24 de jun. de 2015

"Eu e Ela" fica mais um final de semana no Teatro Vanucci Com direção de Ernesto Picollo, espetáculo marca a estreia do autor Guilherme Fiuza no teatro

Depois de uma temporada de sucesso, a peça "Eu e Ela" foi prorrogada e ficará mais um final de semana em cartaz no Teatro Vanucci. A comédia, que reestreou no dia 29 de maio e sairia de cartaz este domingo (21/6), é a primeira incursão dramatúrgica de Guilherme Fiuza no teatro e conta com Cláudia Mauro no papel principal. Com direção de Ernesto Picollo, cenário de Clivia Cohen, luz de Tiago Mantovani e figurino de Maria Estephania, a peça fica em cartaz de quinta a sábado, 21h e domingo, 20h até o dia 28 de junho. 

Conhecido por suas crônicas políticas e sucessos editorais como “Meu nome não é Johnny” e “Bussunda / A vida do Casseta”, Fiuza escolheu um tema um tanto quanto inusitado para sua estreia teatral: a barata. Esqueçam qualquer tipo de alusão intelectual ou questionamentos infindáveis que remetam a Kafka ou Clarice Lispector. Trata-se de um divertido e angustiante encontro entre uma mulher de meia idade e o inseto odiado por dez entre dez mulheres. Sozinha em seu apartamento, Bárbara aguarda notícias do marido, enquanto monitora por telefone os passos da filha adolescente e resolve questões de trabalho por email. Não seria uma noite muito diferente de tantas outras não fosse a presença do inseto asqueroso que a encurrala em seu apartamento e ao longo da história a deixa histérica – trazendo à tona o fracasso de seu casamento, a insatisfação com o emprego e consigo mesma.

– Essa história, mais do que uma comédia rasgada, é uma crônica sobre a solidão feminina. A relação das mulheres com a barata sempre me chamou atenção. É mais do que nojo e medo, é quase um fetiche ao contrário. A peça não é cabeçuda, é prosaica. O simbolismo brota da banalidade. O teatro é o mais poderoso para você arbitrar aquela situação limite e aprisionar toda a plateia naquela situação – Conta Guilherme Fiuza, que em seu vasto currículo inclui a co-autoria do seriado “O Brado Retumbante”, da TV Globo.

Aos 45 anos, casada e mãe de um casal de gêmeos de três anos, Cláudia Mauro praticamente emendou um trabalho atrás do outro em 2014. Integrou o elenco da novela “Em Família”, da TV Globo, participou do espetáculo “Randevu do avesso” e inicia 2015 com grande expectativa com a sua protagonista.

– Tive uma identificação muito rápida com a personagem e com o texto do Guilherme – que é genial! Confio nele e gosto de tudo o que ele escreve. Me sinto muito à vontade em cena. E trabalhar com o Neco é maravilhoso. É um diretor muito criativo, sensível, cuidadoso e com muito bom humor, uma pessoa que gosta de rir! Um diretor que sabe se comunicar muito bem com o publico, que faz o texto chegar da melhor maneira possível. Era tudo o que eu queria e precisava nesse momento da minha vida. Me sinto preparada pra isso – Diz Cláudia.

A atriz exibe grande preparo físico para enfrentar a ação frenética do espetáculo. Sua personagem salta, rasteja e anda por cima dos móveis, no duelo às vezes real, às vezes delirante com a barata. Claudia Mauro ainda mostra seu talento de bailarina em número musical composto por Fiuza em parceria com a cantora Liah Soares especialmente para a peça.

O espetáculo ganha tons non sense com a participação especial dos atores Stella Brajterman e Andre Dale que se desdobram em papeis divertidos como o porteiro “Seu Zé”, os policiais acionados para exterminar o inseto e até a presença física da própria barata.

– Conheço a Clô desde a adolescência, mas incrivelmente nunca trabalhamos juntos. Esse é um desejo antigo que estamos realizando agora. Desde a primeira leitura vi que ela tinha o tom certo para a personagem. Vai da comédia ao drama rapidamente – Conta Ernesto Piccolo.

Fiuza teve a ideia do argumento em 2013 e mencionou-a casualmente numa conversa com Maitê Proença – que se tornou incentivadora do projeto e ajudou a produzi-lo. O autor contou ainda com o apoio dos diretores Moacyr Góes e Domingos de Oliveira, primeiros leitores do texto. Segundo Fiuza, talvez tudo não fosse além de um papo doido entre amigos sem a chegada da produtora Renata Paschoal (Forte Filmes): “Ela acabou com a conversa fiada e concretizou o projeto”.


FICHA TÉCNICA

Texto: Guilherme Fiuza
Direção: Ernesto Pícollo
Elenco: Cláudia Mauro, Stella Brajterman e Andre Dale
Cenário: Clivia Cohen
Figurino: Maria Estephania
Iluminação: Tiago e Fernanda Mantovani
Assistente de Direção: Dora Pellegrino
Assistente de Produção: Janaina Santos
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias
Fotos: Desirée do Valle
Designer Gráfico: Eduardo Vilela
Produção: Renata Paschoal
Realização: Forte Filmes

SERVIÇO:

EU E ELA

Reestreia: 29 de maio de 2015
Local: Teatro Vannucci
Endereço: R. Marquês de São Vicente, 52 – Gávea
Temporada: Até 28 de junho.
Horário: Quinta a sábado, 21h – Domingo, 20h
Ingresso: Quinta e sexta-feira 70,00 (inteira)  – Sábado e Domingo R$ 80,00 (Inteira)
Classificação: 14 anos
Duração: 60 min.
Gênero: Comédia
Capacidade: 400 lugares

Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
 (21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj 

  Instagram