25 de out. de 2017

Show de lançamento do CD “Reencontro”, em que o trompetista Silvério Pontes comemora seus 40 anos de carreira. No dia 1º de novembro, ele faz show na Casa do Choro


SILVÉRIO PONTES LANÇA CD AUTORAL

Trompetista mostra magia ao tirar lindas melodias da cartola

Chegou a vez do Rio de Janeiro receber o show de lançamento do CD “Reencontro”, em que o trompetista Silvério Pontes comemora seus 40 anos de carreira. No dia 1º de novembro, ele faz show na Casa do Choro, depois de levar as canções desse CD autoral a Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Niterói.

O espetáculo terá formato de quinteto – baixo, bateria, piano, trombone e trompete – e não em formato de regional, tradicional do choro, já que a proposta é mostrar as composições do CD “Reencontro”, que é pródigo de estilos. Afinal de contas, Silvério recebeu influências variadas desde que ganhou seu primeiro trompete aos oito anos de idade. Por isso, o show baseado no CD passeia por diferentes gêneros: bossa nova, choro, valsa, polca, bolero e jazz.

Apesar de se considerar um “chorão” trabalhando há 30 anos com o trombonista Zé da Velha, Silvério Pontes lembra que já tocou em outros ritmos e com artistas diversos, como Tim Maia – que acompanhou como integrante da banda Vitória Régia por 12 anos –, Paulinho da Viola, Luiz Melodia, Elza Soares, Francis Hime, Beth Carvalho, Yamandú Costa e a banda Cidade Negra.

Além das músicas do CD lançado pelo selo Des Arts, o repertório vai incluir choros conhecidos de Pixinguinha e Bonfiglio de Oliveira, uma parceria com Marcelo Caldi feita especialmente para a própria Casa do Choro e um aperitivo do trabalho que o trompetista vai lançar com obras do maestro Radamés Gnattali, em dueto com o pianista Antônio Guerra, integrante do quinteto que estará no show do dia 1º de novembro.

“Adorei o convite da Luciana Rabello para fazer, na Casa do Choro, o primeiro show deste CD no Rio. É uma casa importante no Rio de Janeiro, um espaço que define muito a trajetória do choro, um lugar importante pra nós músicos”, empolga-se Silvério.

O CD “Reeencontro”

O tal “Reencontro” de Silvério Pontes é consigo mesmo, com sua criatividade, com suas emoções, com seu talento e toda a sua versatilidade. Se o choro sempre foi o carro-chefe do trabalho do trompetista, ele puxa um cortejo de ritmos, estilos e gêneros. Diversidade que o compositor e violonista Guinga exalta com empolgação: “Grande artista brasileiro! Você lembra as aves da Ponta d`Areia. Sua música é linda!”.

O CD tem concepção e idealização de Silvério Pontes. Da alegre faixa “Polca na praia” à romântica “Amor eterno”, do choro ao jazz, Silvério passeou por lembranças de infância com a circense “Hoje tem marmelada” e rendeu homenagens ao ídolo, o compositor e instrumentista Astor Piazzolla, e ao parceiro de décadas, o trombonista Zé da Velha, que não poupou elogios: “Conheço o Silvério há 32 anos e ele já era um músico talentoso. Mas, durante esse tempo, ele evoluiu muito e agora se mostra um compositor de belas melodias. A música em minha homenagem foi um presente que eu não esperava; fiquei muito emocionado. Durante esses anos, interpretamos juntos os compositores brasileiros e agora tenho a alegria de apresentá-lo como compositor. Adorei a variedade de estilos!”

Serviço

Show de lançamento do CD “Reencontro” de Silvério Pontes
Dia: 1º de novembro de 2017
Horário: 19h
Local: Casa do Choro
Endereço: Rua da Carioca 38 – Centro
Ingressos: R$ 40 reais
Classificação livre

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj