11 de mar. de 2014

Museu de Astronomia e Ciências Afins vai às praias de Niterói


Venha aprender ciência brincando!
Uma mistura de sol, mar, diversão e conhecimento.


Nos dias 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de março, 05 e 06 de abril (sábados e domingos), das 10h às 17h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI) vai levar às praias de Niterói atividades de divulgação da ciência. Tudo gratuito!

Dias de sol, mar, praia e altas temperaturas! Que tal aproveitar esse momento de diversão e descontração para aprender ciência brincando? Essa é a proposta do MAST para o final deste verão de 2014! Nos próximos fins de semana, o MAST irá agitar as praias de Icaraí, Piratininga, Itaipu e Charitas, em Niterói com a 6ª edição do Museu vai à Praia. E todas as atividades são gratuitas.

 Nos dias 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de março, 05 e 06 de abril (sábados e domingos), das 10h às 17h, os banhistas que estiverem nas praias de Niterói, poderão observar o Sol, de forma segura, através de filtros, de projetores ou de telescópios. Enquanto se divertem com suas famílias e amigos, poderão compreender como as ondas do mar são formadas e por que elas quebram ao chegar perto da areia.

A tradicional oficina “Brincando com a Ciência” apresentará nas areias das praias de Niterói temas científicos de uma forma descontraída e interativa. As pessoas irão se deparar com invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora. Tudo é feito com material simples e montado de forma extremamente clara: um conjunto de peças montadas que formam um experimento científico.

Vários experimentos de ilusão de óptica irão explicar as curiosidades das tonalidades de cores, os efeitos de imagem nos espelhos e o desenvolvimento de filmes de animação. Um modelo interativo mostrará como a incidência solar determina as estações do ano nos trópicos e nas demais áreas do globo terrestre. Dessa forma, os banhistas poderão compreender por que faz tanto calor no Rio de Janeiro.

 O Museu de Astronomia aproveita o momento para tratar de um assunto muito discutido ultimamente: a sustentabilidade. Durante o evento, os mediadores apresentarão ao público alguns aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica. É uma oportunidade de mostrar às pessoas que é possível que elas próprias gerem energia em suas casas, bastando um pouco de criatividade e interesse.

Uma placa fotovoltaica, confeccionada manualmente, irá converter a energia do sol em energia elétrica capaz de acionar as hélices de um pequeno ventilador. Um conjunto de espelhos irá convergir a luz solar para um ponto central e possibilitará estourar os milhos para que todos possam comer uma deliciosa pipoca feita com energia natural. Um aparato, construído com calha, madeira, cano de esgoto, rolamentos e motor gerador de energia, será capaz de acionar um rádio a pilha e uma lanterna.

Programação

15 e 16 de março
Praia de Icaraí
Endereço: Avenida Jorn Alberto Francisco Torres, Icaraí, Niterói (RJ).


22 e 23 de março
Praia de Piratininga
Endereço: Rua Prof. Manoel José Ferreira, Piratiniga, Niterói (RJ).

29 e 30 de março
Praia de Itaipu
Endereço: Praia de Itaipu, São Lourenço, Niterói (RJ).

05 e 06 de abril
Praia de Charitas
Endereço: Av. Prefeito Silvio Picanço, entre os quiosques 13 e 12

 
Sobre o Projeto Museu vai à Praia

 O projeto Museu vai à Praia aconteceu nos verões de 1987, 1988 e 1989. Em 2012, o MAST retomou a atividade realizando experimentos nas praias do Recreio, Leme, Copacabana e no Piscinão de Ramos, no Rio de Janeiro, para divulgação de conteúdos de ciência e tecnologia aos banhistas. E em 2013, nas praias de Icaraí, Piratininga e Itaipu, em Niterói, Rio de Janeiro.

 O projeto tem o objetivo de popularizar a ciência para além dos muros institucionais, e divulgar o MAST e seus parceiros como centros de divulgação da ciência. Neste ano, o MAST conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói e do Instituto TIM; e a participação das instituições: Observatório Nacional, Espaço Ciência InterAtiva, Casa da Descoberta, Espaço UFF de Ciências, Espaço Ciência Viva e Museu Nacional.
 
Atividades do MAST e dos parceiros no Museu vai à Praia

Museu de Astronomia e Ciências Afins – (MAST/MCTI) - Estações do ano; Observação do Sol por meio de telescópios especiais; Quebra ondas; Pipoqueira solar; Aquecedor solar de baixo custo; Placa solar fotovoltaica; Cor da cor; Giroscópio; Pêndulos dançarinos; Pêndulo caótico; Submarinos; Pulga elétrica; Rolha automática; Caixa de imagens; Braille; Cineminha; Giroforça; Ilusão de óptica; Polarizador mecânico; Polarizador óptico; Harmonógrafo; Gerador eólico.

Observatório Nacional – (ON/MCTI) - Bonecos (Einstein, Galileu e Newton); Mini-palestras (Astronomia e Geofísica); Filtro portátil (Observação do Sol); Mesa para experimento (Terremoto).

Espaço Ciência InterAtiva / IFRJ – Campus Mesquita - Imagens 3D; Filtro de cores; Casinha Solar; Ilusões de óptica; Banco de pregos; Túnel de espelhos; Pilha humana; Experimento demonstrativo de química.

Casa da Descoberta / UFF - Bicicleta geradora de energia; Pilha humana; Periscópio
Espaço UFF de Ciências – Astrovildo; Brinquedos de garrafa PET; Jogos dos biomas; Vendo o invisível; DNA de jujuba; Sentindo o mundo; Dispersão de poluentes.

Espaço Ciência Viva - Desvendando a vida na água; Forno Solar; Aquecedor solar de baixo custo

Museu Nacional/ UFRJ - Animais da Coleção Didática conservados em meio liquido e taxidermizados, com destaque para espécimes da avifauna marinha coletados no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (Projeto Ilhas do Rio); Fósseis e Reconstituições de animais extintos (Paleoarte); Meteoritos.

 


 Serviço

Serviço de Comunicação Social e Atendimento ao Público do Museu de Astronomia e Ciências Afins – (MAST/MCTI)



Coordenação de Divulgação: Vera Pinheiro | Tel: 3514-5212
E-mail:


verapinheiro@mast.br



Assessoria de Imprensa: Geisa Castro | Tel: 3514-5209
E-mail:
geisacastro@mast.br

Divulgação Cultural - Agenda Cultural RJ - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas - Divulgação de Mídia Online - Gabriele Nery (21)99676-9323 / 99673-4350