20 de jul. de 2016

Museu Nacional de Belas Artes recebe a exposição “Os Jogos da Antiguidade | Grécia e Roma”, Anna Bella Geiger abre sua “Exposição Gaveta de Memórias” no Teatro Sergio Porto, Museu da Chácara do Céu apresenta a exposição ''Debret e a Missão Francesa no Brasil'', A Cidade das Artes recebe a exposição “Cidade Jacaranda”, vamos ao museu durante as olimpíadas!


________________________________________


Rubber Seabra.

Uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras em atividade, 
Memórias de 84 anos de vida e seis décadas de carreira na mostra que será aberta no dia 22 de julho no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto com entrada gratuita.

Foram vinte anos procurando como abrigar mapas que sinalizassem tesouros interiores de uma artista, mulher, esposa, mãe de quatro filhos, cidadã do mundo, Anna Bella Geiger, um dos mais importantes nomes das artes plásticas do país. Mapas-múndi refletindo, registrando, traduzindo geografias de pobreza e riqueza, poder e dominação, ideias e afetos. Geografias com limites físicos, obras fronteiriças. Mapas pelos quais é conhecida no mundo inteiro. Em 1995, finalmente, a artista encontrou, em gavetas velhas de arquivos sendo vendidas como sucata, os contêineres perfeitos para mergulhar – entre ceras e tintas -  conjecturas ideológicas tangenciais a trabalhos de geógrafos e pensadores. Entre os geógrafos, alguns do IBGE e o marido Pedro Geiger, com o qual está casada há seis décadas. Entre os pensadores, Darcy Ribeiro.


ENTRADA FRANCA

Saiba Mais




De 27 de julho a 02 de outubro o Museu Nacional de Belas Artes/ Ibram/ MinC recebe a exposição “Os Jogos da Antiguidade | Grécia e Roma”. 


Com curadoria de Eugenio La Rocca (professor de Arqueologia Clássica da Universidade Sapienza, em Roma) e co-curadoria de Annalisa Lo Monaco (historiadora formada pela Universidade de Pisa, na Itália), a mostra exibe obras que enfocam a história dos Jogos Olímpicos na Grécia e em Roma.

Com obras de grandes museus italianos, a exposição exibe esculturas que representam atletas, objetos usados por eles, ânforas e mosaicos que retratam cenas esportivas. São cerca de 50 obras, algumas com mais de 2.500 anos de idade. O visitante pode ver de perto importantes obras milenares, além de entrar em contato com recentes descobertas arqueológicas.

A mostra “Os Jogos da Antiguidade | Grécia e Roma” apresenta 10 das maiores coleções italianas, entre elas estão obras do Museu do Vaticano, Museu Arqueologico Nacional de Nápoles, Museu de Arte Clássica Universidade de Roma Sapienza, Museu Nacional Etrusco de Villa Giulia (Roma), Museu Nacional Romano – Palazzo Massimo alle Terme e de Museus Capitolinos.

                        Grátis aos domingos.

Saiba Mais




Por ocasião do bicentenário da chegada da Missão Artística Francesa no Brasil, os Museus Castro Maya apresentam  no Museu da Chácara do Céu uma exposição baseada  em seu excepcional acervo  de desenhos e aquarelas  de Jean-Baptiste Debret.

A exposição reúne cerca de 75 obras de autoria do artista, selecionadas pelo curador Jacques Leenhardt, diretor de estudos da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, responsável pela re-edição moderna da Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, obra de Jean-Baptiste Debret publicada originalmente na França em 1839.

Gratuito às quartas-feiras




Mostra em exibição de 23 de julho a 25 de setembro marca início de calendário
expositivo do coletivo de artistas no complexo cultural


Visita Guiada com Felipe Scovino
Na inauguração, às 18h, o crítico de arte e professor da Escola de Belas Artes da UFRJ Felipe Scovino fará uma visita guiada com o público comentando cada obra. O acadêmico também é o autor dos textos utilizados no catálogo da mostra, que terá fotos das obras in loco.

Entrada franca.

Saiba Mais


Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, filmes,  festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
Solicite um orçamento!
Contato:
Gabriele Nery
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj



Instagram