18 de out. de 2017

ARTE DO PALHAÇO Oficina de Acrobacia Gratuita! com Glaucy Fragoso


SEMANA DE ATIVIDADES PARA TODAS AS IDADES CELEBRA A ARTE DO PALHAÇO



Respeitável público, é chegada a hora de uma grande festa de celebração à arte do palhaço. A ESLIPA - Escola Livre de Palhaços realizará uma semana para lá de cômica com diversas atividades espalhadas pela cidade, com a participação do grupo Circo do Asfalto, entre os dias 16 e 20 de outubro. E no dia 21 de outubro, o “grand finale” ficará por conta da Palhaçatura – cerimônia de formatura de novos palhaços, alunos da ESLIPA. Toda a programação tem entrada franca.

Entre os dias 16 e 20, pela manhã, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, serão realizados seminários, rodas de conversa, oficinas e a exposição de duas teses sobre a arte da palhaçaria, escrita por alunos das turmas anteriores da ESLIPA. Já as tardes serão dedicadas às oficinas de palhaço, dirigidas pelo casal de fundadores do Grupo Off-Sina, Richard Riguetti e Lilian Moraes. À noite a diversão será garantida a partir do dia 17, às 20h, com apresentações do grupo Circo do Asfalto e do Cabaré Eslipiano, reunindo artistas de todo o Brasil formados pela ESLIPA, na Praça do Largo do Machado.



Para finalizar, no dia 21, na Praça do Largo do Machado, às 16h, acontecerá a tradicional “Palhaçatura”, um rito de passagem com as PalhaNinfas Lily Curcio e Lilian Moraes. A cerimônia marca um momento de transição na vida de um artista/palhaço, simbolizando o fim de um ciclo de aprendizagem e o início da vida profissional. A comemoração contempla as melhores cenas criadas pelos palhaços formandos.

“Como fundadores e coordenadores da ESLIPA, sentimos uma profunda emoção em proporcionar essa significativa transição através de um rito de passagem. Palhaços de várias regiões do Brasil entrarão em uma nova fase de suas vidas artística e cidadã, atingirão um novo patamar na arte e no oficio da palhaçaria. A emoção está na ponta do nariz!”, revelam Richard Riguetti e Lilian Moraes, diretores do Grupo Off-Sina.

Sobre a Escola


Fundada em 2012 pelo casal de artistas Richard Riguetti e Lilian Moraes, que formam o Grupo Off-Sina, o espaço foi pensado para potencializar a linguagem do palhaço na América Latina. Priorizando novos conhecimentos e troca de saberes sobre o ofício, a escola foca na qualificação e o aperfeiçoamento artístico e técnico de artistas que atuam em diversos espaços cênicos, bem como artistas interessados em desenvolver uma pesquisa sobre a arte da palhaçaria.

Com o propósito de elaborar um programa inovador e criativo, que permita uma elevada percepção estética e uma renovação qualificada da cena integram o time de mestres da ESLIPA importantes profissionais de circo, teatro e música, entre eles Pepe Nuñez, Lily Curcio, Esio Magalhães, Teófanes Silveira e Ricardo Puccetti.

SERVIÇO:

Segunda, dia 16 - Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian – CALOUSTE: R. Benedito Hipólito, 125 - Centro, Rio de Janeiro – RJ.

10h às 12h30minh - Seminário Escola de Palhaço para que e para quem?

14h às 18h - Oficina de Palhaço Richard e Lilian

Terça-feira, dia 17 – CALOUSTE

9h às 11h - Roda de Conversa com Circo do Asfalto e Adriano Mauriz

11h às 13h - Palhaços na Academia

14h às 18h - Oficina de Palhaço Richard e Lilian

PRAÇA DO LARGO DO MACHADO

19h às 22h - Cabaret Eslipiano Direção: Fran Marinho (Circo do Asfalto/SP)

Quarta-feira, dia 18 - CALOUSTE

9h às 11h - Oficina de Acrobacia Glaucy Fragoso

11h às 13h - Oficina de Dramaturgia

14h às 18h - Oficina de Palhaço Richard e Lilian

PRAÇA DO LARGO DO MACHADO

19h às 22h - Espetáculo “Percha” com Circo do Asfalto

Quinta-feira, dia 19 – CALOUSTE

9h às 11h - Roda de Conversa com Pedro Sitta, Jimmy Charles, Jessé Cabral e Dio Jaime

11h às 13h - Oficina de Música Anthony Brito

14h às 18h - Oficina de Palhaço Richard e Lilian

PRAÇA DO LARGO DO MACHADO

19h às 22h - Cabaret Eslipiano Direção: Glaucy Fragoso

Sexta-feira, dia 20 – CALOUSTE
09h às 11h - Oficina de palhaço com Jessé Cabral

11h às 13h - Ensaio da Banda

14h às 18h - Oficina de Palhaço com Richard e Lilian

PRAÇA DO LARGO DO MACHADO

19h às 22h – Espetáculo Circo Rodado

Sábado, dia 21 – PRAÇA DO LARGO DO MACHADO

16h – Palhaçatura, rito de passagem com as PalhaNinfas Lily Curcio e Lilian Moraes


Agenda Cultural RJ - Produção,  Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj

  Instagram