12 de mar. de 2015

Museu de Astronomia mistura Cinema e Ciência neste sábado

O Cine Ciência exibe o filme Anjos e Demônios. Em seguida, haverá debate orientado por mediadores, como os que acontecem em cineclubes de ciência e de ficção científica. No fim de semana, tem também Planetário Inflável, Observação do Céu e Brincando de Matemático. Tudo gratuito!
  
Neste sábado, dia 14 de março, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá promover, às 16h, mais uma edição do Cine ciência com o filme Anjos e Demônios, direção de Ron Howard. Em seguida, haverá um debate com especialistas sobre o assunto abordado no filme. No fim de semana, os visitantes poderão conferir ainda sessões do planetário inflável, observar o céu noturno utilizando a luneta centenária e telescópios modernos e brincar de matemático. Todas as atividades são gratuitas e direcionadas a adultos, jovens e crianças.

Em Anjos e Demônios, o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks), depois de decifrar o código Da Vinci, é chamado pelo Vaticano para investigar o misterioso desaparecimento de quatro cardeais. O filme lida com o choque moderno entre certas ortodoxias religiosas e o pensamento científico. Esse conflito se desdobra num interessante suspense em que Langdon tentará evitar uma colisão entre matéria e antimatéria que poderá ocasionar uma destruição predeterminada pelos Iluminati. Após o filme, haverá debate com Dilson de Jesus Damião e Sandro Fonseca de Souza, professores de física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Às 15h e 17h, haverá sessões do Planetário Inflável Digital. Em uma cúpula com 3,2 metros de altura e 6,4 m de diâmetro, são projetadas imagens que simulam a noite estrelada e ensinam sobre o céu e seus movimentos. Durante a atividade, o espectador tem a oportunidade de observar e aprender sobre a dinâmica dos astros. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu está sempre limpo. As sessões são conduzidas por um mediador do MAST.

O Programa de Observação do Céu (POC) tem início às 18h30, com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”, na qual os visitantes têm a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. Em seguida, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. A atividade é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado. O POC acontece às quartas-feiras e sábados.

E no domingo, às 16h, várias brincadeiras e curiosidades sobre a aritmética elementar são apresentadas e discutidas de forma divertida na oficina Brincando de Matemático. O raciocínio lógico dos participantes é aguçado com quebra-cabeças numéricos, jogos, enigmas e desafios lógicos. A atividade é dirigida ao público de todas as idades.

Na visita orientada que acontece às 15h e 17h, o público irá conhecer o conjunto arquitetônico do MAST. Durante a visita pelos 40 mil m² do campus, um mediador revela a história dos grandes instrumentos instalados no MAST e ensina sobre o desenvolvimento da astronomia no Brasil. Nos dias chuvosos, a atividade é substituída por uma visita mediada à exposição “As Estações do ano, a Terra em movimento”.

Esta exposição tem o foco na astronomia básica abordando temas como os ciclos das estações do ano, dos dias e das noites e das fases da Lua. Tais temas são apresentados por meio de diversos aparatos interativos 3D, multimídias, vídeos e painéis e ainda uma cenografia de céu. A mostra também inclui explicações elaboradas por culturas indígenas brasileiras, as estações do ano em diferentes áreas do planeta e do Brasil e expande o tema do ciclo das estações para outros planetas do Sistema Solar.

SERVIÇO
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200
www.mast.br

Entrada gratuita.

Sábado, 14 de março

Planetário Inflável Digital
15h | 17h

Cine Ciência
Filme: Anjos e Demônios
Responsável: Gastão Galvão, químico e bolsista PCI do MAST
16h

Programa de Observação do céu
18h30 às 20h

Domingo, 15 de março
Visita orientada
15h | 17h

Brincando de matemático
16h


Divulgação Cultural Agenda Cultural RJ

Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas

Gabriele Nery (21)99676-9323

 agendaculturalrj@gmail.com

 INSTAGRAM
AGENDA CULTURAL RJ Instagram