26 de out. de 2017

Últimas apresentações da temporada, O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna Ariano Suassuna para criança

O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna

Ariano Suassuna para criança

Direção: Henrique Kaladan


A França tem Moliére. A Itália tem Goldoni. O Brasil felizmente tem Ariano Suassuna, autor de várias obra com destaque para o “O Auto da Compadecida” joia rara da dramaturgia popular brasileira. Apesar de sua grande e principal inspiração ser o genuíno homem brasileiro, encontra-se na obra deste mestre a influência do universo das comédias francesas e do gênero italiano da comédia dell'arte. Todas estas são artes que souberam retratar com lente de aumento as principais características do comportamento humano.

Levar crianças e adultos a vivenciar a rica cultura popular brasileira. O espetáculo é uma mescla da literatura de cordel e de ritmos como aciranda, o bunda-meu-boi, o cavalo-marinho, o frevo e etc. A comédia “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna” interage com o público de
Ariano Suassuna.

Sinopse
O protagonista é o poeta e cantador Joaquim Simão, pobre e preguiçoso, que vive com sua mulher e mais 10 filhos num casebre. Por mais que sua esposa peça, Simão nega-se a trabalhar, convencendo-a com suas desculpas. Num belo dia, um vaqueiro penalizado pela situação da mulher, presenteia o casal com uma vaca. Joaquim Simão, que detesta o presente, troca a vaca por um burro, o burro por uma cabra, a cabra por um galo e o galo por um pão francês. Um homem rico que presencia as trocas, aposta dinheiro com Joaquim, dizendo que sua esposa não vai gostar do resultado das trocas. Joaquim , que bem conhece sua mulher, aceita a aposta e sai vitorioso levando o dinheiro do rico. Finalmente, a partir de uma ironia do destino e da aposta, Joaquim Simão torna-se um homem próspero, dono de uma fazenda chamadaFazenda Homem da Vaca.


Ficha Técnica
Texto: Ariano Suassuna


Concepção e Direção: Henrique Kaladan

Elenco: Pedro Lontra

Barbara Pfeiffer

Daniel Diaz

Gabriel Lopes

Nathalia Araujo

Luciano Veneu

Leonardo Villar

Músicos: Alexandre Bittencourt (Flauta e Pifano)

Bruno Reis (Viola de 10 cordas)

Éber de Freitas – (Percussão)

Cabeças e Adereços: Kaladan

Visagismo: Nathalia Araújo

Figurinos: Henrique Kaladan

Confecção dos Figurinos: Anastasia Mytko

Cenografia: Ericeira Junior

Coreografias: Mario Cardona

Direção musical: Alexandre Bittencourt

Programação Visual e Fotografias: Zele Comunicação

Produção executiva e Assessoria de Imprensa:Júlio Luz

Preparação corporal: NatássiaVello

Direção de Produção: AH DE ANDRADE PRODUCOES ARTISTICAS

Apoio Cultural: ZELE Comunicação e Produção Cultural Ltda.

Patrocínio: Colégio Notre Dame Ipanema

O DIRETOR – Henrique Kaladan

Iniciou suas atividades no Teatro aos 17 anos, com participação no PROJETO ARMORIAL, criado e dirigido por Ariano Suassuna, no Teatro de Santa Izabel em Recife. Em São Paulo, já formado em Artes Cênicas pela Escola de Arte Dramática EAD-USP, São Paulo, participou da Companhia Teatral de Paulo Autran e de Ruth Escobar. Foi dirigido pelos seguintes diretores: Fauzi Arap, Antônio Abujanra e Carlos de Simões.

Serviço

Teatro dos Quatro – Shopping da Gávea

Rua Marques de São Vicente, 52 - Gávea

Informações: (21) 2239-1095

Sábados e Domingos – 15h

Classificação Etária: Livre

Duração: 60 minutos

Capacidade: 402 lugares

Ingresso: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)

Temporada até 29 de outubro de 2017


Agenda Cultural RJ - Produção, Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrjInstagram