29 de ago. de 2017

O lançamento do grupo "Amigos que a corrida me deu" no dia 16 de setembro, às 20h, no Lyceu Escola de Dança, rua das Palmeiras, 19, em Botafogo, RJ, marca o nascimento de um grupo esportivo integrado por amigos que se conheceram durante participações em corridas pelo Brasil e mundo afora.



"Amigos que a corrida me deu"  - lançamento no Lyceu Escola de Dança (talk show com Telma Tavares, exemplos de superação, e música-tema de Isabella Taviani)



O  lançamento do grupo "Amigos que a corrida me deu" no dia 16 de setembro, às 20h, no Lyceu Escola de Dança, rua das Palmeiras, 19, em Botafogo,  RJ, marca o nascimento de um grupo esportivo integrado por amigos que se conheceram durante participações em corridas pelo Brasil e mundo afora.  A reunião  contará com a presença de atletas das várias categorias de corrida de fundo (maratona, ultra, meia-maratona...) , de personalidades que se dedicam ao esporte mas são célebres  em outras áreas (artistas, jornalistas, escritores...),  com depoimentos emocionantes baseados em experiências de  vida e  exemplos de superação,  e uma "exibição" de dança mix (na verdade uma divertida brincadeira  dada pelo professor Miro Barcelos do Lyceu)  aos presentes ao evento. Toda uma ação capitaneada pela cantora e compositora Telma Tavares, que também foi atleta amadora e continua sendo uma amante dos esportes. Isabella Taviani, convidada para comparecer ao evento, irá presentear o grupo com uma música-tema. Canção que, certamente, será interpretada pelos integrantes em seus próximos encontros e carro chefe nas  playlists de suas corridas.

"Amigos que a corrida  me deu" é uma homenagem à amizade e aos seus mais emblemáticos representantes: os corredores.  Um grupo de amigos que se dedica às diferenciadas formas de corrida,  projetado para aproximar integrantes, promover a sociabilização, gerar  amizades sinceras e  que nasce sob as bases saudáveis de um esporte praticado por atletas de elite mas, também, por indivíduos impulsionados apenas pelo gosto, pelo prazer em praticar uma das modalidades mais apreciadas do atletismo.

Tudo será  realizado de forma espontânea, segundo a vontade de cada componente do grupo.  Participantes ou não dos encontros amistosos, comemorações, campanhas solidárias e de utilidade pública etc e tal, são todos muito bem-vindos. Em um mundo combalido como o nosso e, atualmente, necessitando cada vez mais de ações pró-ativas e saudáveis, o surgimento deste Grupo (em julho deste ano)  é quase uma luz no fim do túnel" . Àqueles que, inicialmente apenas participarem do convívio e encontros esportivos serão tratados de forma  igualitária, sem regimes hierárquicos. E se, posteriormente, puderem ou quiserem engajar-se em diversas atividades, também poderão fazê-lo (ou não) a qualquer momento. Afinal,  o grupo formou-se recentemente  e  todos nós temos nossas atividades e compromissos
Pessoais. Às vezes, nossas boas intenções esbarram em compromissos e responsabilidades inadiáveis. Isso não diminui, em nada, o valor de cada contribuição. E os principais lemas do grupo, vale relembrar, são a liberdade e a autonomia.

Com integrantes  de algumas partes do país (e até fora dele), o grupo tem corredores  que já empreenderam  diferentes distâncias e percursos, participaram de grandes eventos,  sempre privilegiando o contato humano, a amizade verdadeira, procurando cultivar as boas relações, a união, e o companheirismo entre seus integrantes. Como passam muitas horas, dias e até semanas  desfrutando dos mesmos espaços e partilhando de um mesmo cotidiano, tornou-se primordial que o convívio entre eles fosse alvo de concessões e ajustes por cada um desses cidadãos.  Mas tudo sem deixar de observar as individualidades. Certamente, uma tarefa nada fácil, mas com objetivos  que fizeram valer à pena.  Cultivar, valorizar, perpetuar o valor das amizades nascidas em função da formação deste grupo foram prioridades intocáveis para essas pessoas que conseguem conviver em plena democracia. Uma democracia real, desprovida de competições e rivalidades, confeccionada sob a égide do companheirismo, do auxílio mútuo, do respeito. O mote é o estreitamento de laços aos moldes "amigos sem fronteiras", sem discriminações de etnias, raças, credos...sem hierarquias ou disputas de poder.

Mas, questionariam alguns, "como pode não haver rivalidades entre um grupo de competidores?". Fácil de explicar: a competição é interna, consigo mesmo,  nunca entre os componentes do grupo. Ao contrário, a cada evento orquestrado pelo grupo "Amigos que a corrida me deu" seus integrantes irão procurar incentivar os companheiros no rompimento de barreiras e metas. A disputa será consigo mesmo, não entre eles. O que já vinha ocorrendo quando ainda eram apenas alguns poucos amigos e não o recém-formado grupo atual.

Esta é a intenção : propagar os lemas de uma  providencial iniciativa que pode encampar uma legião de pessoas, principalmente jovens,  encaminhando-as por  trajetos mais salutares e  elaborados em bases democráticas e solidárias. Claro, nem precisamos mencionar o quanto tais iniciativas são, atualmente, necessárias.  Saúde, esporte, amizade, laços afetivos de toda ordem são itens básicos para a formação de uma sociedade sem vícios, produtiva e feliz.

No entanto, para serem devidamente amplificadas, tais ações necessitam de apoios e incentivos. O grupo "Amigos que a corrida me deu", apesar de criação recente (09/07/2017), já obteve apoios de empresários e profissionais liberais, dos próprios participantes, e até  apoios externos. Para melhor divulgação e ampliação deste grupo que surge como uma boa notícia para a nossa sociedade, a necessidade desses incentivos é fundamental!

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram