Espetáculo “Mata teu Pai”, inspirada no mito de Medéia.
Debora Lamm celebra 20 anos de carreira estrelando seu primeiro solo teatral, “Mata teu Pai”, inspirada no mito de Medéia.
A peça “Mata teu pai”, de Grace Passô (indicada aos Prêmios Shell e Cesgranrio 2016 na categoria Melhor Texto por “Vaga Carne”), é uma livre adaptação do mito de Medéia e foi escrita especialmente para a atriz Debora Lamm. Com direção de Inez Viana e direção de produção de Claudia Marques, este novo projeto da Cia OmondÉ é a primeira parte de uma trilogia, concebida por Inez, que se propôs a fazê-la posteriormente na linguagem da Dança e da Ópera. Entre expatriados e imigrantes, Medéia (Debora Lamm) questiona valores atuais, como o feminismo e o preconceito. Inédito, o espetáculo estreia dia 7 de janeiro de 2017 no Espaço Cultural Sérgio Porto.
– “PRECISO QUE ME ESCUTEM!” diz Medéia em sua primeira fala na peça “Mata teu pai”, de Grace Passô. E ela, aliás, elas, têm muito a dizer sobre nossos dias, nossos tempos tristes, onde imperam o retrocesso e a intolerância. Medéia está em movimento, mas só quer descansar um pouco no meio dos escombros da cidade onde agora está. Encontra mulheres: síria, cubana, paulista, judia, haitiana. Se vê na mesma condição de imigrante, por outros viés, evidente, mas sabe que não é dona de sua vida. Algumas tornam-se suas cúmplices, outras suas algozes. Percorre um caminho interior, onde decide que quem tem que morrer é Ele, que a desprezou e tirou seu direito de ser sua mulher. “Que direitos temos nós?” Pergunta Medéia. Para além de um paralelo sobre o mito, Grace Passô recria a sua feiticeira, não só sobre os dias de hoje, mas também sobre a condição da mulher hoje. Há muitas Medéias com diferentes questionamentos. Mas a todas devemos escutar para que a catarse, através da arte, seja expurgada e então um novo homem, mais justo, possa renascer – explica Inez Viana.
Saiba Mais
Serviço:
“Mata teu pai”.
Texto: Grace Passô.
Direção: Inez Viana.
Com Debora Lamm.
Participação: As Meninas da Gamboa.
Sinopse: Entre expatriados e imigrantes, Medéia questiona valores atuais, como o feminismo e o preconceito.
Local: Espaço Cultural Sergio Porto.
Rua Humaitá, 163, Humaitá, Rio de Janeiro.
Tel.: 21 2535-3846. Temporada: 7 a 30 de janeiro.
Sábado e segunda às 21h.
Domingo às 20h.
Bilheteria: 4ª a 2ª das 17h às 21h.
Vendas pela internet: www.ticketmais.com.br. R$ 40,00 (inteira).
100 lugares. 60 minutos.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Até 30 de janeiro.
Agenda Cultural RJ
Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online.
Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj