12 de mar. de 2015

Galeria 535 inaugura “Comunicação em favor do direito à moradia” - mostra fotográfica gratuita


"Comunicação em favor do direito à moradia” é o tema da exposição fotográfica que foi inaugurada dia 06/03, às 18h, na Galeria 535, com curadoria do Imagens do Povo, um projeto do Observatório de Favelas. Com entrada franca, a mostra coletiva apresenta imagens produzidas por alunos das oficinas do Banco da Providência, que documentaram temas relacionados às remoções sofridas por diversas famílias devido a realização dos megaeventos no Rio de Janeiro. Sob supervisão do professor Fábio Caffé (Imagens do Povo), os jovens acompanharam de perto o cotidiano dos moradores da Vila Autódromo e do Movimento Ocupa Telerj. 

Sobre o projeto
O Projeto Inclusão Digital para Jovens Protagonistas capacita jovens de diversas comunidades do Rio de Janeiro em Tecnologias da Comunicação. Para além da formação (Comunicação e Blog, Edição de Vídeo e Fotografia), os alunos desenvolveram habilidades para utilizar a comunicação em favor do bem comum a partir de discussões sobre Cidadania, Ética e Direitos Humanos. A turma elegeu como trabalho final o tema “Comunicação em favor do Direito à Moradia".


Telerj Resiste!

O “Movimento Ocupa Telerj” é fruto de um problema social antigo da cidade do Rio de Janeiro: o enorme déficit habitacional. A questão se agravou ainda mais com a chegada dos grandes eventos à cidade (Copa do Mundo e Olimpíadas) que geraram uma supervalorização dos imóveis. O movimento se deu a partir da ocupação por famílias de várias comunidades do antigo prédio da Telerj no Engenho Novo, hoje pertencente à Oi telefônica, que estava abandonado há quinze anos.

O caso ganhou repercussão internacional quando quase dois mil policiais deram início à remoção das famílias do prédio com intimidação e violência durante o processo. Muitos tiveram que abandonar o local sem documentos, houve feridos e as imagens dos confrontos rodaram o mundo. A partir do diálogo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, as famílias aceitaram ser encaminhadas, em caráter provisório, para o ginásio da Paróquia Nossa Senhora do Loreto - Ilha do Governador. O grupo reivindica que o governo municipal providencie uma casa para cada família, mas a prefeitura diz que a situação não é tão simples e que há outras famílias que já aguardam moradia.

Vila Autódromo: Plano Popular versus Especulação Imobiliária


A Vila Autódromo é uma comunidade localizada ao lado do autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, que existe há pelo menos 40 anos. A permanência no local foi concedida pelo então governador do estado Leonel Brizola, que deu aos moradores um título de posse provisório do terreno por 30 anos, e posteriormente, foi retificado para 99 anos. Porém, desde 1993, a prefeitura do Rio de Janeiro move ação para a remoção dessas famílias.

Somente em 2012, a justiça autorizou em primeira instância uma retirada parcial da comunidade alegando motivos ambientais. Em setembro do mesmo ano, os moradores entregaram ao prefeito Eduardo Paes o projeto “Plano Popular da Vila Autódromo”, onde argumentam não haver incompatibilidade entre a construção do Parque Olímpico do Rio, a existência da comunidade, e a preservação ambiental. O plano foi elaborado por moradores em parceria com universidades federais do Rio.

O projeto previa uma área de recuperação ambiental na margem da lagoa, inclusão da comunidade no programa Saúde da Família e a construção de uma creche e de uma escola municipal e novas áreas de esporte e lazer. A recuperação da área é bem mais barata que a criação do conjunto habitacional: enquanto a proposta da comunidade está orçada em R$ 13 milhões, a da prefeitura custa R$ 38 milhões. Apesar do custo mais baixo, o plano não foi aceito e a prefeitura deu início as remoções das famílias. Muitos resistem por seus vínculos com a região.

Divulgação Cultural Agenda Cultural RJ 

Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas 

Gabriele Nery (21)99676-9323 

 agendaculturalrj@gmail.com

 INSTAGRAM 
AGENDA CULTURAL RJ Instagram