Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

12 de mar de 2015

Visitas Teatralizadas no Antigo Palácio da Justiça: Uma Forma Lúdica de Conhecer a História da Justiça e do Rio


Justiniano e Teodora 055 - 1

Imagine conhecer um prédio histórico como o Antigo Palácio da Justiça do Rio, guiado por personagens como o grande jurista Ruy Barbosa e a deusa Têmis, da Justiça, ou pelos imperadores bizantinos, Justiniano e Teodora? Pois é o que ocorre nas visitas teatralizadas do programa Por Dentro do Palácio, promovidas pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio).
No próximo sábado, dia 28/3, a visita será guiada pelos imperadores Justiniano, O Grande e sua esposa, Teodora (interpretados pelos atores Amanda Grimaldi Lerias e Andrêas Gatto). Em abril, dia 25, será a vez da dupla Ruy Barbosa e deusa Têmis (representados por Eduardo Diaz e Dulce Pena de Miranda) contar aos visitantes os segredos do Antigo Palácio da Justiça.
Temporada/2015
Desde março, o programa oferece dois tipos de sessões: as abertas à população no último sábado de cada mês, com alternância mensal da dupla de cicerones; e as agendadas, para escolas, universidades e outros grupos, com três horários disponíveis às 3ªs feiras (Justiniano e Teodora) e com dois horários disponíveis às quintas-feiras (Ruy Barbosa e Deusa Têmis). Os eventos são gratuitos e as visitas abertas ao público têm as senhas distribuídas 15 minutos antes do início da sessão, no foyer do antigo Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio, RJ).
O Roteiro
Durante o passeio, os cicerones apresentam o Antigo Palácio da Justiça, relatam fatos da história do Rio e da Justiça brasileira e revelam um pouco sobre a sua própria história. Assim, o visitante pode conhecer a arquitetura e as funções do Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, o Salão dos Passos Perdidos, o antigo Tribunal Pleno, a Biblioteca de Obras Raras e, também a Sala Multiuso do CCPJ-Rio. Tudo isso recheado de episódios históricos, relatados com humor e arte. 
Por Dentro do Palácio
O programa, criado em janeiro de 2011, nasceu no âmbito do CCPJ-Rio como resposta à demanda do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro de abrir as portas do Antigo Palácio da Justiça, após as obras de modernização e restauro (2009-2010), como um centro de cultura e memória da justiça. O suntuoso Palácio da Justiça, inaugurado no então Distrito Federal, em 1926, com a finalidade de abrigar a chamada Corte de Apelação e que, por mais de oito décadas, prestou serviço jurisdicional à cidade, há quatro anos tem servido de cenário para a realização da programação da Agenda Cultural do PJERJ, oferecida pelo CCPJ-Rio.
Dentre os seus programas, Por Dentro do Palácio tem contribuído para que a população conheça as instalações do Antigo Palácio da Justiça na companhia de personagens ícones da Justiça. No ano inaugural, o programa elegeu como seu cicerone o imortal jurista brasileiro Ruy Barbosa. Na segunda edição, Têmis, deusa grega das leis e dos juramentos, foi a personagem escolhida para ser o novo guia do palácio. No terceiro e quarto anos consecutivos, os visitantes passaram a ser recebidos pela dupla Têmis e Ruy Barbosa que, juntos, passaram a apresentar o edifício. Na nova edição, lançada em janeiro, os imperadores de Bizâncio - Justiniano e Teodora - têm a nobre missão de apresentar o palácio à população e de contar algumas façanhas do seu grandioso império. Nestes quatro anos, o programa recebeu mais de 8.000 visitantes, entre crianças e adultos de todas as idades.

Divulgação Cultural Agenda Cultural RJ

 Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas 

Gabriele Nery (21)99676-9323 

 agendaculturalrj@gmail.com

 INSTAGRAM AGENDA CULTURAL RJ Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs