17 de mai. de 2017

A Noiva do Condutor Opereta musical com texto adaptado e músicas de Noel Rosa retorna ao palco do Espaço Cultural Furnas, para curtíssima temporada e novo elenco. Dias 20, 21, 27 e 28 de maio, com Marcelo Nogueira, Ester Elias e Jose Mauro Brant. Apresentações gratuitas.

A Noiva do Condutor 

Opereta musical com texto adaptado e músicas de Noel Rosa retorna ao palco do Espaço Cultural Furnas, para curtíssima temporada e novo elenco.

Dias 20, 21, 27 e 28 de maio, com Marcelo Nogueira, Ester Elias e Jose Mauro Brant.

Apresentações gratuitas.





                                      


A opereta musical foi montada no ano de 2015, em comemoração aos 80 anos desde que foi escrita e 30 anos depois que Marília Pera e Grande Otello gravaram um disco com as belíssimas canções de um dos maiores compositores da década de 30. Além de homenagear um dos mais talentosos cariocas de toda MPB, “A Noiva do Condutor” se destaca por ser uma espécie de síntese das características de um dos maiores nomes da nossa musica.

A opereta conta a história de um condutor de bondes (Joaquim), que se faz passar por um advogado para conquistar o coração de sua amada Helena. Com a oposição do pai de Helena ao referido namoro, Joaquim se mete em algumas peripécias para alcançar seu objetivo: casar com sua amada. O enredo coloca em xeque os valores morais dos personagens, revelando o apego ao dinheiro e ao status social. Com humor e fina ironia, características fundamentais de toda a sua obra, Noel cria uma opereta tipicamente carioca onde os valores mudam a todo instante, de acordo com a conveniência do momento.

Nesta obra de inegável valor histórico, o espectador encontrará vários discursos muito comuns em nossa sociedade atual, como choque de gerações, diferenças de classes sociais (rico-pobre), desvalorização e preconceito contra um trabalho sem status social, a hipocrisia e a utilização de máscaras sociais. A montagem traz as excelentes canções de Noel Rosa, ao mesmo tempo em que contribui para uma discussão sobre o teatro musical contemporâneo.



FICHA TÉCNICA

Texto e Músicas: Noel Rosa

Direção: Djalma Thürller

Direção Musical: Glória Calvente

Elenco: Ester Elias, Marcelo Nogueira e José Mauro Brant

Músicos: Andrey Cruz, Nelson Freitas e Nilton Vilela

Cenário: José Dias

Iluminação: Aurélio di Simoni

Figurinos: Carol Lobato

Realização: Arte Mestra Produções, CLG e Brisa Filmes

Direção de Produção e idealização: Marcelo Nogueira

Produção executiva: Cacau Gondomar

Assessoria de Imprensa: Duetto Comunicação


NOEL ROSA e “A NOIVA DO CONDUTOR”

Noel Rosa (1910-1937) viveu 26 anos e, neste curto período de tempo, compôs cerca de 300 canções. Em 1935, ao voltar de um período de tratamento de saúde em Belo Horizonte, foi contratado para o cast da Rádio Clube do Brasil para cuidar da discoteca, escrever sketches humorísticos, texto publicitários, além de adaptações e paródias de óperas famosas, prática muito em voga nas rádios do Rio de Janeiro na época. A ideia consistia em escolher uma música de compositor conhecido e colocar uma nova letra em português que tratasse de assuntos do cotidiano ou da política da época. Foi o caso de “O Barbeiro de Niterói”, por exemplo. Diferente das demais paródias operísticas, “A Noiva do Condutor” tem enredo e músicas originais escritas por Noel Rosa e Arnold Gluckmann.

O somatório de quase 300 músicas, com vários pontos que permitem costurá-las e dar-lhes unidade, em seu conjunto, constitui uma verdadeira obra, fruto de aproximadamente oito anos de trabalho, que vai de 1929 até o ano de sua morte, em 1937. Iniciava-se, por volta de 1930, uma demanda no primário mercado de música no Brasil, principalmente no eixo Rio - São Paulo, o que contribuiu para que muitos compositores de música popular compusessem com mais regularidade, dentre eles Noel. Gravadoras, como a Victor, produziam e vendiam os discos para um público consumidor que se formava; e veículos de comunicação de massa, como o rádio, jornais e revistas, tratavam da veiculação e promoção das músicas e seus autores.

Diferente dos compositores contemporâneos, que transitavam no campo do folclorismo, das modinhas e do romantismo açucarado, Noel tem como força motriz de seu trabalho temas que apontam para o perene e o universal. E são estes motivos que certamente ajudaram a popularizar suas músicas. Destacam-se, como os mais constantes, a mentira, a perda, o dinheiro (a falta e o mal adquirido), o samba e o amor, todas presentes na opereta “A Noiva do Condutor”.

E é assim, com vigor, inquietação e criatividade que Noel Rosa compôs “A Noiva do Condutor”, que de alguma forma transita por muitos gêneros musicais de seu tempo, como a toada, a valsa, a rumba, a embolada, a marcha e, claro, o samba, gênero do qual foi também uma espécie de mediador entre o “samba do asfalto” e o “samba de morro”. Fez parceria com mais de 60 compositores, mostrando sua capacidade de se adaptar aos mais diferentes estilos. Compôs, também por encomenda para atender cantores, produziu para o rádio, cinema e ainda fez uma paródia-bufa e duas revistas radiofônicas.


Noel Rosa – Texto e Músicas

Noel Rosa (1910-1937) foi um compositor, cantor e violonista brasileiro. Um dos mais importantes artistas da história da música popular brasileira. Em pouco tempo de vida compôs mais de 300 músicas, entre sambas, marchinhas e canções. Entre suas músicas destacam-se: "Com que roupa", seu primeiro sucesso, "Conversa de botequim", "Feitiço da Vila" e "Fita amarela". Ficou conhecido como "O Poeta da Vila". Entre os anos de 1930 a 1937, Noel compôs mais de 300 músicas, entre sambas, marchinhas e canções. Entre os intérpretes de seus sambas destacavam-se: Aracy de Almeida, Francisco Alves e Mario Reis. Mestres da Música Popular Brasileira como Chico Buarque de Holanda e Paulinho da Viola fazem questão de realçar a influência que Noel Rosa teve em suas músicas. Noel Rosa morreu de tuberculose em 1937, em sua casa no Rio de Janeiro, com apenas 26 anos.



Serviço:

Dias 20, 21, 27 e 28 de maio

Sábado às 20h e Domingo às 19h

Entrada Franca – Distribuição de senhas 1 hora antes do começo do espetáculo

Lotação: 170 lugares

Gênero: Musical

Classificação: 12 anos

Duração: 80 minutos

Espaço Cultural Furnas

Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ

Contato: E-mail: espacofurnascultural@furnas.com.br​

Tel: 2528-5166 (segunda a sexta, das 9h às 17h).


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj

  Instagram