20 de out. de 2017

Muita música e emoção em programa gratuito para a criançada. É o musical “Bisa Bia, Bisa Bel”, da premiada autora Ana Maria Machado, que reestreia com entrada franca no dia 21 de outubro no ESPAÇO CULTURAL FURNAS, comemorando sua trajetória de três anos de sucesso

Muita música e emoção em programa gratuito para a criançada. É o musical “Bisa Bia, Bisa Bel”, da premiada autora Ana Maria Machado, que reestreia com entrada franca no dia 21 de outubro no ESPAÇO CULTURAL FURNAS, comemorando sua trajetória de três anos de sucesso

                     

Crédito da foto: João Pedro Pina

Cinco crianças leem um livro, que acaba ganhando vida. Da imaginação delas, nasce um espetáculo cheio de significados em meio a jogos e canções, perfeito para encantar e divertir a garotada. Baseado no clássico de Ana Maria Machado, com adaptação e direção de Joana Lebreiro, o musical infantil “Bisa Bia, Bisa Bel terá temporada gratuita de 21 a 29 de outubro, no Centro Cultural Furnas, em Botafogo.

Agraciado com sete prêmios, pela temporada de 2014, sendo o Prêmio CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude) em quatro categorias – entre elas: melhor espetáculo, melhor direção, melhor texto adaptado e melhor elenco – e o Prêmio Zilka Salaberry de Teatro para Crianças em três categorias: melhor espetáculo, melhor direção e melhor trilha sonora, o musical vem de algumas temporadas bem-sucedidas no Rio: nos Teatros Gláucio Gill, Cândido Mendes, Teatro Sesc Ginástico, na Cidade das Artes e nas Arenas Culturais.

“Bisa Bia, Bisa Bel” – um musical acústico – conta a história da menina Isabel, que aprende a lidar consigo mesma no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta. Três tempos e três vivências cruzam-se numa mistura encantadora do real com a fantasia. O espetáculo tem como ponto de partida um grupo de cinco crianças que, juntas, leem o clássico de Ana Maria Machado. A partir disso, o livro ganha vida no palco por meio de canções e jogos, em que os amigos brincam e interpretam os personagens.

“Esse livro marcou a minha infância. Ele conta uma história emocionante com humor, poesia e lirismo. Quando pensei em adaptá-lo para o teatro, não queria que a montagem fosse uma tradução literal do livro, mas uma verdadeira brincadeira em cima do palco. Meu objetivo é despertar, nas crianças e nos pais, o desejo de ler o livro depois de sair do teatro”, explica a diretora Joana Lebreiro.

O espetáculo aborda a importância da memória e da formação da identidade, principalmente no universo feminino, com reflexão sobre o papel da mulher ao longo da História. "Quando escrevi ‘Bisa Bia, Bisa Bel’, estava com muita saudade das minhas avós. Vontade de falar sobre elas com meus dois filhos. Não imaginava que, pouco depois, teria uma filha e essa linhagem feminina ficaria ainda mais significativa para mim. Nem imaginava que esse livro fosse ganhar tantos prêmios e tocar tanto os leitores", conclui a autora Ana Maria Machado.

Ficha Técnica
Texto - Ana Maria Machado
Adaptação e direção - Joana Lebreiro
Direção musical e arranjos - Marcelo Rezende
Canções originais – Joana Lebreiro e Marcelo Rezende
Elenco: Viviana Rocha / Gisela de Castro / João Lucas Romero / Laura Becker / Vicente Coelho
Cenário - Carlos Alberto Nunes
Figurino - Mauro Leite
Iluminação - Aurélio de Simoni
Direção de Movimento – Nathalia Mello
Fotografia – Rudy Hülhold
Produção - Alexandre Mofati e Maria Alice Silvério
Realização - Ofício Produções

Serviço:
ESPAÇO FURNAS CULTURAL - 4 sessões
DIAS: 21, 22, 28 E 29 de outubro de 2017
Horário: 17h
Duração: 65 min.
Classificação: livre (recomendável para crianças a partir de 3 anos)

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj

 Instagram