18 de fev. de 2016

Eles estão de volta... “Os Sapos”! Premiado espetáculo de Renata Mizrahi comemora 100 apresentações em curta temporada no Teatro Glaucio Gil, de 17 de fevereiro a 31 de março Contemplado pelo Programa Petrobras de Cultura, a peça excursionou pelo Nordeste com grande sucesso de público

Sucesso de crítica e público, a peça “Os Sapos”, de Renata Mizrahi, volta ao Rio de Janeiro para comemorar sua centésima apresentação após turnê em Salvador e Aracaju pelo Programa Petrobras de Cultura. A comemoração será durante a temporada no Teatro Glaucio Gil, em Copacabana, do próximo dia 17 a 31 de março, sempre às quartas e quintas-feiras, às 20h. “Os sapos” estreou em 2013, no Galpão das Artes do Espaço Tom Jobim, , no Jardim Botânico.

Os Sapos foi vencedor do Prêmio FITA nas categorias: Atriz [Verônica Reis] e Atriz Coadjuvante [Paula Sandroni] e indicado aos prêmios Revelação Direção [Renata Mizrahi e Priscila Vidca] e Texto [Renata Mizrahi], também na FITA [Festa Internacional de Teatro de Angra - 2013] e Melhor Texto Nacional Inédito no Prêmio Cesgranrio de Teatro 2013.

A ideia do espetáculo surgiu depois de uma viagem da autora que, isolada numa casa de campo, conheceu dois casais cuja exagerada dependência psicológica e suas fragilidades - como ciúme, ansiedade e excesso de preocupação - se evidenciaram em pouco tempo. A partir desta experiência, criou uma história que se passa em um dia e uma noite numa casa de campo na serra. Uma mulher solteira, Paula, 40 anos, recém separada, chega numa casa de campo achando que vai rever os amigos de infância e se depara com dois casais em crise. Neste lugar isolado, só passa um ônibus por dia, e portanto, ela só poderá ir embora no dia seguinte. Ela é obrigada a presenciar e vivenciar as neuroses e histerias dos relacionamentos de Marcelo e Luciana e Claudio e Fabiana . “Os Sapos” é um espetáculo tragicômico sobre as tênues ligações afetivas que unem os casais.

O texto começa como uma comédia de costumes: leve com diálogos corriqueiros. Aos poucos, Paula e o espectador descobrem a complexidade da relação dos dois casais. As situações vividas pelos personagens se tornam sufocantes e opressoras. Os diálogos ficam ácidos e explosivos.

A direção conduz o espectador para dentro dessa história, fazendo com que ele se sinta parte das relações intimistas vividas pelos personagens. O título da peça é uma referência aos sapos que se escondem no banheiro - são retirados de lá, mas sempre voltam. E é também aquilo que se engole seco, a não expressão de um sentimento, o silêncio.

Os cinco atores, em cena o tempo todo, embarcam num estratégico jogo de relações, que vão se encadeando cena a cena, revelando, aos poucos, a verdadeira face dos personagens.

OS SAPOS fala com humor de como as relações podem atingir níveis primitivos, quando casais são colocados em situação de confinamento.

 SERVIÇO: OS SAPOS
Local: Teatro Glaucio Gill -  Praça Cardeal Arcoverde, s/nº - Copacabana
Temporada: De 17 de fevereiro a 31 de março
Horários: quartas e quintas, às 20h
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)
Funcionamento da bilheteria: de segunda a domingo, das 16h às 20h
Informações: (21) 2332 7904
Duração do espetáculo: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Capacidade: 102 lugares
  

FICHA TÉCNICA
Texto - Renata Mizrahi


Direção - Renata Mizrahi e Priscila Vidca


Elenco - Fabricio Polido, Gisela de Castro,
 Paula Sandroni,
 Ricardo Gonçalves e Verônica Reis.


Cenário - Nello Marrese e Lorena Lima


Iluminação - Renato Machado

Figurino - Bruno Perlatto


Trilha Sonora - Marcelo Alonso Neves


Fotos - Adil Guedes e Clara Linhart


Operador de Som – Priscila Vidca


Programação Visual - Leandro Carvalho


Direção de Produção - Sandro Rabello


Realização – Diga Sim! E Alan Isidio
Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram