29 de ago. de 2017

Espetáculo baseado no clássico O diário de Anne Frank faz temporada no Teatro Gonzaguinha. "Mergulho ou A menina que sangrava poesia"

Mergulho ou A menina que sangrava poesia

Espetáculo baseado no clássico O diário de Anne Frank faz temporada no Teatro Gonzaguinha






O Teatro Municipal Gonzaguinha apresenta em setembro Mergulho ou A menina que sangrava poesia. O espetáculo é uma livre adaptação do clássico O Diário de Anne Frank.

O espetáculo, apresentado em monólogo e representado pela atriz Rita Grego, destaca os conflitos e descobertas de uma adolescente que vive a dicotomia de uma sociedade em meio ao caos instaurado pela guerra.

O confinamento, a tirania e o preconceito são os principais agentes transformadores de sua visão de mundo, até então, ingênua, forjando novos valores e uma personalidade questionadora à frente de seu tempo. Sua narrativa, apesar de datar um período específico da história mundial, permite trazer à luz da discussão temas extremamente atuais, como o racismo, intolerância religiosa, restrição da liberdade e tantos outros. Durante a clandestinidade forçada, o único contato permitido com o exterior, era através de uma pequena fresta de janela, onde Anne tornou-se expectadora de um mundo e sociedade que desmoronavam.

Para a atriz, Rita Grego, a proposta é a de que os expectadores tenham a oportunidade de vivenciar uma experiência semelhante a partir do cotidiano relatado pela família Frank, onde cada um poderá enxergar a sua maneira o universo de questionamentos que descortinamos através da pequena fresta histórica que oferecemos.

“O Diário de Anne Frank continua sendo um dos livro mais vendidos entre o público adolescente. Faz parte da história de um povo que precisa ser contada e não deve ser esquecida. Falar sobre a Guerra e o Holocausto é mais que um resgate histórico,; serve para conscientizar os jovens para produzir uma prática cotidiana de paz, respeito e tolerância às diferenças religiosas e culturais”, destaca a atriz.

Ficha Técnica:
Texto e direção: César Valentim
Atriz e produtora: Rita Grego
Cenário: José Facury Heluy
Figurino: Ricardo Rocha
Iluminação: Tiago da Silveira
Composição e arranjos musicais: Júlio Monteiro

Desing gráfico : Ricardo Rocha
Visagismo: Ernane Pinho
Adereços: Vanja Freitas
Fotografia: Carambola Estúdio e Paulo Mainhard
Mixagem: Ricardo Amorim
Edição trilha original: Rodrigo Enoque

Saiba Mais

Serviço: Mergulho ou A menina que sangrava poesia
Teatro Municipal Gonzaguinha: Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20211-130 (anexo à Fundação Calouste Gulbenkian)
Datas: de 1º a 3/9, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h. De 13 a 28, quartas e quintas, às 20h
Valor: R$40, a inteira
Tempo de espetáculo: 55 minutos.
Classificação: 14 anos.

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram