Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

17 de jan de 2017

Exposição da artista Maria Lynch ocupa nove ambientes com experiências sensoriais, no Oi Futuro Ipanema

Maria Lynch apresenta a mostra interativa Máquina Devir no Oi Futuro em Ipanema

Exposição ocupa nove ambientes com experiências sensoriais


Para celebrar seus 15 anos de trajetória, Maria Lynch explora outras possibilidades além da pintura. A artista convida o público para uma imersão filosófica do corpo na exposição “Máquina Devir”, com abertura no dia 14 de janeiro no Oi Futuro em Ipanema. A mostra, com idealização da R&L Produtores Associados, ocupará 9 ambientes do prédio, além da vitrine no térreo, onde Maria exibirá uma instalação de bolas com trilha sonora de Rodrigo Amarante (recém apresentada em Los Angeles, na galeria Wilding Cran).

A partir do conceito de imanência, a artista oferece um percurso imersivo em situações e vivências que visam desconstruir modelos de representação. Durante o trajeto, atores fantasiados, dançarinos, múltiplos cheiros e outros estímulos sensoriais conduzirão a atmosfera perceptiva do espectador. As salas serão intituladas com nomes como “Roupagem”, “Mito”, “Memória/Desejo”, “O que você mais gosta de fazer?” e “Coragem”.

Num dos ambientes, duas pessoas, uma vestida de palhaço e outra de gorila, citarão textos e passagens de filósofos como Deleuze, Espinosa e Nietzsche. Em outro espaço, os participantes, vendados, receberão uma série de materiais para experimentar. “Nessa sala a ideia é explorar os sentidos do participante. Não haverá câmeras”, explica a artista.

Maria Lynch acredita que, a partir dos jogos de sensações e dos exercícios propostos, abre-se um espaço para a instabilidade.  “Procuro evidenciar que somos passíveis de criar uma nova maneira de pensar e sentir, resistindo aos valores consolidados e estabelecidos. Como diria Espinosa, ‘o homem só é livre somente quando entra na posse da sua potência de agir’”, cita.

A mostra tem patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria do Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro

SAIBA MAIS

Serviço
Individual Maria Lynch
Título: Maria Lynch | Máquina Devir
Produção e idealização: R&L Produtores Associados
Abertura: 14 de janeiro, às 19h30
Local: Oi Futuro Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema).
Telefone: 3131-9333
Visitação: de 3ª a dom. e feriados, das 13h às 21h.
Entrada franca.
Período: 14 de janeiro a 19 de março de 2017
Classificação: 18 anos



Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj 


Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs