26 de mar. de 2018

ROLÉ CARIOCA 2018
Projeto lança agenda 2018 com evento no CRAB

31 de março de 2018

Realizado desde 2013, o Rolé Carioca entra em sua 6ª temporada com a marca de mais de 150 km percorridos mais de 40 passeios gratuitos, levando histórias da cidade do Rio de Janeiro para mais de 20 mil pessoas. A agenda desse ano será lançada em um evento no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, dia 31 de março. Sempre inovando a cada ano, a edição 2018 traz o “Rolé Visita”, passeios a locais e instituições específicas e seus entornos, sem deixar de realizar os já roteiros a pé do projeto.


O Rolé Carioca é uma realização do Estúdio M’BARAKÁ e co-realização do CRAB, com consultoria de conteúdo dos professores do curso de História da Estácio, Rodrigo Rainha e William Martins.

“Caminhar pela cidade sem rumo ou sem preocupação, flanar, nas palavras de Baudelaire, é divagar pelo espaço urbano e apreciar suas sutilezas. Explorar a cidade é também um movimento para transformá-la, compreendendo sua história e percebendo suas nuances, signos e deformidades”. Afirma Isabel Seixas, coordenadora do projeto, que tem como objetivo principal promover o encontro de moradores e visitantes com a cidade e sua história
.

SOBRE O EVENTO DE LANÇAMENTO DO ROLÉ 2018

A agenda de 2018 será inaugurada com uma manhã de atividades e oficinas celebrando a relação entre a cidade e os festejos populares. A programação conta com: Rolé pela praça Tiradentes e CRAB; Oficina de percussão; Oficina de Máscaras; e Oficina de adereços para fantasias.

Rolé pela Praça Tiradentes + Visita ao CRAB– O já tradicional passeio pela Praça Tiradentes com visita guiada à exposição Festa brasileira: Fantasia feita à mão. No passeio será abordada a relação da Praça Tiradentes com a diversão e os festejos populares!

Oficina de percussão* – Na oficina será possível fazer uma experimentação de alguns instrumentos, com a ala de batuqueiros do bloco da Terreirada Cearense, que pesquisa a cultura popular do Cariri e a transporta para o carnaval do Rio de Janeiro.

- Oficina de Máscaras de seres fantásticos* – Com inspiração na obra de Mestre Noza, um dos maiores nomes da arte popular de Pernambuco, Rodolfo Darsie - artista multimídia, irá ensinar como produzir do zero uma das máscaras populares que representam ludicamente personagens e histórias das manifestações populares do Brasil.

Oficina de adereços para fantasia* – Com diversas cores e texturas, as festas brasileiras são um presente aos olhos e carregam muitos significados, para além do embelezar. Nessa oficina, facilitada por Bruno Rubinato, do bloco da Terreirada Cearense, o público terá a oportunidade de produzir algumas peças símbolos de festejos, do Reisado do Cariri ao Carnaval de rua carioca.

* As inscrições serão realizadas no local, a partir das 9h30 por ordem de chegaa. Valgas limitadas.

ROLÉ VISITA – a novidade da edição 2018 !

O “Rolé Visita”é um módulo onde uma edificação é escolhida como ponto principal do passeio, que revela sua história e contempla todo o seu entorno. O CRAB foi selecionado para o ponta pé inicial do “Rolé Visita” devido a importância histórica da edificação, exposição em cartaz e proximidade da Praça Tiradentes. Para 2018 o “Rolé Visita” vai contemplar o Museu Nacional, Jardim Botânico, o Museu de Belas Artes entre outros espaços.

AGENDA ROLÉ CARIOCA 2018

27 de Maio – Centro: Avenida Rio Branco

10 de Junho - Rolé Visita: Futebol

07 de Julho - Marechal Hermes

29 de Julho – Rolé Visita: Museu Nacional

26 de Agosto – Centro: Primeiro de Março, antiga Rua Direita

30 de Setembro - Rolé Visita Jardim Botânico

21 de Outubro - Aterro do Flamengo

25 de Novembro – Andaraí

01 de Dezembro - Rolé Visita: Museus 

www.rolecarioca.com.br

Agenda Cultural RJ ▪ 
Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos. Divulgação de Midia Online. (21)996769323 / whatsapp #agendaculturalrj 




HISTÓRICO DO PROJETO

Realizado desde 2013, o Rolé Carioca atingiu a marca de 150 km percorridos em mais de 40 passeios gratuitos, promovendo as histórias da cidade para um público estimado em 20 mil participantes. No ano de estreia, passou pelos seguintes bairros: Urca, Cinelândia/Lapa, Madureira, Praça Tiradentes/Largo da Carioca, Rio Comprido, Gamboa e Vila Isabel. Em 2014, os passeios foram realizados em Botafogo, Méier, Praça XV/Castelo, Região Portuária, São Cristóvão e Tijuca. Em 2015, quando o evento fez parte das comemorações oficiais do 450º aniversário do Rio de Janeiro, o Rolé visitou o quadrilátero de fundação da cidade formado pelos morros do, de Santo Antônio, de São Bento e da Conceição; Niterói, Catete, Santa Cruz, Catumbi, Paquetá, Penha e Saara. O Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos em 2016 e o Rolé Carioca incluiu em seu roteiro o novíssimo Circuito Porto, além dos bairros Maracanã, Engenho de Dentro, Copacabana, Del Castilho e Laranjeiras.

2016 também foi o ano de expansão do roteiro. Assim, o Rolé ganhou uma versão nacional com passeios em cinco capitais brasileiras. O Rolé Brasil levou centenas de pessoas a dois roteiros distintos em cada uma das cinco capitais visitadas. Em duas ocasiões Fortaleza, Salvador, Curitiba, São Paulo e Florianópolis receberam o Rolé Brasil. Neste ano o projeto ganhou também uma exposição, realizada no Museu do Amanhã.

Em 2017 o Rolé realizou uma edição especial na véspera do Dia dos namorados, o Rolé do Amor. O projeto promoveu um roteiro pelo bairro da Glória passando pelo Palácio do Catete, Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Aterro do Flamengo, Marina da Glória, Memorial Getúlio Vargas, entre outros pontos importantes.

O CRAB – CENTRO DE REFERENCIA DO ARTESANATO BRASILEIRO: CO-REALIZADOR DO PROJETO

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) é uma plataforma mercadológica para o reposicionamento e a qualificação do artesanato brasileiro, transformando-o em objeto de desejo e consumo e, consequentemente, aumentando seu valor de mercado.

O CRAB desenvolve suas ações por meio de diversas formas de relacionamento com o público, respeitando os hábitos, os gostos e a própria natureza do artesanato. O conceito base vem do tripé emoção, conhecimento e comercialização, que, integrados, levam em conta novas conexões, novos modos de viver e apreender o artesanato.

Como expressão criativa brasileira, o artesanato é visto em conexão e diálogo com outros segmentos da economia criativa como o design, as artes, a moda e a cultura. Trazer à luz a marca “Artesanato Brasileiro” como referência mundial de qualidade é o propósito maior do CRAB.

REALIZADORES E PATROCINADORES

O Rolé Carioca é uma realização do estúdio M’BARAKÁ, com consultoria de conteúdo dos professores do curso de História da Universidade Estácio, Rodrigo Rainha e William Martins, mestres de cerimonia do projeto e guias dos passeios). O projeto tem patrocínios da Universidade Estácio, Rio Galeão, SHIFT ETT, First RH e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Como apoiador esta a CineSystem. Todos os patrocínios foram realizados através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

SOBRE O ESTÚDIO M’BARAKÁ (UM-BA-RA-KÁ) – REALIZADOR E IDEALIZADOR DO PROJETO

Criado por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká nasceu há 12 anos como uma produtora com foco na criação e planejamento de projetos culturais misturando arte, estratégia e design. O estúdio desenvolve projetos múltiplos a partir da interação com profissionais de diversos segmentos artísticos ou de conteúdo, e se destaca por sua metodologia, que envolve um criterioso atendimento às etapas de criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo se diferenciam e os sócios acreditam na criação de experiências relevantes, que gerem conhecimento e valor para seus públicos.www.mbaraka.com.br