6 de set. de 2017

PROGRAMA EDUCATIVO CAIXA GENTE ARTEIRA PROMOVE ATIVIDADES PARA PÚBLICO UNIVERSITÁRIO EM SETEMBRO Ações gratuitas são voltadas para estudantes de artes, filosofia, educação, e áreas afins


 PROGRAMA EDUCATIVO CAIXA GENTE ARTEIRA PROMOVE ATIVIDADES PARA PÚBLICO UNIVERSITÁRIO EM SETEMBRO

Ações gratuitas são voltadas para estudantes de artes, filosofia, educação, e áreas afins

O público universitário tem espaço garantido nas atividades do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira no mês de setembro. A programação gratuita inclui uma oficina e diversos debates inspirados nas mostras In Memoriam, Retroperformance e O essencial é invisível aos olhos, todas em cartaz desde agosto na CAIXA Cultural Rio de Janeiro.

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro (terça a quinta), das 18h30 às 20h30, estudantes e profissionais de artes, educação e áreas afins poderão participar de um minicurso sobre performance. Inspirado na exposição Retroperformance, o curso abordará a história deste tipo de arte, além de incentivar os alunos a desenvolverem ações performáticas.

A atividade Peripatéticos: Um encontro entre a arte contemporânea e a filosofia se baseia em um antigo círculo filosófico grego para propor uma caminhada entre as obras das exposições In Memoriam e Retroperformance ao tempo em que os participantes tecem relações entre a filosofia e questões abordadas na arte contemporânea. Aberta a alunos e profissionais dos cursos de artes, filosofia, educação e afins, o evento será realizado no dia 28 de setembro (quinta-feira), às 18h30.

Voltada ao público universitário em geral, a Roda de Conversa Gente Arteira de setembro traz para discussão, no dia 23 (sábado), das 15h às 17h, as relações entre educação e arte nos processos de mediação em ambientes não escolares.

Já as crianças de 1 a 3 anos ganham vez no dia 17 de setembro (domingo), às 15h, durante a ação Arte Contemporânea para Crianças. O evento terá como base a exposição Natureza Concreta para trabalhar, por meio de diferentes atividades, as relações do homem com o meio ambiente. Natureza Concreta entra em cartaz na Galeria 4 da CAIXA Cultural Rio de Janeiro no dia 9 de setembro (sábado), expondo fotografias, vídeos e instalações que colocam em perspectiva as interações entre os seres humanos e o mundo que os cerca.

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (21/09):
Sempre de olho no calendário, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira não poderia deixar de celebrar uma data tão importante para a inclusão e a igualdade. Por isso, no dia 29 de setembro (sexta-feira), às 18h30, estudantes e profissionais de artes, educação e cursos relacionados poderão participar do bate-papo A empregabilidade de pessoas com deficiência para discutir os desafios e barreiras sociais que ainda existem para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Atividades mensais:
A programação também apresenta atividades que ocorrem mensalmente, incluindo a ação Você gosta de poesia?. A atividade ocorre todas as sextas do mês de setembro, das 10h às 20h, e incentiva o público a redigir um poema e deixá-lo nos varais existentes no Espaço de Leitura. A proposta é que cada um deixe um poema e leve outro, num gesto de troca e continuidade.

Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, nos intervalos de 11h às 12h; 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h.

O programa CAIXA Gente Arteira tem, como objetivo, explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (21) 3980-4898 e pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br.

Programação CAIXA Gente Arteira:
Minicurso de performance
Datas: 12, 13 e 14 de setembro (terça a quinta)
Horários: das 18h30 às 20h30
Local: Sala de oficina 1
Classificação indicativa: a partir de 18 anos

Pequena Gente Arteira - Arte contemporânea para crianças
Datas: 17 de setembro (domingo)
Horário: 15h
Local: Galeria 4
Classificação indicativa: 1 a 3 anos

Roda de Conversa Gente Arteira
Datas: 23 de setembro (sábado)
Horário: das 15h às 17h
Local: Oficina 1
Classificação indicativa: a partir de 18 anos

Peripatéticos: Um encontro entre a arte contemporânea e a filosofia
Data: 28 de setembro (quinta-feira)
Horário: de 18h30 às 19h30
Local: Galerias da CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Classificação indicativa: a partir de 18 anos

Bate-papo A empregabilidade de pessoas com deficiência
Datas: 29 de setembro (sexta-feira)
Horário: das 18h30 às 20h30
Local: Oficina 1
Classificação indicativa: a partir de 18 anos

Serviço:
Programa educativo CAIXA Gente Arteira
Entrada franca
Você gosta de poesia?: sextas-feiras, das 10h às 20h
Ações de galeria: de terça a sexta-feira, de 11h às 12h; 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h.
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Classificação Indicativa: a partir dos 5 anos (consultar programação)
Agendamento e informações: (21) 3980-4898 | agendamento@gentearteirarj.com.br

Assessoria de Imprensa:
Mateus Vasconcelos – mateus.vasconcelos@grupoinforme.com.br
(21) 99001-9915

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3980-3096 / 4097
www.caixacultural.gov.br | @imprensaCAIXA
https://www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro




Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram