15 de set. de 2017

Feira de profissões estimula o engajamento de alunos da rede pública no ensino superior Evento “Universidade Por Um dia” será realizado no dia 20 de setembro, no campus da Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido

Feira de profissões estimula o engajamento de alunos da rede pública no ensino superior

Evento “Universidade Por Um dia” será realizado no dia 20 de setembro, no campus da Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido
Incentivar alunos de escolas públicas cariocas a ingressar no ensino superior. Esse é o principal objetivo da Universidade Por Um dia, feira de profissões da área da indústria criativa que será realizada no dia 20 de setembro, com entrada franca e aberta a todo o público, na Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido, com palestras, dinâmicas e muita troca de experiências. Idealizado pela psicóloga franco-brasileira Chloé d’Archemont, o projeto é uma realização da produtora carioca Araucária – agência cultural responsável por projetos de destaque no calendário cultural da cidade, como o Rio H2K – Festival Internacional de Danças Urbanas, o Festival de Teatro Universitário – FESTU e o Palco Street, do Rock in Rio.

Ao logo do dia, entre 9h e 17h, o evento promoverá o encontro de estudantes do ensino médio com profissionais e universitários das mais diversas áreas da economia criativa em stands temáticos de Música, Teatro, Cinema, Fotografia, Moda, Design, Jornalismo, Produção Cultural e Empreendedorismo; de carreiras como Psicologia, Administração, Educação Física e Direito (promovido pela OAB); e de cursos de Licenciatura de Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática (iniciativa da Universidade Estácio de Sá). Em cada um deles, monitores voluntários apresentarão para os visitantes o rico universo de cursos de graduação, em todas as suas possibilidades de atuação, de forma lúdica e interativa, unindo cultura e educação. Haverá, também, amplo espaço para a divulgação de oportunidades de bolsas de estudo e de programas de financiamento estudantil.

A Universidade Por Um Dia contará também com as palestras motivacionais “A vida é seu maior empreendimento”, com o psicólogo Raphael Zaremba, e “O mercado de eventos”, com o engenheiro Luiz Claudio Duarte, que vai dividir com o público sua experiência em projetos como Rock In Rio, Coca-Cola Vibezone e U2 Vertigo Tour; além de apresentações de dança do Projeto Social do Rio H2K Centro, performances teatrais com atores do 7º FESTU, música com o Quinteto de Metais da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) e dinâmicas culturais.

“Vamos apresentar os caminhos de diferentes carreiras, levando um pouco da universidade a alunos do ensino médio da rede pública de ensino, que poderão conhecer, tirar dúvidas, vivenciar diferentes profissões e, quem sabe, despertar alguma inclinação”, torce Chloé d’Archemont. “É uma oportunidade para que os estudantes tenham um contato mais próximo com a profissionalização artística. Queremos inspirar cada vez mais os jovens a lutarem pela cultura e não desistirem de investir no futuro. A chance de transformação é o que nos motiva”, conclui.

Enquanto cursava a disciplina “Empreendedorismo Social” na faculdade de Psicologia, na PUC-Rio, em 2014, Chloé teve o primeiro contato com o que iria se transformar na Universidade Por Um Dia. A proposta era fazer com que alunos do Ensino Médio tivessem uma experiência inicial com a rotina universitária, por meio do encontro com profissionais das mais diversas áreas. Alguns anos depois, Chloé decidiu retomar o projeto em parceria com o produtor Miguel Colker, da Araucária, para levar a iniciativa a cada vez mais estudantes.

Para concretizar a iniciativa, a Universidade Por Um Dia conta com um time de cerca de 200 universitários voluntários, coordenados por um conselho consultivo de renome. São eles: Ana Barreto (Educação Física), Cristiane Costa (Jornalismo), Daniela Rocha (Fotografia), Leandro Assis (Design), Mariana Henriques (Teatro), Mateus Simões (Música) e Raphael Zaremba (Psicologia).


CONSELHO CONSULTIVO

Ana Barreto – Educação Física
Professora e coordenadora no Centro Universitário Celso Lisboa, Ana Barreto é formada em licenciatura pela Uerj e mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco. Atualmente, faz doutorado no Programa Strictu Sensu em Educação Física na UERJ.

Cristiane Costa – Jornalismo
Jornalista, escritora, doutora em comunicação e professora, Cristiane Costa é autora de seis livros, entre eles “Sujeito Oculto (Bolsa Petrobras de Produção Literária)” e “Pena de Aluguel: escritores jornalistas no Brasil (Bolsa Vitae de Literatura)”.

Daniela Rocha – Fotografia
Fotógrafa desde 1998, foi professora de vários projetos sociais, entre eles, a ONG Spectaculu. Formada em Artes pela Uerj, se especializou no antigo curso técnico de fotografia do Senac e em 1999 ingressou também no antigo curso de fotojornalismo do jornal O Globo. Começou com fotografia publicitária, editorial, artística e foto jornalística, atuando como freelancer. Em 2006, resolveu fotografar seu primeiro casamento a pedido de uma amiga e a experiência foi decisiva para que ela passasse a se dedicar a casamentos e eventos sociais de todo tipo com um olhar único.

Leandro Assis –Design
Faltam infos

Mariana Henriques - Teatro
Professora do Departamento de Ensino do Teatro dos programas de pós-graduação em Ensino das Artes Cênicas e em Artes Cênicas da UNIRIO, Mariana é doutora em Artes Cênicas e mestre em Teatro pela UNIRIO, atriz e Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Uerj. Em 2007, foi contemplada pelo programa de Bolsas de Alto nível da União Europeia para a América Latina e participou, no ano seguinte, do curso Teatro e Mídia para o Desenvolvimento Social na Universidade de Winchester, Inglaterra. Atualmente, na UNIRIO, coordena vários projetos de pesquisa, como “Teatro aplicado (applied theatre): investigações sobre um universo em expansão”.

Mateus Simões – Música
Formado em Produção Cultural pela Universidade Candido Mendes e em Gestão de Eventos pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em instituições como New York University, Berklee e University of Michigan, Mateus é diretor executivo da Orquestra Petrobras Sinfônica e faz parte do corpo docente da Universidade Candido Mendes. Já produziu show de diversas bandas internacionais e nacionais e em 2015 recebeu comenda da Sociedade Brasileira de Cultura e Ensino, a Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes.

Raphael Zaremba – Psicologia
Mestre e Doutor em Psicologia pela PUC-Rio, faculdade onde atualmente leciona nas áreas de Empreendedorismo, Psicologia do Esporte e Dinâmica de Grupo. Raphael é ex-atleta, técnico de basquetebol e presidente da ONG VemSer - Esporte e Psicologia (www.vemser.org.br). Possui larga experiência com formação de equipes, coaching e palestras empresariais.

UNIVERSIDADE POR UM DIA
Local: Universidade Estácio de Sá – Campus João Uchoa
Endereço: Rua do Bispo 83, Rio Comprido.
Informações: (21) 3085-4627.
Data: 20 de setembro (quarta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Palestras:
11h - “A vida é seu maior empreendimento”, com Raphael Zaremba.
14h - “O mercado de eventos”, com Luiz Claudio Duarte.


ENTRADA FRANCA
Outras informações: www.facebook.com/universidadepud/

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram