28 de set. de 2017

O Coletivo Manguinhos em Cena vai lhe levar para as profundezas do autoconhecimento livrando você das suas prisões mais internas, navegando na loucura do dramaturgo francês Antonin Artaud.

Intercâmbio cultural com Coletivos Manguinhos em Cena e AMO Crew apresentam:

“Eis Antonin Artaud”

Espetáculo acontecerá dia 30 setembro, de graça, no Centro de Referência da Juventude de Manguinhos

O Coletivo Manguinhos em Cena vai lhe levar para as profundezas do autoconhecimento livrando você das suas prisões mais internas, navegando na loucura do dramaturgo francês Antonin Artaud. O espetáculo promove uma reflexão intensa sobre a arte de Antonin aplicada à vida cotidiana do ser humano. Ao mesmo tempo, o grupo propõe um intercâmbio cultural entre a arte teatral com a arte visual praticada pelas grafiteiras cheias de personalidade do grupo Afro Mulheres de Opinião (AMO), conhecidas como AMO Crew. O projeto faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica.

A apresentação de estreia aconteceu em Duque de Caxias, berço das talentosas garotas do AMO Crew, dia 12 de agosto. Já a segunda será no Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Manguinhos, no dia30 de setembro de 2017, às 15h, com entrada gratuita. Essa é a primeira criação do Coletivo Manguinhos em Cena realizada 100% pelo grupo de 17 atores. Um divisor de águas na trajetória desses jovens, afirma o ator Evaldo de Andrade. Segundo ele, “esse é o resultado de um projeto 100% nosso. O mais bacana de tudo é que, a partir do edital, tivemos autonomia para escrever nossa própria peça”. Uma grande oportunidade para encontrar novos talentos entre os atores também na área técnica. “Dividimos as funções, destacando os talentos de cada um. Isso fortaleceu a nossa união e o comprometimento com o projeto. Fazemos questão de que cada semente seja regada. Tínhamos dúvida se teríamos capacidade de levar à frente o projeto. Mas agora sentimos que podemos encarar muito mais”.

O processo de criação expresso, desenvolvido em apenas quatro encontros, foi suficiente para o preparador do espetáculo e diretor do Instituto Nossa Senhora do Teatro, Jefter Paulo, levar os atores ao limite. Desafiando-os a dedicarem suas forças para “perceber suas jaulas, potenciar a entrega e deixar o inconsciente jorrar, auxiliado pela razão”. Para ele, “sem sombra de dúvidas, as jaulas serão explodidas através da arte, e, assim, outras pessoas poderão, também, romper com suas amarras”. Essa é a proposta irrecusável desse espetáculo com 30 minutos de duração: levar o público a dar seu próprio grito de liberdade e soltar as amarras guiados pela arte.

Tornar a obra de Antonin Artaud acessível a todos só foi possível graças ao edital Territórios Culturais Lab – Intercâmbio pesquisa e experimentação, do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica. A meta do programa é promover o encontro entre projetos e iniciativas culturais, em que jovens de territórios populares do Estado são os protagonistas. Após um processo de seleção pública que recebeu mais de 370 inscrições e 102 iniciativas foram contempladas, a partir disso houve a integração e articulação em diversas áreas culturais como moda, música, mídia comunitária, literatura, artes cênicas, audiovisual, gastronomia, memória e gestão cultural. O encontro é resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com o patrocínio da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do programa Caminho Melhor Jovem, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE) e do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC).

Dia 30 sábado, sábado, às 15h

Local - Centro de Referência da Juventude (CRJ) -Av. Dom Hélder Câmara, 1.184 - Manguinhos 
Tel - 2334-8910

As apresentações são gratuitas com retiradas de senhas uma hora antes do evento.

Agenda Cultural RJ - Produção, Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj