12 de out. de 2017

Peça "Kuara" traz olhar indígena para palcos cariocas Coletivo Aglomerado narra suas angústias por uma cultura pouco lembrada no teatro

Peça "Kuara" traz olhar indígena para palcos cariocas
Coletivo Aglomerado narra suas angústias por uma cultura pouco lembrada no teatro Dias 14 e 15 de outubro 


Formado por jovens atores em 2016, o coletivo Aglomerado está de volta com sua primeira montagem: Kuara. A peça traz, nas palavras do grupo, "temas que consideramos importantes para cada ator, cada pessoa ou membro da sociedade", mas todas com um olhar pouco lembrado por dramaturgos em tempos recentes: o dos índios. Com direção de Raphael Sucro, a encenação conta com os atores Fernanda Blanc, Maiara Astarte, Marcelo Perganin e Rubens Leitão.

Pedro está em um plano de sonhos muito real sobre seus sentimentos mais viscerais. Sua própria natureza parece estar adormecida e aprisionada em seu corpo. Ela tenta escapar e se soltar-se, mas quando essa caixa se rompe todos os males de Pedro aparecem: sua ganância, seu desespero, seu rancor, seu ódio... o que re flete em seu cotidiano. Ele se Separa de sua esposa, se afasta de seu fi lho e está a beira de perder o emprego. Em meio a toda angústia provocada por esse emaranhado de sentimentos se reaproxima de seus ancestrais, da natureza e do sagrado. Esse contato acontece por meio de rituais indígenas com Ayahuasca e rapé. Assim Pedro descobre sua verdadeira origem: Kûara, o Sol, filho da Mãe Natureza, que foi aprisionado em um corpo humano para aprender uma lição essencial.
"Kûara" almeja apresentar o lado doente do ser humano: em meio ao trabalho e tecnologia. Afinal, não encontramos tempo de olhar para dentro de nós mesmos. A peça foi construída a partir da colagem de cenas baseadas em ideias e sentimentos relacionados à natureza humana. A "prisão", o "estranhamento" e a própria ideia de "natureza" estão presentes como temas que o grupo encena. Apesar da sua vocação de novidade, o coletivo confirma a maturidade após sua estreia juntos nos teatros do Rio.

Sob a ótica da ancestralidade presente nos sentimentos humanos mais primordiais, "Kuara" tenta criar uma ponte entre a nossa cultura e o universo indígena. A peça estará nos palcos neste sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Na Escola de Teatro Leonardo Alves, na Rua Correa Dutra, 99, sobreloja.

Serviço
Kuara
Temporada:
DIAS 14 e 15 de outubro.
Horários: sábado - 20h/ domingo - 19h
Escola de Teatro Leonardo Alves - Rua Correa Dutra, 99, sobreloja (Catete)
Inteira R$ 20,00
Meia R$ 10,00

Elenco:
Fernanda Blanc
Maiara Astarte
Marcelo Perganin
Rubens Leitão
Direção: Raphael Sucro
Contatos para a imprensa: tiagocordeiroferreira@gmail.com ou (21) 97265-6370

Agenda Cultural RJ - Produção Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram