20 de ago. de 2017

Mostra de Repertório Pandorga 10 Anos ocupa o Centro Cultural Justiça Federal



Mostra de Repertório Pandorga 10 Anos 
ocupa o Centro Cultural Justiça Federal 

Companhia comemora uma década de atividades com apresentação de três espetáculos criados para toda a família: O Menino que Brincava de Ser’, Cabeça de Vento e Juvenal, Pita e o Velocípede


Mostra oferece oficinas de artes cênicas com os fundadores do grupo, Cleiton Echeveste e Eduardo Almeida, e promove uma mesa-redonda sobre produção de teatro para crianças e jovens

Para celebrar uma década em atividade, a Pandorga Companhia de Teatro apresenta seu repertório de espetáculos criados para toda a família – crianças e adultos de todas as idades – no evento Mostra de Repertório Pandorga 10 Anos, a partir do dia 19 de agosto, no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro. Fundada em 2007, a Pandorga é formada por Cleiton Echeveste (dramaturgo e diretor) e Eduardo Almeida (ator e produtor), e conta com um time de colaboradores regulares.

Entre 19 de agosto e 24 de setembro, sempre aos sábados e domingos, às 16h, o público confere três montagens criadas entre 2007 e 2015, com dramaturgia de Cleiton Echeveste:  O Menino que Brincava de Ser’, Cabeça de Vento e Juvenal, Pita e o Velocípede. Peça inspirada no livro homônimo de Georgina Martins e direção de Echeveste, O Menino que Brincava de Ser (2007) apresenta questões atuais presentes no universo familiar e escolar das crianças: o respeito à diversidade, o direito à liberdade de expressão, o bullying e o questionamento de limites e padrões socialmente impostos.

Em Cabeça de Vento (2012), direção de Echeveste, Léo é apaixonado por pipas, brincadeira que aprendeu com seu recém-falecido pai. A peça a aborda questões como afeto, morte, luto na infância, família e construção de identidade. No monólogo Juvenal, Pita e o Velocípede (2015), o ator Eduardo Almeida empresta as próprias lembranças da infância para contar as histórias do menino Juvenal, que está prestes a reencontrar uma amiga de infância, a Pita, e relembra marcantes aventuras da infância. A direção é de Cadu Cinelli, integrante do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias.

A Mostra de Repertório Pandorga 10 Anos também promove três oficinas em que seus integrantes compartilham sua visão sobre o teatro e seus processos de trabalho, para estudantes, professores e artistas. Eduardo Almeida ministra Memória e Infância, oficina prática de teatro para estudantes de artes cênicas, tendo como base o processo de criação de Juvenal, Pita e o Velocípede. Cleiton Echeveste está à frente de duas oficinas: Processo Colaborativo em Teatro voltada para professores da rede pública de ensino, e Dramaturgia, encontro teórico-prático a partir da experiência de criação dos espetáculos da companhia, todos autorais e voltados para públicos de todas as idades.

A mesa-redonda Produção de Teatro para Crianças e Jovens busca identificar os caminhos da produção atual na cidade e no estado do Rio de Janeiro, tendo como foco a construção e manutenção de repertório, em suas interfaces com a escola pública. Com mediação de Eduardo Almeida, a mesa é formada por Lílian Bertin (Realejo Produções), Ludoval Campos (Tibicuera & Cia. e CBTIJ/ASSITEJ Brasil e Ribamar Ribeiro (Os Ciclomáticos e FETAERJ).

