Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

9 de set de 2016

Exposição "Picasso: mão erudita, olho selvagem" na Caixa Cultural RJ a partir do dia 13/09 - Entrada Franca

A CAIXA Cultural recebe, a partir do dia 13 de setembro, a exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem.

Organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, em conjunto com o Musée National Picasso-Paris, a exposição tem curadoria de Emilia Philippot, também curadora da instituição francesa.

As obras traçam um percurso cronológico e temático em torno de conjuntos que seguem as principais fases de Pablo Picasso, nascido em Málaga, Espanha, em 25 de outubro de 1881, e morto em Mougins, França, em 8 de abril de 1973. A exposição percorre sua trajetória desde os anos de formação, com o óleo sobre tela “L'Homme à la casquette” (1895), até os últimos de produção, como na gravura em metal “Couple: femme et hommechien. Avec femme à la fleur” (1972).

A exposição possibilita uma rara imersão do público no universo do artista espanhol, que viveu grande parte de sua vida na França. Das 138 obras, 109 são de Picasso: 27 pinturas, 42 desenhos, 20 gravuras e 20 esculturas, incluindo 12 cerâmicas, em sua grande maioria nunca vistas no Brasil.

Também integram a mostra 22 fotografias feitas por Andres Villers (1930-2016) em parceria com Picasso, e três fotografias feitas por Pierre Manciet durante as filmagens de "La vie commence demain" (1949), de Nicole Védrès, no ateliê do artista em Fournas, Vallauris, na França. O filme, de 89 minutos, também poderá ser visto pelo público, junto com dois outros: “Guernica” (1950), de Alain Resnais e Robert Hessens, com 13 minutos, que aborda a obra-prima de Picasso, entre pinturas, desenhos e esculturas feitas por ele entre 1902 e 1949; e “Le Mystère Picasso” (1956), de Henri-Georges Clouzot, com 78 minutos, que revela seu processo criativo.

13 de setembro a 20 de novembro, terça a domingo, 10 às 21 horas. Entrada franca, por ordem de chegada.

Obs.: Durante o período da greve dos bancários, a CAIXA Cultural abre, de terça a sexta-feira, após as 18h (sujeito à alteração). Nos finais de semana, o horário de funcionamento é normal.

Imagem de divulgação: Pablo Picasso, Le Baiser, O beijo, The Kiss. Mougins, 26 outubro October 1969. Óleo sobre tela, Oil on canvas, 97x130 cm, Musée national Picasso-Paris, Dation Pablo Picasso, 1979. MP220. Foto Photo: © RMN-Grand Palais (Musée national Picasso-Paris) / Berizzi Jean-Gilles © Succession Pablo Picasso / AUTVIS, Brasil, 2016.

Apoio: Agenda Cultural RJ Divulgue o seu evento com a gente! Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online. agendaculturalrj agendaculturalrj@gmail.com

 Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs