31 de ago. de 2017

“O Caminho de Buda” O projeto é realizado pelo Grupo Tecendo Contos (Élida Candido e Valéria Gonçalves) e fará apresentação da contação no Teatro Glauce Rocha, Centro da Cidade RJ . Estreia dia 02 SET, temporada até 24 SET. - sáb. e dom. às 16h.



“O Caminho de Buda”

Grupo Tecendo Contos apresenta no Teatro Glauce Rocha, de 02 a 24 de setembro – sáb. e dom às 16h a contação de história infantojuvenil “O Caminho de Buda”.





O projeto é realizado pelo Grupo Tecendo Contos (Élida Candido e Valéria Gonçalves) e fará apresentação da contação no Teatro Glauce Rocha, Centro da Cidade RJ . Estreia dia 02 SET, temporada até 24 SET. - sáb. e dom. às 16h.

Além da contação, realizaremos uma breve oficina de origami destinada a crianças e adultos.


A contação aborda, em cinco episódios, a vida de Siddhartha Gautama: o nascimento, a infância, a juventude, a descoberta dos quatro sinais e a saída do palácio em busca da sabedoria.
Siddhartha Gautama nasceu no século VI, 563 anos a.C, em Lumbini, fronteira entre a Índia e o Nepal. Era um príncipe, filho único da rainha Maya e do rei Suddhodana, líder do clã Shakya, cuja capital era Kapilavastu.






Acostumado ao ambiente de luxo e conforto do palácio e à superproteção de seu pai, sai um dia a passeio para além dos muros do palácio e se depara com a vida das pessoas em vilarejo pobre. Neste lugar, testemunha a velhice, a doença, a morte. E, ainda, a sabedoria, na vida liberta das paixões e desejos.

Ao completar 29 anos, decide abandonar o palácio. Recusa o título de príncipe e parte em busca da sabedoria e do sentido da vida.
O conteúdo da história do príncipe Siddhartha é atual, com suas reflexões, suas inquietações e sua busca para a transformação. Os recursos cênicos utilizados são tapete,bonecos lúdicos e sonoridades
executadas ao vivo com violão, percussão e sinos. A dramaticidade das cenas é apresentada com alegria e comicidade, tornando a contação um momento prazeroso ao público presente.


O grupo é integrante do MAMI – Movimento Artístico Musical para a Infância, formado por artistas que produzem e atuam em espetáculos,contação de histórias e shows infantis.
Além da contação, o grupo realizará, 15 minutos antes da sessão, uma breve oficina de origami destinada a crianças e adultos.


Episódios abordados no conto: - Nascimento: A rainha Maya dá à luz à Sidarta. Os magos do palácio apresentam a premonição de que a
criança abandonará a riqueza e o luxo e se tornará um iluminado. - Infância: Sidarta vive em um mundo artificial, criado pelo pai que o cerca de mimos. Até os 10 anos de idade, ele só conhece pessoas saudáveis, belas e ricas, quando sai pela primeira vez do palácio e conhece a vida simples das pessoas no campo.


SAIBA MAIS 

Obs. nesta temporada estamos contando com a participação de Rodney Mariano na direção musical e como músico convidado. Foi parceiro de Zé Zuca por mais de 35 anos, com várias apresentações no Programa de auditório para crianças chamado “Zé Zuca e a Rádio Maluca” e em turnês pelo Brasil.



Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj

  Instagram