17 de mai. de 2017

CIA. BACHIANA BRASILEIRA Programa de Abertura da Temporada 2017 A NOITE TRANSFIGURADA DO SÉCULO XX - um instigante painel sonoro reunindo obras emblemáticas escritas no início, no meio e no fim do século XX

CIA. BACHIANA BRASILEIRA

Programa de Abertura da Temporada 2017 

A NOITE TRANSFIGURADA DO SÉCULO XX

- um instigante painel sonoro reunindo obras emblemáticas escritas 
no início, no meio e no fim do século XX



                               


A Cia. Bachiana Brasileira, dirigida pelo Maestro Ricardo Rocha, abre a sua temporada 2017 com um Concerto inédito: “A Transfiguração musical de Século XX”, com obras-primas de Schönberg, Stravinsky e Arvo Pärt. Serão duas apresentações: dia 18 de maio no Planetário da Gávea (Première) e no dia 20 de maio o Concerto de Abertura da Temporada 2017, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

Com 30 anos de vida, a Bachiana vai mostrar um instigante painel sonoro reunindo obras emblemáticas escritas no início, no meio e no fim do século XX.

Com 30 anos de vida, a Bachiana vai mostrar um instigante painel sonoro reunindo obras emblemáticas escritas no início, no meio e no fim do século XX.

A provocação do título será explicada durante o Concerto e cada uma das obras terá uma introdução ilustrativa, identificando como o século passado, pleno de experimentalismos e esgotamento dos ritmos e da tonalidade, caminhou da expressão musical imanente de sentimentos e confissões humanas, presentes ainda no pós-romantismo do início século XX, ao resgate de uma música transcendente, contemplando o que está fora do indivíduo e sem falar de si mesmo, como na obra sacra “Fratres” de nosso contemporâneo estoniano Arvo Pärt, passando pelo resgate do modalismo e da redenção dos ritmos através da pulsão telúrica que encontramos em Stravisnky.


SERVIÇO:
Concertos: - Planetário da Gávea (première): quinta, 18 maio, às 20h
Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea (entrada franca)
- Sala Cecília Meireles, sábado, 20 de maio, às 20h
Largo da Lapa, 47, Centro - RJ. Tels.: (21) 2332-9223 / 2332-9224
Ingressos a R$ 20, (idosos e estudantes) e R$ 40, na Sala ou Ingresso.com.