Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

16 de abr de 2015

CLOSER – Perto Demais” direção: Andrea Avancini com: Luciano Szafir, Paula Moreno, Karen Mota e Rafael Sardão A peça de Patrick Marber conta a história de um ‘quadrado amoroso’ formado por uma fotógrafa bem sucedida, um aspirante a romancista, uma stripper e um médico. “Closer” ficou conhecida pela sua adaptação para o cinema, dirigida por Mike Nichols [Até dia 30 de abril no Teatro do Leblon]

 “Closer” é um ensaio sobre a paixão e os relacionamentos afetivos. Dilemas humanos e contradições dos relacionamentos pós-modernos e dos chamados ‘amores líquidos’ - sem regras, voláteis e fluidos.

Quatro personagens diferentes, mas que se assemelham na fuga da solidão e na busca de sentido ou conforto nos braços de alguém. A peça expõe de maneira crua as fragilidades do amor nas relações humanas contemporâneas, marcadas pela inconsistência e superficialidade de sentimentos. “Closer” convida a ver mais “de perto” a própria natureza humana: cheia de paixões, mas por vezes cruel.

Em 2003, a peça recebeu versão para o cinema, com roteiro do próprio Patrick Marber, direção de Mike Nichols (1931-2014), e no elenco Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman.

SINOPSE

Dan (Rafael Sardão) é um escritor de obituários cuja ambição é se tornar um grande romancista. Quando finalmente consegue escrever seu livro, marca uma sessão de fotos com Anna (Paula Moreno), fotógrafa bem sucedida e recém-divorciada. Neste encontro, Dan se apaixona à primeira vista por Anna que, apesar de corresponder, se casa com o médico Larry (Luciano Szafir), que conheceu pouco tempo depois. Dan mantém um caso secreto com Anna ao mesmo tempo em que namora Alice (Karen Mota), uma stripper apaixonada que conheceu antes de Anna. Os caminhos dos quatro personagens acabam se cruzando e os levam para desfechos inesperados.

A MONTAGEM

A direção de arte, assinada pelo arquiteto Jairo de Sender, optou por uma cena limpa: somente duas bancadas e dois módulos brancos, que são manipulados pelos atores, transformando-se em diferentes mobiliários e ambientes. O desenho de luz de Ricardo Fuji também contribui na criação e definição dos espaços. A preparação vocal é de Rose Gonçalves, o figurino de Jô Resende e a trilha sonora de Charles Khan.

FICHA TÉCNICA

Texto: Patrick Marber
Tradução: Rachel Ripani
Adaptação e Direção Geral: Andréa Avancini
Assistentes de Direção: Rafael Sardão e Karen Mota

Elenco / Personagem:

Luciano Szafir / Larry
Paula Moreno /  Anna
Karen Mota / Alice
Rafael Sardão / Dan

Iluminação: Ricardo Fuji
Cenografia: Clívia Cohen
Direção de Arte: Jairo de Sender
Figurino: Jô Resende
Preparadora Vocal: Rose Gonçalves
Trilha Sonora: Charles Kahn
Fotos de Estúdio: Marcelo Faustini
Design Gráfico: Carlínio França
Direção de Produção: Celso Lemos
Produção Executiva Rio: Bárbara Montes Claros
Produção Executiva São Paulo: Augusto Vieira
Realização: Luciano Szafir, Paula Moreno e Celso Lemos.
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

ANDREA AVANCINI - DIRETORA

Empresária, produtora e diretora teatral, Andrea participou como atriz de mais de 20 novelas em 30 anos de carreira, e vem se firmando como uma das mais competentes profissionais do segmento. Por 15 anos, esteve à frente como produtora e diretora da Casa e Companhia de Artes Avancini, escola de interpretação para televisão e teatro, considerada uma das melhores do país.

Em 2005, produziu o texto infantil de sua autoria, “O Herdeiro Milionário”, com Priscila Fantin, Tammy Di Calafiori e Fernanda Machado no elenco. Em 2006, produziu e dirigiu os espetáculos “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “Seis Personagens a Procura de um Autor”, de Luigi Pirandello, e “Severina”, de sua autoria. Em 2010, Andrea iniciou uma parceria profissional com o produtor e ator Luciano Szafir, quando atuaram juntos na peça “Getsêmani”, de Mario Bortolotto, dirigida pela própria Andrea.  