OS ESPETÁCULOS

Espetáculo: O Menino que Brincava de Ser
Peça inspirada no livro homônimo de Georgina Martins
Dramaturgia e Direção Cleiton Echeveste
Elenco: Giuseppe Marin, Tatiana Henrique e Thiago Monte.
Sinopse: Dudu é uma criança que adora brincar de faz de conta com seus amigos. A possibilidade de ser um novo personagem encanta o menino. No entanto, aos olhos da família e da escola nem sempre suas fantasias são bem vistas. De maneira lúdica e bem-humorada, O Menino que Brincava de Ser apresenta questões atuais presentes no universo familiar e escolar das crianças: o respeito à diversidade, o direito à liberdade de expressão, o bullying e o questionamento de limites e padrões socialmente impostos.  Inspirado no livro homônimo de Georgina Martins e com direção de Cleiton Echeveste, a montagem conta a história de três crianças durante o ensaio de um espetáculo de teatro, que apresentarão no auditório da escola. O texto escolhido é O Menino que Brincava de Ser. Dudu é uma criança saudável que gosta de brincar de ser vários personagens – magos, bruxas, heróis ou heroínas – e sofre com piadas na escola.

Espetáculo: Cabeça de Vento 
Dramaturgia e Direção: Cleiton Echeveste
Elenco: Eduardo Almeida, Giuseppe Marin e Tatiana Henrique
Sinopse: Léo é apaixonado por pipas, brincadeira que aprendeu com seu recém-falecido pai. Ao ganhar de presente um livro que pertenceu a ele, o menino conhece três personalidades que marcaram a humanidade: o cientista e inventor americano Benjamin Franklin, a guerreira rainha chinesa Fu Hao e o rei da Inglaterra Ricardo Coração de Leão. Os inusitados encontros aproximam Léo de um novo olhar sobre a vida e morte. Através da imaginação e poesia, Cabeça de Vento aborda temas como afeto, morte, luto na infância, família e construção de identidade. Léo conduz os espectadores a uma jornada de amadurecimento e aprendizado.

Espetáculo: Juvenal, Pita e o Velocípede 
Elenco: Eduardo Almeida
Direção: Cadu Cinelli
Dramaturgia: Cleiton Echeveste
Sinopse: Juvenal tinha cinco anos de idade e adora brincar com o seu velocípede. Um dia descansando embaixo de um cajueiro, ele conhece uma menina chamada Pita. Eles se tornam amigos inseparáveis e vivem grandes aventuras a bordo de um velocípede construído pelo tio do menino. No monólogo Juvenal, Pita e o Velocípede, o ator Eduardo Almeida empresta as próprias lembranças da infância para contar as histórias do menino Juvenal.  Com dramaturgia de Cleiton Echeveste, a peça tem direção de Cadu Cinelli, integrante do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias.

Dias: 19, 20 e 27 de agosto, às 16h.
Espetáculo: O Menino que Brincava de Ser

Dias:  2, 3, 9 e 10 de setembro, às 16h.
Espetáculo: Cabeça de Vento

Dias:  16, 17, 23 e 24 de setembro, às 16h.
Espetáculo: Juvenal, Pita e o Velocípede


SERVIÇO DOS ESPETÁCULOS E DA MESA-REDONDA

Dias: 19, 20 e 27 de agosto, às 16h.
Espetáculo: O Menino que Brincava de Ser

Dias:  2, 3, 9 e 10 de setembro, às 16h.
Espetáculo: Cabeça de Vento

Dias:  16, 17, 23 e 24 de setembro, às 16h.
Espetáculo: Juvenal, Pita e o Velocípede

SAIBA MAIS

Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro). Metrô/VLT: Cinelândia.
Telefone: (21) 3261.2550.                
Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) A bilheteria abre às 14h nos dias de apresentações.
Classificação etária dos espetáculos: Livre /Recomendação etária: crianças a partir dos 6 anos.
Duração: cada espetáculo tem duração de 55 min.
Capacidade do teatro:
142 lugares (O Menino que Brincava de Ser e Cabeça de Vento)
80 lugares (Juvenal, Pita e o Velocípede)

Mesa-Redonda: Produção de Teatro para Crianças e Jovens
Local: Cinema do CCJF.
Número de participantes limitado: 60 pessoas.
Dia e horário: 15 de setembro (sexta), das 16h30 às 18h30.
Entrada franca. As senhas serão distribuídas 30 minutos antes do início do encontro, na bilheteria do CCJF.


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram