17 de ago. de 2016

LIVRO INFANTO-JUVENIL DE ADRIANA FALCÃO GANHA VERSÃO TEATRAL COM DIREÇÃO DE DUDA MAIA Indicado ao Prêmio Jabuti, A Gaiola chega pela primeira vez aos palcos no espetáculo musical que percorrerá os CCBBs Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo


LIVRO INFANTO-JUVENIL DE ADRIANA FALCÃO GANHA VERSÃO TEATRAL COM DIREÇÃO DE DUDA MAIA  
Indicado ao Prêmio Jabuti, A Gaiola chega pela primeira vez aos palcos no espetáculo musical que percorrerá os CCBBs Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo 

A história de amor e separação entre uma menina e um passarinho, que há dois anos rendeu uma indicação ao Prêmio Jabuti à escritora Adriana Falcãopelo livro infanto-juvenil A Gaiola, ganha os palcos pela primeira vez no espetáculo musical homônimo, assinado pela diretora Duda Maia. Com adaptação da própria autora e de Eduardo Rios, a peça estreia em 16 de julho no CCBB Brasília, dentro do projeto Temporada Infantil Brasilprev, que inclui ainda apresentações nos CCBBs Rio de Janeiro (28/7 a 28/8) e São Paulo (7 a 29 de janeiro de 2017).  
No palco, os personagens de Carol Futuro e Pablo Áscoli iniciam uma história de amor quando o passarinho cai, ferido, na varanda da casa da menina: “É uma história que aborda temas delicados, mas fala também de reinvenção e novas possibilidades, de  uma forma lúdica, carregada de humor e lirismo”, define Adriana. Na trama, a menina se dedica a cuidar do passarinho e, à medida que vão convivendo, se apegam um ao outro até se apaixonarem. Ele fica curado e, na hora da despedida, ele pede para que a menina o aprisione numa gaiola. Um dia a menina flagra o passarinho na gaiola, encantado com a beleza do dia lá fora e uma crise se instala entre os dois.

A tentativa de prender o amor se mostra inútil e os dois chegam a uma importante conclusão.   O desafio em elaborar uma dramaturgia para agradar o exigente público mirim resultou em um espetáculo que mistura teatro, dança, música, canto e contação de história. Capitaneada por Duda Maia, a tarefa contou também com a colaboração dos autores, elenco e equipe: “Este trabalho é de fato uma criação coletiva, onde todos opinam e trazem ideias, o que é muito enriquecedor. Só consigo ter criatividade nesse lugar de troca e experimentação”, explica.   Com longa e premiada carreira como diretora de movimento, Duda criou uma partitura coreográfica que costura toda a encenação, exigindo um intenso trabalho físico dos atores. “Em determinados momentos, a história avança unicamente através da movimentação e expressão corporal dos atores”, revela. Em outros, Carol e Pablo intercalam o texto com a interpretação de seis canções, com letras de Adriana Falcão e Eduardo Rios. Todas levam a assinatura do compositor Ricco Viana, diretor musical do espetáculo, responsável ainda pelos temas instrumentais, que permeiam praticamente todo o espetáculo.  
Além de dançar, cantar e interpretar o texto, ora como personagens, ora como narradores, os atores ainda manipulam o cenário, montando parte da estrutura em cena. Criada pelo artista plástico João Modé, a cenografia é na verdade uma instalação artística: além de um banco comprido e um trapézio, que servirá como poleiro para o passarinho, uma grande caixa se transformará na gaiola, peça central da trama.  

Saiba Mais

SERVIÇO:  

Temporada: de 29 de julho a 28 de agosto de 2016
Horários: sexta, sábado e domingo, às 16h
Ingresso: R$ 20,00 - inteira    R$ 10,00 – clientes e funcionários do BB, estudantes e maiores de 60 anos
Bilheteria: de quarta a segunda, de 9h às 21h
Vendas online: www.ingressorapido.com.br
Duração: 60min Capacidade: 86 lugares
Classificação indicativa:Livre
Local: CCBB RJ – Teatro III
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro Tel: (21) 3808-2020 ccbbrio@bb.com.br
Acesso para portadores de necessidades especiais
Para mais informações, acesse: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, filmes,  festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
Solicite um orçamento!
Contato:
Gabriele Nery
agendaculturalrj@gmail.com

#agendaculturalrj


Instagram