Medir a Terra
- As Estações do Ano, a Terra em Movimento
- A Química na história do Universo, da Terra e do Corpo
- Fotografia: ciência e arte
- Faz Tempo
- Espaço Espectroscopia
- Meteorito Santa Luzia de Goiás
- Restauração do Pavilhão do Círculo Meridiano Gautier