7 de fev. de 2018

Oficinas GRATUITAS - Para promover a formação de novos artesãos e também a aproximação dos blocos com os artistas, serão realizadas 12 oficinas temáticas gratuitas nas quintas e sextas-feiras pré-carnaval.

O CARNAVAL DE RUA DO BRASIL VAI SE ENCONTRAR NO RIO DE JANEIRO

Casa França-Brasil vai receber os encontros de blocos como Ilê Ayê, Cordão do Boitatá, Ansiedade, Orquestra Voadora, Calango Careta e Bonecos Gigantes de Olinda.

Programação terá dezenas de atrações como oficinas, rodas de samba, shows, bailes, cortejos e feiras de gastronomia e artigos do carnaval


O Rio de Janeiro, sede do maior Carnaval de rua do País, vai receber, de 26 de janeiro a 13 de fevereiro, a CasaBloco (www.casabloco.rio), iniciativa da Tess Ideias e Comunicação em parceria com a Paluana e a GloboNews para promover o intercâmbio entre as principais manifestações culturais do carnaval brasileiro, incentivar a troca de experiências, as redes de circulação e o trabalho entre os grupos carnavalescos. Na Casa França-Brasil, sede do projeto, vão acontecer oficinas, feiras, rodas de samba, encontros de blocos, cortejos, festas, bailes e muito mais, com atividades ligadas ao universo do Carnaval de rua. A CasaBloco é uma promoção da Sebastiana, conta com patrocínio da Antarctica e da Secretaria de Estado de Cultura, do Governo do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

AberturaA abertura será no dia 26 de janeiro, sexta-feira, às 10h, com a 1ª Lavagem da CasaBloco pelos Filhos de Ghandi. Primeiro bloco de afoxé do Rio de Janeiro, o Filhos de Gandhi foi criado em 1951, na região conhecida como Pequena África e estará presente com suas baianas, vocais e charanga. O objetivo é abrir os caminhos, atrair sorte e boas energias para garantir o sucesso do Carnaval e do projeto.

“A ideia da CasaBloco surgiu das nossas vivências no Carnaval de rua do Rio. Há uma imensidão de manifestações carnavalescas brasileiras maravilhosas, em Salvador, Recife, Olinda, Rio, São Paulo, Belo Horizonte...mas elas não conversam entre si. Percebemos que era hora de fazer algo diferente, que juntasse os principais carnavais do Brasil, criar laços, promover redes e conexões. Além disso, buscávamos um projeto positivo para a cidade do Rio de Janeiro. Será uma troca inesquecível de experiências”, destaca Rita Fernandes, idealizadora do projeto e diretora geral da CasaBloco.
GloboNews

A GloboNews já faz, há quatro anos, a maior e mais completa cobertura do Carnaval de rua do país. E agora estará presente na CasaBloco, mostrando – em parceria com a Tess – a diversidade e a multiplicidade cultural da maior festa popular do Brasil. O canal mostrará, ao vivo, as várias manifestações nacionais que se encontrarão no Rio de Janeiro. Haverá um posto avançado na Orla Conde, onde blocos de outras cidades se encontrarão com os blocos cariocas, em eventos gratuitos ao ar livre. Apresentadores e repórteres marcarão presença na CasaBloco, de onde a GloboNews chamará entradas ao vivo do Carnaval de rua das principais cidades brasileiras.

Também haverá ações com o público para ativar o aplicativo 'Na Rua', com o qual é possível enviar vídeos, textos e áudios; e também do GloboNews Play, plataforma que permite que os assinantes assistam à programação do canal por celular, computador ou tablet – onde e quando quiserem.
Antarctica

“O Rio de Janeiro é a cara de Antarctica e, por isso, fazemos questão de valorizar o Carnaval que é uma das principais manifestações culturais do carioca. Em 2018 vamos apoiar 400 blocos de rua e não poderíamos ficar de fora do CasaBloco, um projeto que mantém viva a tradição dos carnavais do país e de estarmos próximos de nosso público”, afirma Marcelo Camargo, gerente Regional da Ambev no Rio de Janeiro.

#vadelataA campanha #vadelata é um movimento que busca conscientizar os consumidores sobre os benefícios das latinhas, a embalagem mais sustentável, que melhor preserva o sabor da bebida e se adequa aos momentos de diversão, como o carnaval...

SAIBA MAIS


Programação com destaque para encontros de blocosAs quintas-feiras serão voltadas às oficinas e à Feira A Rua É Nossa, com expositores de fantasias e adereços de Carnaval. As sextas, além das oficinas e da feira, é dia das rodas de samba. Os sábados são reservados aos encontros dos blocos cariocas com convidados, festas com DJs do Rio e de Recife, e outras atrações. Durante o Carnaval a programação terá cortejos, rodas de samba e bailes de carnaval...

SAIBA MAIS
Rodas de SambaO Clube do Samba abre a programação das rodas de samba, no dia 26 de janeiro, e será comandada pelo Grupo Tempero Carioca e por Didu Nogueira, com Nelson Sargento e Mariene de Castro como convidados. No dia 2 de fevereiro, é a vez do Galocantô, com Rodrigo Carvalho, o Biro, homenagear Pablo Gamarra. No dia 09, o Bloco Põe na Quentinha assume o palco com Mackley Mattos no comando e convidados como Dorina e Moacyr Luz. No dia 13, Paulão Sete Cordas comanda a roda Arteiros da Glória/Gloriosa e convida Tantinho da Mangueira. A CasaBloco convidou também rodas de samba tradicionais da Baixada Fluminense, novos talentos que vêm levando música de qualidade para centenas de pessoas.

OficinasPara promover a formação de novos artesãos e também a aproximação dos blocos com os artistas, serão realizadas 12 oficinas temáticas gratuitas nas quintas e sextas-feiras pré-carnaval. Haverá oficinas de estandartes, bonecos, adereços, customização de camisetas, turbantes, maquiagem de Carnaval e dança na alturas. Destaque para a oficina de adereços da figurinista pernambucana Xuruca Pacheco, que ensinará a confecção de adereços carnavalescos. Além disso, haverá uma oficina com os mestres do grupo baiano Ilê Aiyê para músicos que já tenham formação. As inscrições deverão ser feitas pelo email oficinas@casabloco.rio.

Feira A Rua É NossaA Feira A Rua É Nossa, de moda e adereços de Carnaval, contará com venda das camisetas dos blocos da Sebastiana; fantasias e adereços da Divinas Axilas, a ONG do bloco Suvaco do Cristo; adereços da artista pernambucana Xuruca Pacheco, e de vários expositores selecionados pelo Instituto Black Bom, parcerio da CasaBloco. Durante a programação, os artistas apresentarão suas mais recentes criações em desfiles abertos ao público.

FuncionamentoA CasaBloco vai funcionar de quinta a domingo. Entre sexta e domingo, a casa abre em dois períodos, das 10h às 18h e das 21h às 4h da manhã. O horário é diferente às quintas-feiras, quando acontecem apenas as oficinas, das 14h às 19h. No Carnaval, a programação será especial e vai da quinta-feira, dia 08, até a terça-feira, dia 13, com blocos e bailes de Carnaval.

SAIBA MAIS

CasaBlocoLocal: Casa França-Brasil (Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro)
Datas: de 26 de janeiro a 13 de fevereiro
Horários: de 10h às 18h e de 21h às 4h
Ingressos a preços populares: As atividades diurnas são gratuitas e CasaBloco estará aberta ao público, com controle de capacidade de público. As atividades noturnas, após 21 horas, serão pagas e os ingressos poderão ser adquiridos através do site de compras ingresso.com.br ou nas bilheterias no próprio local, a preços populares a partir de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos.
Divulgação de Midia Online.
(21)996769323 / whatsapp
 #agendaculturalrj

  Instagram