Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

29 de set de 2015

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC) - O processo seletivo do Circo Crescer e Viver fica aberto até o dia 15/10


Com o objetivo de oferecer uma formação profissionalizante para artistas de circo, o Circo Crescer e Viver criou em 2011 o PROFAC (Programa de Formação do Artista de Circo). Desde então, jovens de todo o país buscam o curso como forma de ampliar e aprimorar seu vocabulário artístico. As aulas são gratuitas e jovens entre 16 e 23 anos podem participar. As inscrições para a próxima turma seguem abertas até o dia 15/10 e podem ser feitas através do site http://crescereviver.org.br/.

O curso dura 3 anos e as aulas acontecem na parte da manhã, de segunda a sexta, na lona do Circo Crescer e Viver. As aulas consistem em preparação corporal, acrobacia de solo, acrobacia aérea, equilibrismo, malabarismo, interpretação, dança contemporânea, além de conteúdos eletivos como capacitação em pedagogia circense, práticas de ensino e oficinas de técnicas especiais. 

Segundo Maycow Ribas, 22 anos, aluno do Profac, o Crescer e Viver ampliou seus horizontes artísticos. "Eu morava ao lado de um circo e sempre pedia para ir lá. Aos 8 anos me puseram dentro do globo da morte. Mas comecei no circo em 2007 na minha cidade (Vila Velha-ES) fazendo tecido e lira. Achei que o circo era só isso. Mas, no PROFAC, descobri que era muito mais do que isso. Fiz a prova em 2013 e passei. Pedi demissão do banco e fui morar no Rio. Descobri um mundo no circo, ele não era formado apenas por lira e tecido como eu imaginava".

O Circo Crescer e Viver tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Hope, com apoio da ABC Trust.




SOBRE O PROFAC:

O PROFAC - Programa de Formação do Artista de Circo destina-se a jovens que se interessam pelo circo como um campo de formação e profissionalização. Os aspirantes passam por um processo seletivo de habilidades em técnicas circenses, avaliação de capacidades físicas e artísticas e entrevistas individuais para ingressarem no programa. Com duração de três anos, tem por objetivo formar jovens artistas através do desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades artísticas e culturais, preparando-os para a atuação performática com excelência e segurança, no contexto dos múltiplos espaços cênicos e das diversas possibilidades de encenação no espetáculo circense, com conteúdos voltados para os alunos estruturarem um amplo vocabulário artístico e cultural.

SOBRE O CIRCO CRESCER E VIVER:

O Circo CRESCER E VIVER junta arte e transformação social em seu picadeiro. Criado há 12 anos, o projeto desenvolve ações nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes circenses, numa das mais exitosas experiências de utilização do circo como ferramenta de diálogo pedagógico junto a crianças e jovens que vivam em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o Crescer e Viver é um empreendimento com atuação em todos os elos da cadeia produtiva circense. 

O reconhecimento do trabalho fez com que o Circo Crescer e Viver se transformasse em uma das organizações líderes da Rede Circo do Mundo Brasil, articulação que representou junto à Rede Internacional de Formação em Circo Social e à Federação Ibero-Americana de Circo. 

SERVIÇO: 
Inscrições para o Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC) do Circo Crescer e Viver
Site: http://crescereviver.org.br/
Período: até 15/10
Endereço: Rua Carmo Neto, n° 143 - Ao lado do Metrô da Praça Onze - Centro do Rio.
  Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs