Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

5 de dez de 2015

O Rio de Janeiro é invadido pelo riso e bom humor em dezembro. Chegou o 13 º Anjos do Picadeiro! São mais de 50 atrações e artistas de oito países EU QUERO, EU FAÇO, EU BANCO Respeitável público, de 07 a 12 de dezembro, a cidade será a capital mundial do riso.




Será uma edição muito especial, pois será realizada com nosso grande capital: o Capital Humano. Contando justamente com os muitos da família Anjos comprometidos com seus sonhos e, que está chegando junto em peso e construindo este encontro como um dos maiores da história - já somos 48 atrações e umas 200 pessoas! Vai ser uma linda e inesquecível festa!!! Feita por quem quer e quem banca sem medo, de forma propositiva e feliz uma outra forma de se organizar em sociedade.
O maior encontro de palhaços da América Latina com apresentações gratuitas e para todas as idades em praças e espaços culturais no RJ, foi criado pelo Teatro de Anônimo em 1996 para comemorar 10 anos de existência da trupe, o encontro tem também o objetivo de promover e fortalecer o intercâmbio dos profissionais do universo cômico e circense com o público geral. 


Durante uma semana intensa de programação, o Anjos do Picadeiro se desdobra em uma programação demostras de números circenses, cortejo cômico (palhaceata),cabarés,maratona de espetáculos(Overdoze) e oficinas.
OAnjos em seu 13º ano fortalece ainda mais a integração da cultura do bom humor com o públicocarioca em exercício radical de cidadania . Este ano, as atividades não contam com patrocínio ou incentivo cultural de nenhuma empresa ou do poder público. Todas o encontro será financiada por meio da economia do compartilhamento.



São cerca de 50 atrações vindas de 8 países que bancam fazer essa historia. Entre eles grandes nomes como Chacovachi (Argentina), Ésio Magalhães (Campinas/SP), Djuggledy (Alemanha), Jay Toor (Israel), Trinity (Chile), El Kote (Chile),Nopok (Rio), Circo Dux (RJ), Emerson Noise - Tchatcho (RJ), Pé de Vento (Florianópolis/Espanha), Circo no Ato (RJ), Cia Suno (SP), Circo no Asfalto (SP), Cia. Animée(PE), Centro Teatral Etc e Tal (RJ), Espuma Bruma(Argentina), Coletivo Bravos (RJ), Coletivo Chama (RJ) e muitos outros.
O Encontro surgiu partindo da proposta de investigar a arte do riso, em especial o palhaço, criando uma rede de trocas e intercâmbios entre o fazer circense e o público. Ao longo dos anos vem se desdobrando de maneira democrática e promovendo a construção coletiva do riso e bem estar com a reflexão sobre o fazer artístico no circo, a formação e qualificação dos profissionais circenses.
A programação das apresentações é gratuita e se desdobra entre espaços públicos como Praça São Salvador, Praça da Bandeira, Largo do Machado, Praça Tiradentes, Fundição Progresso, Cinelândia e Praça XV.
Haverá duas oficinas com palhaços de reconhecimento mundial por seus trabalhos já realizados:
1.      E o Palhaço o que é? Ministrada por Ésio Magalhães
2.      Manual e Guia do Palhaço de Rua,Ministrada por Chacovachi.
As inscrições são feitas através do e-mail: oficinas.anjosdopicadeiro@gmail.com
De maneira autossustentável se realiza o Anjos do Picadeiro 13 com uma proposta cada vez mais participativa, colaborativa e de reapropriação cidadã de trocas festivas e de valorização do humano. Buscando consolidar o riso como instrumento de ocupação e contaminação para as ruas cariocas em beneficio de uma sociedade cada vez mais compromissada com a generosidade e o bem estar não se mede o tamanho e esforço desse sonho para tornar este encontro realidade.


Sobre as oficinas:
Email para  oficinas.anjosdopicadeiro@gmail.com
1.E o Palhaço o que é?
Ministrante: Ésio Magalhães (Campinas/SP)
Datas: 08, 09 e 10/12 - Horário: 10h às 13h

A proposta da oficina é entrar no universo do palhaço, através do prazer e do risco do jogo até chegarmos ao nariz vermelho, a menor máscara do mundo. O universo do palhaço será abordado com foco na relação Branco-Augusto e no seu encontro com o público. É um trabalho prático no qual, através de exercícios, jogos e demonstrações o tema será tratado de forma vivencial, propondo aos participantes que entrem em contato com o seu ridículo através da relação com o desejo e o poder.

Ésio Magalhães começa sua formação em Belo Horizonte no Teatro Universitário da UFMG. Em 1996, forma-se na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP. É ator, produtor e coordenador do Barracão Teatro,  espaço de investigação e criação teatral, fundado ao lado de Tiche Vianna em 1998.
Tem apresentado os espetáculos do repertório do Barracão Teatro: “O Pintor”, “Circo do Só eu!!!”, “WWW para Freedom”,” Freguesia da Fênix”, “A Julieta e o Romeu”, com o qual concorreu ao Prêmio Shell 2007 na categoria melhor ator e “Encruzilhados entre barbárie e o sonho”, com o qual concorreu ao Prêmio Shell de melhor ator em 2008. Ministra cursos de formação nas linguagens de máscara, palhaço e teatro de rua.
CONTEUDO:
Noções da linguagem da máscara;
Exercícios técnicos de escuta, observação e atenção;
Canais de comunicação;
Improvisações com foco na clareza da proposta e da realização;
Trabalhos dirigidos para entrar em contato com o ridículo de forma construtiva;
Jogos coletivos que coloquem o palhaço em situação de risco ou prazer, ou ambos;
Improvisações a partir da ação de cada palhaço aprofundando seu caráter individual.

2. Manual e Guia do Palhaço de Rua
Ministrante: Chacovachi (Argentina)
Datas: 09, 10, 11/12 - Horários:10h ás 13h
A oficina é direcionada aos artistas ou futuros artistas que queiram descobrir os segredos do palhaço de rua para aplicar para aplicar nesta área ou em qualquer outra. Direcionada ao trabalho individua em lugares não convencionais, a oficina é composta por três partes:
Chacovachi– Palhaço de rua por natureza, palhaço terceiro mundista por convicção. Seus espetáculos de rua, passando o chapéu na Praça Francia (Buenos Aires) durante 16 anos, foram inspiradores e abriram caminho para sucessivas gerações de artistas de rua. É também diretor das diversas convenções de malabares, circo e espetáculos de rua na Argentina há 13 anos. Trabalhou 22 temporadas de verão na Argentinam 10 como diretor do  Circo Vachi em São Bernardo, e 10 na Europa, Se apresentou em festas populares e festivais de reputação internacional, ruas e favelas de mais de 100 cidades de 20 países em três continentes. Seus espetáculos emocionam em transformam, mostrando um palhaço autêntico na sua luta pela diversão.

CONTEUDO:
1/Treinamento
Três energias (Física, Mental e Emocional)
Canais de Comunicação (Palabra, Gesto, Som, Ruído, Ação, Movimento)
2/Teoria e Filosofia
O básico: voz, nome, figurino, maquiagem, nariz, cabelo.
Método Xadrez .
Entreter – divertir, asombrar, delirar, denunciar, provocar
O palhaço que é/o material que tem
Profissionalismo (aquele que vive da profissão)
Estruturas Dramatúrgicas de espetáculos:Pré-convocatória; Convocatória; Farsa de Início; Rotina Participativa; Passada de Chapéu; Despedida e Final
3/ Postura Corporal
Exercício de Palhaço de Rua
O Céu e o Inferno, nomeado como A Cabeça do Bufão

SERVIÇO:
13º ANJOS DO PICADEIRO – Encontro Internacional de Palhaços
De 7 a 12 de dezembro de 2015 – Rio de Janeiro
Rodas cômicas, cabarés, cortejo cômico (palhaceata), maratona de espetáculos (Overdoze)
Programação gratuita

Oficinas:
1.      E o Palhaço o que é? ministrada por Ésio Magalhães
2.      Manual e Guia do Palhaço de Rua,ministrada por Chacovachi.
Consultar valores através do e-mail: oficinas.anjosdopicadeiro@gmail.com
Acesse:
http://www.anjosdopicadeiro.com.br
www.facebook.com/anjosdooopicadeiro
http://www.teatrodeanonimo.com.br/

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp) 
agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs