25 de abr. de 2018

FÓRUM FORRÓ DE RAIZ RJ – 26 a 28 de abril Sesc realiza fórum no Rio em prol do registro do forró como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro



FÓRUM FORRÓ DE RAIZ RJ – 26 a 28 de abril

Sesc realiza fórum no Rio em prol do registro do forró como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro


Músicos, especialistas e autoridades de diferentes partes do país se reúnem para produzir conhecimento que alimentará o processo de registro junto ao Iphan

Programação envolve audiência pública, mesas de debates e um show-manifesto com artistas influentes

O Sesc RJ realiza de 26 a 28 de abril o Fórum Forró de Raiz RJ, evento que reunirá no Rio de Janeiro personalidades, artistas, pesquisadores e profissionais reconhecidos nacionalmente pela sua atuação na cadeia produtiva do forró. A realização do Fórum – cuja programação envolve uma audiência pública, mesas redondas e um show-manifesto – tem como objetivo promover o debate acerca do registro como patrimônio imaterial das Matrizes do Forró pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. A audiência pública acontece no Sesc Ginástico, as mesas de debates, no Sesc Tijuca, e o show-manifesto, na Feira de São Cristóvão. A programação completa está em www.forroderaizsescrj.org.br.



Outros fóruns regionais já foram e serão realizados pelo país por iniciativa do Fórum Nacional de Forró de Raiz. Mas o do Rio – onde reside a segunda maior comunidade nordestina fora do Nordeste - promete ser um marco. Além da intensa programação e da presença de nomes influentes da cultura nordestina e forrozeira, o evento carioca marca a adesão oficial do Sesc ao movimento, que agora ganha força institucional.



“Como fomentador da cultura em suas mais diversas manifestações, o Sesc RJ tem o compromisso de se engajar a movimentos que tragam valorização e reconhecimento a expressões artísticas que tenham grande representatividade junto a sociedade do estado do Rio de Janeiro. E o forró é uma delas, por conta da numerosa comunidade nordestina que ao longo da história contribuiu para o desenvolvimento do Estado e também para enriquecer ainda mais a cultura local”, afirma o gerente de Responsabilidade Social do Sesc RJ, Paulo Damasceno.



AUDIÊNCIA PÚBLICA - Uma audiência pública, no Sesc Ginástico, dia 26/4, dará início ao fórum. O encontro reunirá artistas, profissionais do ramo e autoridades para discutir políticas públicas sobre o tema. A comunidade forrozeira encaminhará ao Senado Federal pedido de emendas ao orçamento que viabilizem recursos para atender outras exigências para o reconhecimento como patrimônio imaterial. Entre elas, registros audiovisuais e pesquisas acadêmicas sobre as matrizes do forró. O parlamento brasileiro estará representado pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Representando o Ministério da Cultura, estarão presentes a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Débora Albuquerque, e assessor especial do Ministro, José Mauro Chafic Haddad.



DEBATES - Entre os dias 26 e 28, o Sesc Tijuca vai receber os debates sobre o forró como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Especialistas vão se debruçar sobre todos os aspectos que envolvem a manifestação cultural, e os resultados vão alimentar o processo de propositura do reconhecimento, protocolado junto ao Iphan em 2011 pela Associação Cultural Balaio Nordeste, da Paraíba. Ao fim de cada dia de debates, haverá um show de forró: dia 26, com Del Feliz, e 27, com Sandra Belê. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível, e as inscrições podem ser feitas emwww.forroderaizsescrj.org.br



As mesas serão divididas em eixos que discutirão aspectos conceituais sobre o forró. Entre eles estão as suas matrizes e seus ritmos tradicionais, sob o viés da qualidade musical, do mercado fonográfico e da composição; regulamentação profissional; leis de incentivo e arrecadação de direitos; sustentabilidade da nova geração; forró e a mídia; políticas públicas, empreendedorismo e forró como conteúdo pedagógico; e identificações de territórios, comunidades e atividades. Diversas personalidades e especialistas no tema, em música e na cultura nordestina e brasileira já confirmaram presença nos debates. Entre os nomes estão os músicos Kiko Horta, Jadiel Guerra, Sergival e Daniel Gonzaga (filho de Gonzaguinha e neto de Luiz Gonzaga); a cantora, compositora e jornalista Antônia Amorosa; o diretor teatral, documentarista e escritor Marcus Faustini; os pesquisadores Felipe Trotta (UFF) e Elis Ângelo (UFRRJ); o poeta-cantador, músico e militante da cultura nordestina Marcus Lucenna; e o jornalista, cantor e compositor Gilberto Teixeira.



SHOW-MANIFESTO – Para o último dia do Fórum, dia 28/4, está marcado um show-manifesto naFeira de São Cristóvão com a presença de mais de 20 artistas e grupos musicais. A cantora e atrizTânia Alves abrirá o espetáculo com uma performance em que interpretará a cangaceira Maria Bonita. Os músicos Marcelo Mimoso e Chambinho do Acordeon (Nivaldo Expedito de Carvalho), que interpretaram Luiz Gonzaga no teatro e no cinema, respectivamente, fazem um duelo de sanfonas e apresentação do espetáculo. A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, grupo da Paraíba que já levou a música nordestina para vários estados brasileiros, Peru e França, promete ser um dos pontos altos do espetáculo. Sobem ao palco também Anastácia Forrozeira, Cassiano Beija Flor, Cris da Maria Filó, Del Feliz de Salvador, Gilberto Teixeira, Igor Konde, Geraldo Junior (Junu), Marcus Lucenna,Antônia Amorosa, Sussu (irmão de Marinês, a Rainha do Xaxado), Marabá da Feira, Zé da Onça, Jadiel Guerra, Caceteiro do Forró, Sergival Silva, Sandra Belê e Oswaldinho, entre outros.



PROCESSO JUNTO AO IPHAN – Para a obtenção do reconhecimento de um bem cultural como Patrimônio Imaterial Brasileiro é preciso comprovar que o mesmo possui continuidade histórica e tem relevância nacional para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. No caso do forró, a proponência data de 8 de julho de 2011 e foi encaminhada pela Associação Cultural Balaio Nordeste, da Paraíba.



De lá para cá, a entidade tem realizado fóruns regionais por vários estados brasileiros e tem recolhido insumos importantes para o processo. Em 10 de setembro de 2015, em um Fórum em João Pessoa (PB), foram definidas as diretrizes para a Instrução Técnica do Registro das Matrizes do Forró, uma das etapas do processo. Trata-se dos aspectos sobre o forró de raiz que precisam ser levados em consideração para a correta salvaguarda dessa manifestação cultural. É sobre essas diretrizes que os participantes do Fórum do Rio de Janeiro se debruçarão entre os dias 26 e 28 de abril.



Os resultados das discussões do Rio – adicionadas àquelas realizadas em outras localidades por onde o fórum passará a partir de agora – vão compor um dossiê sobre o forró de raiz. Trata-se de uma vasta documentação que inclui ainda registros audiovisuais, uma pesquisa etnográfica e um inventário, entre outros conteúdos. O material será entregue ao Iphan para análise. Em seguida, caso emita parecer favorável ao registro, o Instituto submete o processo ao seu Conselho Consultivo, que toma a decisão. Se ela for favorável, o forró é inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão do Iphan e recebe o título de “Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”.

NORDESTE É AQUI – A partir do Fórum Forró de Raiz, o Sesc RJ iniciará um trabalho estadual de valorização da cultura nordestina, o que integra os esforços da instituição pela salvaguarda das matrizes do forró, além do resgate e fortalecimento de tradições e expressões do Nordeste. As unidades do Sesc pelo estado receberão até dezembro uma intensa programação envolvendo a temática. Shows, espetáculos teatrais, artesanato, oficinas e exposições vão jogar luz sobre temáticas associadas à cultura que enriquece todo o cenário brasileiro. Entre as atrações, está uma exposição com documentos e pertences originais de Padre Cícero, o sacerdote nascido em Crato (CE) que teve enorme influência social e política no sertão cearense e em todo o Nordeste.

