6 de abr. de 2015

Gabriela Machado lança livro-instagram, dia 16 de abril, no Parque Lage Elogiado pelo diretor do Paris Photo ao ser lançado por lá, Rever ​ ​traz o cotidiano da artista plástica pautado por suas pinturas e fotos feitas na rede social Com mais de 100 milhões de usuários cadastrados, o Instagram é hoje a maior rede social de compartilhamento de fotografias no mundo. Depois de quase três mil publicações em seu perfil, a artista plástica Gabriela Machado viu seu trabalho ser transformado em livro em uma coedição entre a Editora Madalena e a Editora Terceiro Nome, e ser destaque de vendas na última edição do Paris Photo, em novembro de 2014. As 211 imagens selecionadas formam Rever, que será lançado na EAV Parque Lage, dia 16 de abril, no Rio de Janeiro.

Em Paris, o trabalho chamou a atenção do diretor do evento, Julien Frydman, que se surpreendeu e comemorou ao ver um livro de fotografia com fotos feitas pelo Instagram. Frydman chegou a reclamar que “a grande lacuna da feira era a ausência de livros dedicados ao instagram”. No dia seguinte, em visita ao estande da Livraria Madalena, Frydman corrigiu o erro ao conhecer o livro lançado em primeira mão por lá. Declarou, folheando a publicação: “é o primeiro livro-instagram”.
Rever traz imagens cotidianas que revelam a intimidade da autora com as artes visuais. Demonstram o olhar sensível que habilmente brinca com tons e texturas, construindo uma paleta de cores e uma edição de imagens coerente e plástica. “O trabalho da Gabriela tem uma questão cromática que me chama a atenção. Rever é um livro de autor, que não carrega os vícios de um fotógrafo experiente e que se constitui de forma precisa dentro do formato livro. A Gabriela passa a enxergar o próprio trabalho através da fotografia”, declara a fotógrafa Claudia Jaguaribe, que, ao lado da designer Mariana Lara, assina a edição de imagem da publicação.
Foi em 2011, a partir de uma residência no centro de arte contemporânea Carpe Diem Arte e Pesquisa, em Lisboa, que Gabriela Machado alavancou este processo criativo. De mãos dadas às suas pinturas, as fotografias funcionam como um diário, embaralhando cenas que buscam uma luz ora dourada, ora rosa ou amarela, sempre pulsante. É um trabalho atemporal, em que a artista reconhece traços pictóricos, sobretudo os seus, trazendo à tona investigações sobre planos bidimensionais, sobre como resolver cenários.
“Decidi fazer o caminho inverso: pintar minhas fotos, entender a luz pelo fazer e não pelo sentir. Em Portugal, me apaixonei pela luz, ora dourada, ora rosa ou amarela, sempre pulsante. O imediatismo daquela sensação me fez querer congelar as imagens, daí a fotografia”, conta a autora.

livro Rever
Fotografias de Gabriela Machado
Editora Madalena e Editora Terceiro Nome
R$ 90

Lançamento:

Rio de Janeiro
Data: 16 de abril, quinta-feira, às 19h
Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 Rio de Janeiro – RJ
Tel. (21) 3257 1800

Ficha Técnica
Fotografia: Gabriela Machado
Edição de imagem: Claudia Jaguaribe + Mariana Lara
Produção editorial: Marta Nin
Projeto gráfico: Mariana Lara + Rodrigo Brasil (Estúdio Xadrez)
Edição: Editora Madalena/ Editora Terceiro Nome
Imagens: 211
ISBN:  978-85-65709-08-8

Editora Madalena
Tel.: 11 3473-5411 // infos@editoramadalena.com.br

​Sobre Gabriela Machado:
Gabriela nasceu em Santa Catarina, em 1960, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro desde a infância. É artista plástica, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, estudou gravura, pintura, desenho e teoria da arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). Sobre seus últimos trabalhos: Em 2014, Gabriela realizou a exposição “Para o pequeno lago verde, no Museu do Açude (RJ), onde instalou três esculturas dentro de um lado do museu, para o Prêmio Honra ao mérito Arte e Patrimônio Edital IPHAN 2013. Com curadoria de Alberto Saraiva, apresentou o trabalho Caderno, reproduzido em lona com 1040 x 1190 cm, no Oi Futuro Flamengo para o projeto de arte pública Grande Campo. No ano de 2013 realizou na Galeria 3+1, em Lisboa, a exposição Rever, onde mostrou ao público pela primeira vez seus trabalhos em escultura.

Agenda Cultural do Rio de Janeiro
Divulgação Cultural Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas.
(21)99676-9323 (whats app)
agendaculturalrj@gmail.com
Blog - http://agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com/
Facebook - Página
https://www.facebook.com/pages/Agenda-Cultural-RJ/233883796670052?ref=hl 
Grupo Agenda Cultural RJ
https://www.facebook.com/groups/145524915582757/?ref=ts&fref=ts
INSTAGRAM

AGENDA CULTURAL RJ 

#agendaculturalrj