21 de jun. de 2017

Para comemorar o Dia do Orgulho Gay, sugerimos dois espetáculos, em cartaz no Rio


Um roteiro cultural para comemorar o Dia do Orgulho Gay


Dia 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho Gay. Celebrado principalmente no hemisfério norte, representa um desejo de mudança, valorização, celebração e defesa das causas LGBTQ. Além disso, é uma oportunidade para que todas as causas relacionadas ao tema ganhem mais atenção.


O Rio de Janeiro já foi eleito mais de uma vez o melhor destino gay do mundo pela Conferência Internacional de Turismo LGBT. Além das praias, bares e boates, outro atrativo é a cultura oferecida pela Cidade Maravilhosa. E peças com temáticas que discutem, de diferentes formas, a homofobia, as relações homoafetivas e a defesa da diversidade estão em voga nesta temporada no Rio.

A comédia teatral “Uma Linda KuaZe Mulher”, com direção de Mario Cardona, texto de Denilton Neves, produção da Franer Produções Artísticas e realização da Cia Popular Versátil, está em cartaz até 29 de julho, no Teatro dos Grandes Atores, Barra da Tijuca, às sextas e sábados, às 23h. O espetáculo faz uma paródia do filme “Uma Linda Mulher” e tem um feito inédito: a primeira vez em que o casal de protagonistas é formado por dois transgêneros, Julia Bernardes e Tereza Brant.

- É uma história cheia de reviravoltas surpreendentes do início ao fim. Assuntos sérios, e cada vez mais em voga na sociedade, são tratados, dentre eles os preconceitos racial e social, a homofobia, a conscientização para a prevenção de doenças e as relações entre patroas e domésticas, sempre com doses de humor – diz Mario Cardona diretor da peça.

“Uma linda Kuaze mulher” narra a história de Júlia Roberta (Julia Bernardes), empregada doméstica que tem em sua patroa uma fonte de inspiração - por esta já ter sido muito famosa e rica - e o apoio de sua melhor amiga, Lia Lábios de Mel. No entanto, tudo vira pelo avesso quando a poderosa Cíntia, a vilã, ao descobrir seu verdadeiro emprego, faz da sua vida um inferno, gerando conflitos hilariantes, inclusive proibindo-a de ter contato com suas amigas, Lia, Lea e Cléa. Apesar de tudo, sua fiel escudeira, Lia, não deixa de ficar ao seu lado em momento algum.



YANK! - O Musical, peça dos irmãos norte-americanos Joseph e David Zellnik, em cartaz no Teatro Serrador, Centro do Rio, até 1 de julho, traz para os holofotes as relações homoafetivas com um roteiro arrojado que olha o passado para refletirmos sobre nosso presente e futuro. Na história, que se passa na 2ª Guerra Mundial, o personagem Stu (Hugo Bonemer) é um correspondente de guerra que se apaixona pelo soldado do exército Mitch, vivido pelo ator Betto Marque. Em meio a luta pela sobrevivência nas frentes de batalha, o amor entre os dois precisa vencer as adversidades nas trincheiras de um tempo e lugar onde todas as circunstâncias estão contra eles.

SAIBA MAIS

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj

  Instagram