SERVIÇO
FÓRUM FÓRRÓ DE RAIZ RJ
26 a 28 de abril – Rio de Janeiro
Sesc Ginástico, Sesc Tijuca e Feira de São Cristóvão
Realização: Sesc RJ e Fórum Nacional de Forró de Raiz
Programação e inscrições: www.forroderaizsescrj.org.br

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Dia 26 de abril – das 9h às 12h

Local: Sesc Ginástico - Av. Graça Aranha, 187 - Centro

Informações: (21) 2279-4027

Entrada: franca, mediante inscrição

Participantes:
Senadora Fátima Bezerra (PT-RN)
Luiz Gastão Bittencourt – Interventor do Sesc RJ
Regina Pinho – Diretora Regional do Sesc RJ
Débora Albuquerque - Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura
José Mauro Chafic Haddad - Assessor especial do Ministro da Cultura,
Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz - Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan
Magna Justibo Fernandes - Gestora da Feira de São Cristovão
Marcus Faustini – Agência de Redes para a Juventude
André Dias – Globo Rio
Marcus Lucenna – Músico e jornalista

ABERTURA E MESAS REDONDAS
Dias 26 e 27 de abril
Local: Sesc Tijuca - R. Barão de Mesquita, 539 - Tijuca
Informações: (21) 3238-2139
Entrada franca, mediante inscrição

26/04/2018
14h às 15h: Abertura
Joana Alves – Coordenadora Geral do Fórum Nacional
Marcelo Fraga – Coordenador do Fórum RJ
Paulo Damasceno – Gerente de Responsabilidade Social do Sesc RJ
Mônica da Costa - Superintendente do Iphan-RJ
Hermano Fabrício - Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan
Marcus Monteiro - Diretor Geral do Departamento de Patrimônio Imaterial -

INEPAC

15h às 18h: Mesa Redonda: Aspectos Conceituais - Matrizes do Forró e seus Ritmos Tradicionais

Marcus Lucenna

Daniel Gonzaga

Kiko Horta

Pedro Clerot - Técnico do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan

19h às 20h: Show de Del Feliz

Entrada: 1 quilo de alimento não perecível

17/04/2018

9h às 12h: Mesa redonda: Legislação e Sustentabilidade

Dr. Ricardo Bezerra

Téo Lima

Desembargador Siro Darlan

14h às 17h: Mesa Redonda Forró na Mídia

Sergival Silva

Flávio Leandro

Marcelo Fraga

18h às 19h: Show de Sandra Belê

Entrada: 1 quilo de alimento não perecível

28/04/2018

9h às 12h: Conceito e Sustentabilidade do Forró

Antônia Amorosa

Henrique Sampaio

Jadiel Guerra

Daniel Guerra

14h às 17h: Territórios e Comunidade

Elis Ângelo (UFFRJ)

Felipe Trota (UFF)

Carlos Botelho (Marabá)

Gilberto Teixeira

Dayvesson Israel Alves Gusmão - Coordenador-Geral de Identificação e Registro do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan

SHOW-MANIFESTO

Dia 28 de abril - 20h30 às 01h30

Local: Centro de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão)

Ingresso: 2 quilos de alimentos não perecíveis

Atrações:

Tânia Alves

Marcelo Mimoso + Chambinho do Acordeon

Orquestra Sanfônica Balaio do Nordeste

Cassiano Beija Flor

Cris - Maria Filó

Carlos Marins

Flor de Manacá

Gilberto Teixeira

Igor Konde - Caramuela + Geraldo Junior (Junu)

Jadiel Guerra + Caceteiro do forró - Trio Forrobodó

Jurandyr da Feira

Marabá da Feira

Marcus Lucenna

Sandra Belê

Sergival Silva

Severino Ramos Ferreira - Os 3 Amigos do Nordeste

SUSSU - Irmão de Marinês

Trio Xodó – Zé Matias

Zé da Onça – Iris Pontal

Del Feliz de Salvador

Antônia Amorosa

Anastácia forrozeira (Lucinete Ferreira)

Oswaldinho

Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos. Divulgação de Midia Online. (21)996769323 / whatsapp #agendaculturalrj agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com