28 de nov. de 2014

Tia Surica e Zé Katimba recebem diploma “Baluarte do Samba Carioca”, da Secretaria Municipal de Turismo do Rio Homenagem acontece durante show de lançamento do projeto “Um Rio de Samba”, amanhã (sábado), na Praça Tiradentes


A Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro fará uma homenagem especial a Tia Surica, da Portela, e a Zé Katimba, da Imperatriz Leopoldinense, durante o show de lançamento do projeto “Um Rio de Samba”, que acontece no sábado (29 de novembro), de 16h às 20h, na Praça Tiradentes, no Centro da cidade. Os veteranos sambistas serão os primeiros a receber o diploma “Baluarte do Samba Carioca”, criado pela secretaria para homenagear personalidades que, com trajetória marcante na história das escolas de samba e do Carnaval do Rio de Janeiro, contribuem para a valorização e divulgação do samba e da Cidade Maravilhosa.

“Fico muito lisonjeada de ser lembrada. Quero agradecer muito a Deus e avisar que vou viver muito tempo ainda, que tenho muita Marquês de Sapucaí para pisar”, comenta Tia Surica, 74 anos, baluarte da Portela. Zé Katimba, 82 anos, se diz emocionado. “Eu me sinto prestigiado por viver um momento em que os sambistas são reconhecidos. Receber esta homenagem aos 82 anos é muito especial para mim e espero ver muitos sambistas serem agraciados depois de mim”, afirma o veterano sambista, que este ano voltou a vencer a disputa de sambas de enredo na Imperatriz Leopoldinense.

O secretário especial de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, revela que o objetivo do projeto “Um Rio de Samba” – que promoverá shows gratuitos com grandes sambistas na Praça Tiradentes - é valorizar este gênero musical carioca e resgatar a importância cultural do local.

“Lugar de fácil acesso, recentemente revitalizado e cercado de belas construções históricas como os teatros Carlos Gomes e João Caetano, a Praça Tiradentes merece uma programação cultural caprichada como esta, que ao mesmo tempo promove sua ocupação e resgata tanto a história local quanto valoriza personagens essenciais na história do samba carioca”, afirma o secretário.

Desfile de corso abre programação – As atrações começam às 16h, com o desfile de um corso com pierrô, arlequim, colombina, além de personagens do Rio Antigo - como amolador de faca e lambe-lambe - e figurantes caracterizados com roupas de época. Logo em seguida, o palco recebe o samba de raiz do Grupo Art Júnior. A partir de 17h, desfilam grandes sambas de enredo e de terreiro nas vozes dos intérpretes Igor Sorriso, Bruno Ribas, Gilsinho, Tinga e Ito Melodia. Convidado para participação especial no show, Xande de Pilares sobe ao palco antes da homenagem a Tia Surica e Zé Katimba, agendada para 19h. Para apresentar a festa, estão escalados o carnavalesco Milton Cunha e o produtor de TV Teteu José.

Além das atrações musicais, a Praça Tiradentes contará ainda com uma cenografia exclusiva para o evento, assinada por Milton Cunha. O artista vai ambientar o espaço com galhardetes de grandes nomes da música, da cultura e história do Brasil que moraram no local ou ali se consagraram, na efervescência boêmia do fim do século XIX e início do XX. Estarão retratados Bidu Sayão, Machado de Assis, Carlos Gomes e João Caetano.

Divulgação Cultural - Agenda Cultural RJ Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas 
Gabriele Nery - (21)99676-9323

agendaculturalrj@gmail.com
 INSTAGRAM AGENDA CULTURAL RJ Instagram