LUCIANO SZAFIR – ATOR E PRODUTOR

Empresário, ator e produtor teatral, Luciano Szafir trabalhou com importantes e expressivos diretores da televisão, do cinema e do teatro brasileiro. Como ator, já atuou em 15 novelas, 8 montagens teatrais e 10 longas-metragens em 20 anos de carreira.

Em 2010, Luciano dá início a uma parceria com a diretora e produtora Andrea Avancini, com a montagem da peça “Getsêmani”, de Mario Bortolotto, um dos mais expressivos dramaturgos contemporâneos brasileiros. Na época, a peça - em que Szafir dava vida a um psicopata desequilibrado e violento - foi convidada a encerrar o FITA (Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis). Neste projeto, além de seu trabalho como ator, Szafir assinou ao lado de Andrea, a produção do espetáculo. Em 2012, Luciano assina como produtor associado o musical “THRILLER”, sobre a vida de Michael Jackson, que viajou por todo o Brasil, passando pelo City Bank Hall do Rio de Janeiro e pelo Credicard Hall de São Paulo.

PAULA MORENO – ATRIZ E PRODUTORA

Atriz e produtora, nascida em Salvador. Paula Moreno ingressou no teatro em 2001 e se formou na Universidade Federal da Bahia em 2006. No currículo 11 peças, entre elas “La Ronde”, direção de Harildo Deda; “O Mentiroso”, de Marcus Vila Góis; “Rasputin”, de Julio César Ramalho; “Um Dente Chamado Bico”, de Jorge Alencar; “O Califa da Rua do Sabão”, de Antônio Fábio.

No cinema atuou no longa “Coleção”, ao lado de Walmor Chagas e Vladimir Brichta. Atuou em 9 curtas-metragens, entre eles “ Antes do Café”, ao lado de Fábio Lago, e direção de Heitor Reis, quando recebeu indicação de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Fortaleza em 2008. Ao lado de Caco Ciocler e Lucy Ramos filmou o longa “Enquanto Espero”, de Thiago Luciano. Em 2011, protagonizou o episódio “Teu Passado Te Condena”, da série “Marcas da Vida”, na TV Record.

KAREN MOTA – ATRIZ E ASSISTENTE DE DIREÇÃO

Karen Mota, formada pela CAL, estreou profissionalmente aos 14 anos, no musical "Os Dálmatas". Desde 2010, integra o elenco do seriado “Mais X Favela”, no canal Multishow, já na segunda temporada.

Em março de 2015, estreia a série "Santo Forte", no canal AXN, com direção de João Machado, como a personagem Eunice.

RAFAEL SARDÃO – ATOR E ASSISTENTE DE DIREÇÃO

Atuou em diversos espetáculos nos últimos anos,  entre eles “Besame Mucho”, de Mário Prata, com direção de Roberto Bomtempo, que ficou dois anos em cartaz nos palcos cariocas. Em 2012, integrou o elenco do espetáculo internacional “Two Roses for Richards III” no World Sheakespeare Festival 2012, uma co-produção entre a Royal Sheakespeare Company (RSC) e a Cia Bufo Mecânica, com direção de Fabio Ferreira e Claudio Baltar.

Faz parte do elenco da Rede Record desde 2010. Atuou em “Rebeldes”, em 2011, e também na minissérie “José do Egito”, na novela “Pecado Mortal”, de Carlos Lombardi, com direção de Alexandre Avancini.

SERVIÇO:

LOCAL: Teatro do Leblon - Sala Fernanda Montenegro

- Rua Conde de Bernadote, 26 – Leblon /  RJ   Tel: 21 2529.7700
HORÁRIO ALTERNATIVO: 4ªs e 5ªs às 21h
 / DURAÇÃO: 90 min / GÊNERO: drama / CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 16 anos / INGRESSOS: R$60,00 e R$30,00 (meia entrada) / aceita todos os cartões de crédito e débito / venda on-line: ingresso.com / CAPACIDADE: 346 espectadores / TEMPORADA: até 30 de abril.

Agenda Cultural do Rio de Janeiro
Divulgação Cultural Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas.
(21)99676-9323 (whats app)
agendaculturalrj@gmail.com
Blog - http://agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com/
Facebook - Página
https://www.facebook.com/pages/Agenda-Cultural-RJ/233883796670052?ref=hl 
Grupo Agenda Cultural RJ
https://www.facebook.com/groups/145524915582757/?ref=ts&fref=ts
INSTAGRAM

AGENDA CULTURAL RJ 

 

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs