27 de set. de 2016

Nora na Sede das Cias - Pesquisa cênica transformada em espetáculo é baseada em texto de Henrik Ibsen e aborda o papel da mulher na sociedade

Nora na Sede das Cias 

Pesquisa cênica transformada em espetáculo é baseada em texto de Henrik Ibsen
e aborda o papel da mulher na sociedade
De 30 de setembro a 23 de outubro a Sede das Cias recebe o projeto Nora, que teve a sua pesquisa cênica patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Com direção de Diana Herzog, a apresentação tem como ponto de partida a personagem Nora de Casa de Bonecas, peça teatral do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Para compor a pesquisa cênica, a equipe do projeto foi as ruas do Rio para ouvir histórias reais de diferentes mulheres. Esse resultado é revelado no palco, numa pesquisa de linguagem de teatro documentário, onde a dramaturgia mistura ficção e fatos reais.
O projeto parte do teatro para rua; de uma personagem para mulheres. É um trabalho que chega nas vozes coletadas na rua, e nas vozes das atrizes através da voz da Nora - um dos grandes símbolos feministas na história do teatro. “Nosso objetivo é entender como ‘Nora’ continua presente nos dias de hoje. E de que maneira ela como símbolo é atual e necessária, para que mulheres continuem a ganhar voz numa sociedade ainda patriarcal. Por isso o trabalho da pesquisa de campo, de ir para a rua ouvir mulheres é essencial. Entendemos que o próprio ato da fala para a mulher é em si transgressor.” Afirma Diana.
A personagem de Ibsen despontou à época como uma transgressora ao optar por deixar casa, marido e filhos após anos de dedicação à família. Ela decide seguir sua vida em busca de uma prioridade: si mesma. Símbolo do feminismo, que começava a tomar corpo na Europa, Nora subverteu padrões de comportamento considerados ideais para a mulher do final do século XIX.
“Quando encenada pela primeira vez, em 1879, Casa de Bonecas provocou polêmica por questionar a função e valor da mulher na sociedade. Nora é a personificação e desconstrução destes papeis. Ela se tornou um símbolo feminista - mulher não mais como um papel social, como mãe, como esposa, e sim como pessoa, indivíduo. Passados mais de 100 anos da estreia da peça, ela segue transgressora”, declara a diretora.
Para compor o projeto Nora, Diana utilizou além do texto original de Ibsen, uma outra  versão contemporânea do autor para última cena de Eleanor Marx (filha de Karl Marx) e Israel Zangwill para a mesma obra, intitulada “A Doll’s House Repaired” “Casa de Bonecas Consertada, “Casa de Bonecas é um dos textos mais continuados da história. O autor finaliza com reticências. A personagem bate à porta e sai”, explica.
A segunda temporada de Nora conta com algumas mudanças, uma delas inspirada pelo trabalho do diretor Holandês Jorgërn Tjon, que esteve recentemente no Rio de Janeiro participando da residência artística HOBRA, onde apresentou o trabalho Invisível, no qual Diana fez a sua assistência. Jorgërn pesquisa teatro documentário, uma das técnicas utilizadas no Invisível foi verbatim - técnica que se propõe a reproduzir as palavras exatas de pessoas reais gravadas em entrevistas e conversas. E a partir desse contato, Diana experimentou a técnica em uma das cenas, onde a atriz reproduz uma série de respostas de diferentes mulheres para a mesma pergunta. São sempre três perguntas, que variam a cada apresentação do final de semana, Sexta, Sábado e Domingo.

Saiba Mais

SERVIÇO
Teatro – Projeto Nora
De 30 de setembro a 23 de outubro
Horário: De sexta a domingo às 20h
Local: Sede das Cias
Endereço: Rua Manoel Carneiro 10, Lapa, Rio de Janeiro - RJ
Duração: 1h
Gênero: ficção documental
Classificação etária: 12 anos
Preço ingresso: R$30 inteira e R$15 meia
Endereço: R. Manuel Carneiro, 12 - Escadaria Selarón - Lapa
Telefone: Diana 98138-4915
Estacionamento perto da Sede: Rio Antigo Park - Rua Teotônio Regatas, s/n.o (ao lado da Sala Cecília Meireles)

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Assessoria de Imprensa digital e divulgação diária nas redes sociais!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento! 
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições, Bares e Restaurantes.
Toda a Divulgação é registrada em fotos!
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com


Instagram