Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

23 de set de 2015

Sesc Ginástico homenageia os 85 anos de Ferreira Gullar com show de Adriana Calcanhotto e debates com a presença do autor.O projeto inédito “Ferreira Gullar – porque a vida não basta” será nos dias 29/09, 30/09 e 1/10, às 19h, com entrada franca



Música, teatro, literatura e cinema em uma grande comemoração pelos 85 anos do poeta, crítico de arte, jornalista e dramaturgo Ferreira Gullar. Na grande homenagem inédita, Adriana Calcanhotto fará um show especial na abertura do projeto “Ferreira Gullar – porque a vida não basta”, que estreia no próximo dia 29/09, no Teatro Sesc Ginástico, às 19h. O evento revisita a obra de um dos escritores mais relevantes da literatura brasileira, indicado ao prêmio Nobel de Literatura em 2011. Para celebrar o aniversário do primeiro poeta concretista brasileiro, que revolucionou a poesia no país com questões sociais e políticas, uma extensa celebração realizada pela curadoria do Sesc ao longo de três dias. 

Além do espetáculo de Adriana Calcanhotto, no dia 29/09, o lançamento de duas obras do autor: “Toda Poesia” e “O Prazer do Poema: uma antologia pessoal”. Na sequência, a performance da peça inédita especialmente escrita para o projeto: “Um poema cênico para Ferreira Gullar”. Logo depois, um encontro com o autor com a mediação do escritor Antonio Carlos Secchin, que assim como Gullar, também é membro da Academia Brasileira de Letras.


A linguagem inovadora de Ferreira Gullar que conquistou enorme relevância no cenário artístico brasileiro também conduz o segundo dia do evento, 30/09, às 19h. Nesta data, exibições de filmes sobre o poeta maranhense, como o curta “Por acaso Gullar”, de Maria Rezende e Rodrigo Bittencourt e “O canto e a fúria”, documentário de Zelito Viana, além de um debate entre os diretores.

            Para encerrar a programação no dia 1/10, a estreia nacional do espetáculo inédito “Um poema cênico para Ferreira Gullar”, na íntegra, com direção de Ana Nero. A montagem, da Cia Delírios Cênicos, é um trabalho de pesquisa sobre a obra do autor, um espetáculo baseado em poemas e crônicas de Gullar, que permite que o público vivencie os sentidos da poesia de José Ribamar Ferreira, que adotou o nome de Ferreira Gullar em 1943, mesmo ano em que passa a se dedicar à poesia e começa sua trajetória como um dos maiores gênios da história da literatura brasileira.



Ferreira Gullar –
Importante autor brasileiro, recentemente eleito membro da Academia Brasileira de Letras. José Ribamar Ferreira é poeta, crítico de arte, jornalista, escritor, dramaturgo e tradutor. Dedica-se à poesia desde 1943. No mesmo ano, adota o nome Ferreira Gullar. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1951. Em 1954, publica o livro de poemas “A Luta Corporal”. Em 1956, participa da “Exposição Nacional de Arte Concreta”, realizada no MAM/SP, no Ministério da Educação e Cultura (MEC) e, em 1957, a mostra é exposta no Rio.
Em 1959, Gullar escreve o “Manifesto Neoconcreto” e publica “Teoria do Não Objeto”, com os fundamentos do neoconcretismo.
Em 1961, dirige a Fundação Cultural, em Brasília, e elabora o projeto do Museu de Arte Popular. É presidente do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1962.
Fundou o Teatro Opinião, onde escreveu peças com Oduvaldo Vianna Filho.
Em 1980, comemorou seus 50 anos com o lançamento de “Toda Poesia”, reunião de sua obra poética. Consolidando a carreira como crítico e teórico de arte, publicou, em 1985, “Etapas da Arte Contemporânea: do Cubismo à Arte Neoconcreta”.
A partir de 1990, consagrado, recebe diversos prêmios e homenagens, dentre os quais o Prêmio Jabuti, em 1999; a indicação ao Prêmio Nobel de Literatura, em 2011; o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da obra, em 2005; e o Prêmio Camões, concedido pelos governos do Brasil e de Portugal, em 2010.

Programação:

29/09 (estreia do projeto)

19h – Lançamento dos livros “Toda Poesia”, de Ferreira Gullar, pela editora José Olympio; e “O prazer do poema: uma antologia pessoal”, pela Edições de Janeiro.     
19h30 - Performance de um trecho da peça "Um poema cênico para Ferreira Gullar", com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória e Samya Enes, com direção de Ana Nero.
20h - Encontro com Ferreira Gullar, com mediação de Antonio Carlos Secchin. 
21h – Show de Adriana Calcanhotto em homenagem à Ferreira Gullar.


30/09
19h30 - Performance de um trecho da peça "Um poema cênico para Ferreira Gullar", com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória e Samya Enes, com direção de Ana Nero.
20h – Exibição de filmes sobre o poeta: “Por Acaso Gullar”, curta-documentário dirigido por Maria Rezende e Rodrigo Bittencourt. Na sequência, “O canto e a fúria”, documentário de Zelito Viana.
21h – Conversa entre os diretores dos filmes, Zelito Viana e Maria Rezende.

1/10
19h30 – Estreia nacional do espetáculo "Um poema cênico para Ferreira Gullar", com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória e Samya Enes. Direção: Ana Nero.
21h - Debate com as atrizes Janaina Suaudeau, Joana Dória, Samya Enes e a diretora Ana Nero.


Serviço:

“Ferreira Gullar – porque a vida não basta”

Teatro Sesc Ginástico

29/09, 30/09 e 1/10, às 19h
Avenida Graça Aranha, 187, Centro.
Tel.: (21) 2279-4027
Preço: gratuito – retirada de senhas a partir das 15h.
Classificação: 12 anos.
Capacidade - 513 lugares.
Realização: Sesc.
Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 

 #agendaculturalrj

  Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs