Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

12 de jul de 2016

Exposições em destaque na nossa agenda! ''Debret e a Missão Francesa no Brasil'' ,''Intervenções entre XIX e XXI'' e “A Emergência do Contemporâneo: A Vanguarda no Japão, 1950-1970” , todas as exposições tem um dia da semana com entrada gratuita!



________________________________________

Exposição “A Emergência do Contemporâneo: A Vanguarda no Japão, 1950-1970”
Mostra traz obras de Yoko Ono, Yutaka Matsuzawa, Mitsutoshi Hanaga, Katue Kitasono, Seiichi Niikuni, Tatsuo Ikeda e Hiroshi Nakamura, além dos coletivos Gutai, Hi-Red Center e Jikken Kobo


Abertura 14 de julho de 2016 – Paço Imperial
A Fundação Japão e o Paço Imperial do Rio de Janeiro promovem, de 14 de julho a 28 de agosto, a exposição “A Emergência do Contemporâneo: A Vanguarda no Japão, 1950-1970”, com curadoria de Pedro Erber e colaboração de Katsuo Suzuki, curador do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio. A mostra apresenta, pela primeira vez no Brasil, o panorama da arte de vanguarda no Japão, de 1950 a 1970, e enfoca artistas cujas reflexões e práticas marcaram a transição da pintura ao objeto tridimensional, a performance e a arte conceitual. A exposição reúne fotografias, filmes e documentos históricos.


Saiba Mais


Os 200 anos da Missão Artística Francesa comemorados com mostra e seminário internacional no MNBA

Em 26 de março de 1816 a Missão Artística Francesa, comandada por Joachim Lebreton, aportava no Rio de Janeiro.  O grupo tinha por objetivo implantar o ensino oficial da arte no país e para comemorar o bicentenário deste acontecimento de fundamental importância para arte brasileira, com influências até os dias de hoje,  o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC e a Escola de Belas Artes da UFRJ(EBA) se irmanaram para programar dois eventos. 

No dia 12 de julho,  inaugura-se a exposição Intervenções entre XIX e XXI, para a qual foram convidados vinte artistas, entre alunos e professores da EBA e UFF, para  intervir nas galerias, na arquitetura e na fachada do Museu Nacional de Belas Artes).  

Saiba Mais


Exposição com obras de Debret comemora os 200 anos da Missão Artística
Francesa no Brasil

Com curadoria de Jacques Leenhardt, mostra apresenta mais de 70 trabalhos do artista francês no Museu Chácara do Céu

Para comemorar os 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil, os Museus Castro Maya apresentam a exposição Debret e a Missão Artística Francesa no Brasil-200 anos. Com curadoria de Jacques Leenhardt, a mostra, que será realizada de 20 de julho a 25 de setembro de 2016, no Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa, reúne 75 aquarelas e gravuras da coleção Castro Maya, produzidas pelo artista Jean-Baptiste Debret, de 1816 e 1831, período em que viveu no país.

A exposição, que segue para Paris em outubro, faz um retrato das várias camadas da população brasileira da época, passando por índios, escravos africanos, caboclos, mestiços, e europeus, ricos e pobres. “Durante os 15 anos que morou no Rio de Janeiro, Debret produziu mais de 700 desenhos, em grande parte aquarelas, captando a pulsação da vida da corte e da cidade. Esse testemunho constitui uma documentação única sobre a história da vida cotidiana do Brasil oitocentista”, explica Leenhardt.


Saiba Mais


Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Assessoria de Imprensa nas digital e divulgação diária nas redes sociais!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições, Bares e Restaurantes.
Toda a Divulgação é registrada em fotos!
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj


Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs