21 de out. de 2017

XII Edição do Arte em Laranjeiras e Cosme Velho SHOW, MODA, ARTE CULTURA E GASTRONOMIA E CERVEJAS ARTESANAIS. Uma grande exposição artística e cultural.



LANOZ
Apresenta
XII Edição do Arte em Laranjeiras e Cosme Velho
SHOW, MODA, ARTE CULTURA E GASTRONOMIA E CERVEJAS ARTESANAIS.
Uma grande exposição artística e cultural.



Dias 20 a 22/ 27 a 29 de outubro, das 10 às 22h, Praça do Largo do Machado.
XII Edição do Arte em Laranjeiras e Cosme Velho

O projeto “ARTE EM LARANJEIRAS E COSME VELHO” em sua décima segunda edição é um evento cultural que visa divulgar as diversas formas Artísticas-Culturais existentes na região as quais se destacam-se as artes plásticas, o Artesanato, a Literatura, a Música e o Teatro. Os moradores dos bairros de Laranjeiras e Cosme Velho e o Público carioca em geral, terão a oportunidade de conhecer as diversas manifestações artísticas, a gastronomia, a história e as peculiaridades dos dois bairros e as iniciativas que promovem a cidadania e que valorizam nossos cidadãos.

O Objetivo do Evento é INTEGRAR E PROMOVER as iniciativas artísticas, culturais e sociais assim como os empreendimentos gastronômicos dos bairros e Laranjeiras e Cosme Velho.

Os Bairros de Laranjeiras e Cosme Velho, desde o tempo do Império estão unidos, foram responsáveis, nessa ocasião pela distribuição das águas do Rio Carioca para outras localidades da cidade.

São bairros tradicionais que preservam, ainda muitos imóveis de grande valor arquitetônico e histórico, pouco explorados por moradores dos bairros e, menos ainda, pelos outros cariocas e turistas que visitam nossa cidade. Grande parte da população do Rio conhece pouco ou desconhece: o Castelinho do Flamengo, o Palacete Seabra, a casa do empresário tcheco Frederico Figner e onde hoje funciona o Senac Rio, o Parque Guinle, o Palácio Laranjeiras, o Mercado São José, o Largo do Boticário, as mansões dos Klabin e do Roberto Marinho, as Casas Casadas, a Bica da Rainha, a Chácara dos Abacaxis e a Estrada de Ferro do Corcovado e o Cristo Redentor.

Mesmo os moradores não se dão conta da diversidade e do quanto esses dois bairros oferecem. Temos aqui mais de 20 estabelecimentos de ensino, com destaque para tradicionais colégios como: São Vicente de Paula, Sion, Miraflores, Eliezer Max, Instituto Nacional de Surdos, Casa da Leitura, Edem, Escola Municipal Senador Corrêa, Faculdades Bennett.

O evento acontecerá nas principais praças públicas dos bairros de Laranjeiras e Cosme Velho, nos ateliês dos artistas, nos colégios, faculdades e nos restaurantes e estabelecimentos que aderirem ao projeto. LOCAIS:Praça Largo do Machado, Praça Bengurion, Praça Jose de Alencar. Praça São Salvador, Mercado São José, com: Exposição de Fotos, Quadros, Artes Plásticas, Artesanato e apresentações artísticas.

Colégios e Fauldades: com Exposição dos trabalhos Artísticos dos alunos´: EDEM, BENNETT, Escola Senador Correa, INES

Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória com palestras e concerto.

Exposições Coletivas: Abertura no Salão da Escola Senador Correa com exposições de Grandes Artistas Plásticos, Fotografias , Artesanato, Música, Poesia , e Exposição de ARTE RECICLADA)

O Projeto “ARTE EM LARANJEIRAS E COSME VELHO”, em sua décima segunda edição, é um evento Cultural que visa divulgar as diversas formas Artísticas e Culturais existentes na região. Os artistas plásticos, artesãos, escolas e Ongs mostrarão suas produções artísticas. Pretendemos aliar as Exposições algumas apresentações de grupos de música, dança, teatro, oriundos de comunidades que fazem da Arte seu caminho para inserção social.

Os bairros de Laranjeiras e Cosme Velho têm grande potencial Turístico e Cultural, com pontos de grandes interesse, como o Museu de Arte Naif, a Casa de cultura Austregésilo de Ataíde, o Trem do Corcovado(Cristo Redentor), e aspectos históricos e Arquitetônicos que merecem ser divulgados. São dois bairros de forte formação cultural, com importantes Ateliês de Arte,(que muitas vezes estão em prédios), Escolas de Arte e Teatro, Escolas de Música e boa Gastronomia. É também, uma região que conta com mais de 15 Ongs e projetos sociais, muitos deles com produções artísticas próprias, como as Ongs: “ Se essa Rua fosse minha”, Ação da Cidadania-Comitê Flamengo, Instituto Vivendo, Viva cazuza, Anjos com Visão, que terão tendas para mostrar seus trabalho.

O Objetivo é levar ao conhecimento do Público a produção cultural existentes nesses bairros, promovendo uma maior integração entre os artistas e a população, mostrando que os bairros de Laranjeiras e Cosme velho podem ser mais que bairros de passagem. Queremos promover uma semana de Cultura e Lazer, ampliando as possibilidades dos diversos setores.

SERVIÇO:
Local: Praça do Largo do Machado.
Dias: 20 a 22/ 27 a 29 de outubro (Sexta, Sábado e domingo)
Horário: das 10h às 22h.
Mais informações com a Célia Zanon, nos números: 21 99678-0712 // 21 2255-6271. E-mail: celialanoz@gmail.com | celiazanon1@globo.com
Acesse e saiba mais: https://www.facebook.com/lanozevents
Acompanhe a Lanoz nas redes sociais.

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj