22 de jul. de 2016

Exposição com Entrada Franca, em cartaz durante as Olimpíadas, ''O Paço, a praça e o morro'' - expõe fotografias do seu acervo no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.



De 24 de junho a 28 de agosto, o IMS expõe fotografias do seu acervo no Paço Imperial (praça XV de novembro, 48, Centro), no Rio de Janeiro. A exposição O Paço, a praça e o morro é composta por 200 imagens de grandes mestres da fotografia brasileira, como Marc Ferrez, Augusto Malta, Georges Leuzinger, Guilherme Santos, além de fotógrafos anônimos e amadores que registraram o centro da cidade entre os anos de 1860 e 1930, período em que o Rio foi capital do Império e da República. Esta mostra é um desdobramento da exposição Rio: primeiras poses, realizada pelo IMS ao longo de 2015 em seu centro cultural na Gávea (RJ), agora com um olhar dirigido especificamente ao território onde a cidade nasceu e a partir do qual se desenvolveu.

Realizar esta exposição no Paço Imperial permite que se lance um olhar privilegiado sobre este importante edifício, de valor referencial único na cidade. Os registros fotográficos aqui reunidos são uma oportunidade de se confrontar in loco a evolução histórica de uma importante região da cidade, formada por este edifício e seu entorno − a praça ou largo do Paço, hoje praça XV de Novembro, e o próprio marco fundador da cidade, o morro do Castelo, removido há quase um século da paisagem e, consequentemente, também da própria memória que se tem da cidade.

Centro da vida econômica, social e política do Rio de Janeiro nos seus primeiros séculos de ocupação, o Paço Imperial, a praça XV e o morro do Castelo moldaram o crescimento da cidade a partir de sua configuração geográfica e urbana original até a virada para o século XX. Nesse momento, o centro do Rio sofreu grandes transformações e intervenções urbanas, associadas às reformas realizadas pelo prefeito Pereira Passos. Os dois grandes marcos dessa transformação foram a abertura da Avenida Central e o início do "bota-abaixo", processo de expansão, valoração, modernização e gentrificação urbana que levaria ao total desmonte do morro do Castelo no final da década de 1920.


Saiba Mais


Confira os horários durante as Olimpíadas. 




Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, filmes,  festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
Solicite um orçamento!
Contato:
Gabriele Nery
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj




Instagram