31 de mar. de 2018

A Audio Rebel traz, em 03 de abril (terça-feira), às 20h, o show de “Acrílico”, novo álbum da cantora Nina Becker.


Nina Becker traz turnê de disco “Acrílico” ao palco da Audio Rebel

A Audio Rebel traz, em 03 de abril (terça-feira), às 20h, o show de “Acrílico”, novo álbum da cantora Nina Becker. A artista mostra as canções autorais inspiradas no audiovisual e em trios de bossa-jazz dos anos 50 e 60, somadas às suas próprias referências pessoais com o samba, pós-punk e a influência de sons experimentais da geração tropicalista. Os ingressos custam R$20 e a classificação etária é de 16 anos.

Inspirada no cinema, a carioca Nina Becker reúne o múltiplo talento no registro “Acrílico” (YBmusic/Natura Musical). O disco passeia por cores, espaços, acordes, estúdios, figurinos, desenhos e cenografias do Brasil dos anos 50 e 60. O álbum não é só um conjunto de canções, mas traz na bagagem a formação em design de Nina e sua experiência como cenógrafa e diretora de arte no cinema e na publicidade, imprimindo uma estética no registro e a busca pela extensão da linguagem musical para a linguagem plástica, complementando todas as canções. “Acrílico” é apresentado ao lado de banda formada por Pedro Sá (guitarra), Pedro Fonte (bateria), Rafael Vernet (piano) e Alberto Continentino (baixo).

Nina iniciou a carreira na big band Orquestra Imperial depois de passar mais de uma década trabalhando como diretora de arte, cenógrafa e figurinista. Durante 15 anos, ao lado de artistas como Moreno Veloso, Rodrigo Amarante e Kassin, nos bailes da Orquestra, refinou sua voz e sua presença nos palcos. Becker possui três trabalhos solo: “Azul” e “Vermelho” (ambos de 2010), e “Acrílico” (2017).

A Audio Rebel é a casa da música e arte alternativa no Rio. Localizada na Zona Sul, o local reúne artistas internacionais e nacionais de diversos gêneros, organizando ensaios e gravando discos de cantores independentes. Por lá também funciona uma loja de instrumentos musicais e uma oficina de luthieria (confecção de instrumento de cordas). O espaço fica na Rua Visconde de Silva, 55, em Botafogo.

O show nas palavras de Nina Becker:

dia 3 de abril vai rolar mais um show de lançamento de acrílico, meu mais recente disco. eu disse lançamento porque embora o primeiro show tenha sido em outubro do ano passado - o que parece que foi há mil anos atrás e na prática dos calendários ainda é ontem - o que se passa hoje em dia é que discos ficam em estado de lançamento permanente, furando camadas de resina comunicativa e mergulhando em túneis do tempo-espaço para chegar aos ouvidos ouvintes. para sempre. em novos lugares. novos momentos. outras pessoas. e situações. e contextos. cada experiência é unica e fortalece o percurso que o disco vai traçando, os significados que ele vai absorvendo.

esse show também serve para marcar a conclusão de um ciclo de filmagens cujo início foi há um ano atrás. por sua inspiração fortemente visual, e pelo fato de ter me dedicado por uma década ao cinema antes de começar a cantar, queria registrar em linguagem cinematográfica o processo de feitura do disco. para isso convidei o diretor felipe nepomuceno e o diretor de fotografia lula carvalho, dois artistas monstros da imagem em movimento. começamos uma série de filmagens experimentais em preto e branco com apenas uma câmera na mão, sem o compromisso de documentar o que estava acontecendo, e sim de apenas buscar as belezas que se revelavam diante da lente da câmera enquanto as canções tomavam forma. assim captamos os ensaios, as gravações das bases, as das vozes e agora captaremos o show.

não sabemos ainda qual será o resultado final desse trabalho, e essa é uma das maiores belezas. a única certeza é a de que estamos fazendo um cinema artesanal e que a intenção é traduzir o acrílico para a tela. esse filme ou série de pequenos filmes ou clips, ou o que for, vai ser lançado ainda esse ano pelo canal brasil.

será um espetáculo produzido a 16, (na verdade infinitas) mãos: entro naquele espaço com a missão de “acrilicar” aquele lugar, vou envelopar todas as superfícies que puder com materiais em preto e branco; somam-se as mãos dos músicos da banda, rafael vernet (piano), alberto continentino (contrabaixo), pedro sá (guitarra) e pedro fonte (bateria); a mão do duda, nosso engenheiro de som e co-produtor do disco; a mão do felipe nepomuceno, que sem walkie-talkies, gruas e outros aparatos estrombólicos, vai dirigir essa captação e a mão do fotógrafo lula carvalho, que vai iluminar o show e deixá-lo interessante para a câmera e para a plateia --> as mãos calorosas da plateia.

não foi planejado que o final das filmagens seria um show, nem que seria na rebel. essas coincidências felizes vieram de todo o processo, de adaptar as agendas e as vontades de cada um dos envolvidos e o fato é que estou encantada pela ideia de que esse, que é o meu primeiro show na rebel, vai ser registrado da maneira mais bonita que eu poderia imaginar. quero convidar todos vocês para participar dessa noite especial, dessa noite que vai ser uma parte viva do acrílico acontecendo na nossa frente, na vossa frente, dentro da gente, sem saber exatamente o que vai acontecer, como a própria vida é.
um forte abraço e até lá!

Ouça “Acrílico”: https://goo.gl/VsmGhb

Serviço
Nina Becker
Data: 03/04/2017 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Audio Rebel
Endereço: Rua Visconde de Silva, 55 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$20
Classificação: 16 anos
Capacidade da casa: 90 pessoas (lotação máxima)
Forma de pagamento: para o ingresso, apenas dinheiro; no bar, todos os cartões de crédito. Casa equipada com ar condicionado e wi-fi gratuito
Horário de funcionamento da bilheteria: todos os dias, de 13h às 21h

Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos. Divulgação de Midia Online. (21)996769323 / whatsapp
#agendaculturalrj