7 de out. de 2017

Que tal viajar na asa de uma borboleta por um mundo de palavras em dois idiomas? Quem convida para essa viagem poética e lúdica é a atriz, produtora, diretora, roteirista e contadora de histórias Gisela de Castro, que estreia agora como escritora no livro A asa da borboleta e outras sutilezas, pela Editora Bambolê.





VIAJE DE CARONA NA ASA DA BORBOLETA

Para crianças espertas e adultos bem-humorados

De Gisela de Castro com Ilustrações de Anna Bella Geiger



Que tal viajar na asa de uma borboleta por um mundo de palavras em dois idiomas? Quem convida para essa viagem poética e lúdica é a atriz, produtora, diretora, roteirista e contadora de histórias Gisela de Castro, que estreia agora como escritora no livro A asa da borboleta e outras sutilezas, pela Editora Bambolê. Com ilustrações da consagrada artista plástica Anna Bella Geiger, retomando a atividade de ilustradora que não exercia desde os anos 1960, o livro será lançado no dia 7 de outubro na Praça do Pomar, na Barra da Tjuca,promovido pela escola Mopi, às 9h, com entrada franca. Haverá contação de histórias com a autora. O projeto foi produzido com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Grupo Lorinvest e Escola Mopi.

Gisela sempre leu para a filha Lara, hoje uma devoradora de livros aos 9 anos de idade, e sempre teve vontade de contar suas próprias histórias. Em virtude das oficinas e dos cursos livres que fez com o escritor e doutor em literatura brasileira Ivan Proença, Gisela sentiu-se segura para essa incursão ao mundo das palavras em forma de poesia. E quando ela cisma... Como se não bastasse, resolveu ampliar seus estudos e hoje também é aluna de Carlito Azevedo em sua oficina na Estação das Letras. Toda quarta-feira corre da Senador Vergueiro para a Marquês de Abrantes para a dupla jornada literária.

Quem tanto viajou pelas histórias de Sylvia Orthof e pela poesia de Manoel de Barros, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, forjou suas próprias asas e partiu nessa jornada lúdica.

“Trata-se de um projeto que acalento há alguns anos e agora se torna realidade graças à Lei de Incentivo à Cultura do Rio”, explica Gisela, que defende: “cultura tem de ser lei”.

A autora desenvolveu o projeto para incentivar o hábito da leitura e apresentar o alfabeto aos leitores em formação. Para ilustrar o livro, convidou uma artista que admirava desde sempre: Anna Bella Geiger, figura marcante na arte contemporânea brasileira, cujo maravilhoso senso de humor estampa as páginas desta obra, especialmente dedicada às crianças em fase de letramento. O interessante foi como Anna Bella levou para o universo infantil seus famosos mapas, presentes em sua obra reverenciada no mundo todo.

A asa da borboleta e outras sutilezas, que era um singelo livro de poemas curtos para crianças, acabou se tornando um pequeno livro de arte contemporânea, resultado para o qual também contribuiu a neta de Anna Bella, a designer brasileira radicada em Nova York Alice Chekroun, responsável pelo projeto gráfico e pela capa da obra.

A obra bilíngue

E por que uma edição bilíngue para crianças? A procura por escolas bilíngues vem aumentando a cada ano. Não à toa. Pesquisas apontam que crianças educadas em escolas bilíngues são mais focadas e atentas, e têm raciocínio rápido e lógico. Ao contrário do que já se pensou, elas não confundem os dois idiomas que aprendem no colégio. Na verdade, desenvolvem melhor – e mais rapidamente – processos mentais de percepção, memória, juízo e raciocínio.

Gisela de Castro optou por uma escola bilíngue para a filha. Como sentiu falta de material literário infantil em dois idiomas, decidiu ousar. A tradução do português para o inglês de A asa da borboleta e outras sutilezasficou a cargo do professor Alex Mervart, nascido em Cambridge e graduado em Psicologia na Universidade de Birmingham, Inglaterra. “Mervart manteve toda a poética do texto”, enaltece Gisela, destacando a importância desse trabalho num livro que tem como mote apresentar o alfabeto às crianças.

Sobre Gisela de Castro

Nascida no bairro carioca de Santa Teresa, no dia 20 de setembro de 1973, Gisela de Castro é graduada em Biologia pela UFRJ e estudou Metodologia do Ensino na Faculdade de Educação da Unicamp. Produtora atuante no Rio de Janeiro, desde 2003 é sócia e diretora artística da Zucca Produções. Trabalha como atriz, produtora, diretora, roteirista e contadora de histórias, com alguns prêmios na estante. É agenciada como escritora e roteirista pela Agência Riff. Tem um interesse especial pelo universo infanto-juvenil, gosta muito de ler, de rir e de guloseimas em geral. Tem uma filha que ama livros, quatro sobrinhos e muitos, muitos amigos.

Sobre Anna Bella Geiger 

Nascida em 1933, no Rio de Janeiro, Anna Bella Geiger é considerada uma das artistas mais importantes do Brasil, em plena atividade, com trabalhos e exposições ao redor do mundo. Mãe de quatro filhos, avó e bisavó, é casada há mais de 50 anos com Pedro Geiger, um importante geógrafo brasileiro, e sua obra tem forte influência da cartografia – o que a levou a desenvolver um singular trabalho com mapas. Com formação em língua e literatura anglo-germânicas, trabalha como escultora, pintora, gravadora, desenhista, artista intermídia e professora de Arte e Filosofia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Já hospedou em seu apartamento dezenas de gatos, um tatu e um tamanduá.


Ficha técnica do livro
Textos, idealização e coordenação geral: Gisela de Castro
Ilustrações: Anna Bella Geiger
Capa e projeto gráfico: Alice Chekroun
Digitalização e tratamento das imagens: Vini Couto
Tradução português-inglês: Alex Mervart
Assistente de produção: Luci Vilanova
Assistentes administrativos: Guilherme Pina e Jéssica Araújo
Consultoria de leis de incentivo: Julio Augusto Zucca
Agenciamento: Agência Riff
Realização: Zucca Produções
29 páginas
R$ 34,90

Serviço:
Dia 7 de outubro de 2017, sábado, ás 9h, da manhã. Haverá uma manhã de autógrafos e contação de história com a autora Gisela de Castro.
Praça Professor José Bernardino (Praça do Pomar) - Barra da Tijuca
Faixa etária – 0 a 10 anos
Entrada Franca
Se chover, o evento será agendado em uma nova data.


Agenda Cultural RJ - Produção, Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram